Notícia

2022-08-04 02:16:00.0

Iberdrola assumirá o controle da operação do Vineyard Wind I

  • A empresa assumirá a gestão de ativos e a manutenção das instalações de 800 MW após acordo alcançado com a Copenhagen Infrastructure Partners
  • As instalações começarão a fornecer energia limpa a mais de 400.000 casas e empresas de Massachusetts em 2023

A Iberdrola chegou a um acordo para assumir a gestão dos ativos e a operação e manutenção do Vineyard Wind 1, o primeiro projeto offshore em escala comercial nos Estados Unidos. O grupo está participando da construção desta instalação através de uma joint venture 50/50 entre a AVANGRID, sua filial no país, e a Copenhagen Infrastructure Partners (CIP).

Conforme o acordo alcançado entre os sócios, a empresa assumirá o controle na fase de operação do projeto e terá a responsabilidade de controlar o funcionamento e o gerenciamento da instalação uma vez concluída a construção e iniciada a operação comercial. 

Os serviços da Iberdrola para o projeto incluem o gerenciamento de operações, supervisão de tarefas como manutenção de turbinas, cabos e subestações, coordenação das empreiteiras, serviços do centro de controle 24 horas por dia e 7 dias por semana, comercialização e gerenciamento de ativos.

Com 800 megawatts (MW) de potência, o Vineyard Wind 1 gerará energia limpa, renovável e acessível para mais de 400.000 casas e empresas em toda a comunidade de Massachusetts e evitará a emissão de mais de 1,6 milhão de tonelada de CO2 por ano. Sua construção criará até 3.600 empregos equivalentes em tempo integral.

"A energia eólica offshore representa uma tremenda oportunidade para avançar com os ambiciosos objetivos climáticos dos Estados Unidos, e a conclusão e operação bem-sucedida do Vineyard Wind 1 consolidará as bases para o crescimento contínuo da indústria nas próximas décadas, incluindo a forte carteira de projetos de 4,9 gigawatts da AVANGRID", explicou Pedro Azagra, CEO da AVANGRID. 

No âmbito desse acordo, a Iberdrola criará uma equipe tecnicamente qualificada que receberá formação intensiva nos parques eólicos offshore que o grupo já opera no Reino Unido e na Alemanha. "A AVANGRID se orgulha de ser pioneira na indústria eólica offshore dos EUA e, graças à experiência global do grupo Iberdrola e a uma mão de obra local qualificada e talentosa, estamos bem-posicionados para maximizar a operação e o desempenho do histórico projeto Vineyard Wind 1, um líder no país", afirmou Azagra.

A previsão é que o Vineyard Wind 1 comece a fornecer energia limpa para Massachusetts em 2023 e que entre em operação comercial em 2024. Além de sua participação neste projeto, a AVANGRID possui 100% do Commonwealth Wind (1.200 MW em Massachusetts), Park City Wind (804 MW em Connecticut) e Kitty Hawk Wind (2.500 MW ao largo da costa da Carolina do Norte).  No total, o grupo conta com uma previsão de 5.000 MW de energia eólica offshore na costa leste dos Estados Unidos, o suficiente para abastecer mais de dois milhões de lares.

A energia eólica 'offshore': essencial para o crescimento da Iberdrola

Assim como o grupo Iberdrola foi pioneiro no desenvolvimento da energia eólica onshore há mais de duas décadas, a empresa está agora liderando o desenvolvimento desta tecnologia, um dos pilares para o crescimento da empresa. 

Assim, dos 7.000 MW de energia eólica que estão atualmente em construção ou garantidos com PPAs, mais de 5.500 MW (78,5%) correspondem a projetos offshore. A Iberdrola já conta com três grandes complexos offshore em operação: East Anglia ONE e West of Duddon Sands, no Reino Unido (mais de 1.100 MW juntos), e Wikinger (350 MW), na Alemanha.

No ano passado, a Iberdrola investiu em novas plataformas de crescimento em outros países como Polônia, Suécia, Irlanda, Japão e Austrália, aumentando o tamanho da carteira global de energia eólica offshore do grupo para 31.700 MW.