Notícia

2022-04-26 10:14:00.0

Iberdrola assina seu maior empréstimo verde por um valor de 1 bilhão de euros com a garantia de uma Agência de Crédito à Exportação

•    Os fundos financiarão principalmente a compra de turbinas para parques eólicos onshore e offshore para os projetos da Iberdrola na Espanha, Polônia, Grécia, Alemanha e Reino Unido

•    Este mecanismo de empréstimo verde, garantido por uma Agência Europeia de Crédito à Exportação e financiado pelo Banco Santander, reforçará a diversificação das fontes de financiamento da Iberdrola

A Iberdrola está dando mais uma vez um passo decisivo em direção ao financiamento verde. A empresa presidida por Ignacio Galán assinou com o Banco Santander seu maior empréstimo verde por um valor de 1 bilhão de euros, o qual, por sua vez, é apoiado por uma Agência de Crédito à Exportação (ECA). O empréstimo tem um prazo máximo de 15 anos.

Os fundos serão utilizados principalmente para financiar as encomendas da Iberdrola aos fornecedores de turbinas para parques eólicos offshore e onshore para os projetos da Iberdrola na Espanha, Polônia, Grécia, Alemanha e Reino Unido.

As Agências de Crédito à Exportação (ECAs) administram exclusivamente seguros de crédito e investimento em nome dos Estados, cobrindo riscos políticos, comerciais e extraordinários associados à internacionalização. 

O mecanismo de garantia do empréstimo verde será fornecido pela Agência de Crédito à Exportação, enquanto os fundos para a operação virão do Banco Santander. Este empréstimo verde fortalecerá a diversificação das fontes de financiamento da Iberdrola.

Iberdrola reafirma sua liderança global em financiamentos verdes

Com este novo empréstimo, a Iberdrola continua consolidando sua liderança no financiamento ESG, com mais de 41 bilhões de euros em operações assinadas, dos quais mais de 23 bilhões de euros correspondem a financiamentos verdes e cerca de 18 bilhões a linhas de crédito, empréstimos ou programas de papel comercial sujeitos ao cumprimento de objetivos de sustentabilidade. A transação representa o maior empréstimo verde assinado pela Iberdrola até o momento.

Os projetos aos quais são alocados os recursos obtidos a partir destas colocações estão alinhados com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nos quais a Iberdrola concentra seus esforços: número 7 - Energia Renováveis e Acessíveis - e número 13 - Ação Climática.

Forte incentivo à energia eólica

Há duas décadas, o grupo foi pioneiro em energia eólica onshore e agora também é pioneiro em energia eólica offshore. A Iberdrola tem mais de 30.000 MW de capacidade em operação, em carteira e em estágios iniciais de desenvolvimento. Com foco em países com metas ambiciosas, a empresa espera ter 12.000 MW de energia eólica offshore em operação até 2030 e investimentos acumulados de mais de 30 bilhões de euros em todo o mundo.

Durante 2021, a energia eólica offshore se estabeleceu como um dos principais vetores de crescimento da empresa. No final do ano, a Iberdrola tinha 1.260 MW offshore em operação, 1.800 MW em construção e 5.400 MW em desenvolvimento avançado, que entrarão em operação antes de 2027. 

A empresa tem uma carteira de projetos nos Estados Unidos, Reino Unido, Polônia, Suécia, Irlanda, Taiwan, Japão, Filipinas e Brasil, que poderá aumentar nos próximos anos graças aos numerosos leilões nos quais a empresa está participando. Os investimentos potenciais associados a esta carteira de projetos, muitos dos quais poderiam aumentar para depois de 2030, poderiam ser estimados em 90 bilhões de euros.

O Banco Santander é o líder no financiamento de energias renováveis, com um volume mobilizado de 65,700 bilhões de euros entre 2019 e 2021. No final do último ano financeiro, o Santander foi o banco líder mundial em financiamento de projetos de energia renovável.