Notícia

2021-06-27 22:00:00.0

Também fecha a operação estabelecida com a CEE Equity Partner em março para a aquisição de 112,5 MW eólicos onshore já em funcionamento

Iberdrola consegue mais de 15% da nova capacidade eólica onshore leiloada na Polônia

  • Obtém 50 MW e reafirma sua aposta no mercado de energias renováveis polonês, uma de suas novas plataformas de crescimento com grande potencial para os próximos anos
  • Em sete meses, sua capacidade em energias renováveis nesse país já se situa em 163 MW eólicos onshore e sua carteira eólica offshore se eleva a 7,3 GW, após a aquisição de 70% da promotora Sea Wind

A Iberdrola se reafirma em sua aposta no mercado de energias renováveis da Polônia, uma de suas novas plataformas de crescimento nos próximos anos. Foram adjudicados à companhia 50 dos 300 megawatts (MW) eólicos onshore leiloados no país, o que representa quase 17 % do total.

Dessa forma, a Iberdrola posiciona sua capacidade eólica onshore operacional em desenvolvimento no país em 163 MW, após ter concluído recentemente seu acordo com a CEE Equity Partner, assinado em março, que contemplava a aquisição de dois parques eólicos em funcionamento, com 112,5 MW de potência, e o acesso a um terceiro (50 MW), confirmado no leilão ocorrido hoje.

Em apenas sete meses, além da capacidade de 163 MW, cuja produção está praticamente associada em sua totalidade a contratos de compra e venda de energia (PPAs) a 10 anos, soma-se o posicionamento da Iberdrola no mercado eólico offshore do país. A companhia possui uma carteira composta por sete projetos offshore, com uma capacidade potencial de até 7.300 MW, depois da recente aquisição de 70 % da promotora Sea Wind.

Nesse contexto, a Iberdrola trabalha na implementação do Sea Baltic Hub, um polo renovável no mar Báltico destinado a ser o epicentro de serviços offshore e onshore, que também proporcionará conteúdo local aos projetos da Iberdrola no eixo Alemanha, Polônia e Suécia. O Báltico tem um potencial de desenvolvimento eólico offshore de 93.000 MW, dos quais 28.000 MW estariam localizados em águas polonesas.

O resultado do leilão de hoje reafirma a aposta da Iberdrola na Polônia, onde já tem uma equipe local de desenvolvimento. Além disso, consolida a estratégia da companhia de crescer em países com classificação A, pois mais de 75 % de seu EBITDA em 2020 provém de regiões com nota “A”-.


Líderes eólicos também no mar

A participação no leilão da Polônia está em consonância com a estratégia da Iberdrola de se posicionar em novas plataformas de crescimento de energias renováveis, após ter realizado no último ano doze operações corporativas em países como Austrália, França, Japão, Suécia ou Irlanda.

Um dos grandes polos de crescimento da empresa nos próximos anos será precisamente a energia eólica offshore, onde a Polônia tem planos ambiciosos: pretende que 23 % de sua matriz energética venha de energias limpas no final da década, para o qual o país planeja implantar 8.000 MW de energia eólica no mar.

Em termos globais, a carteira de energia eólica offshore da Iberdrola chega a 20.000 MW no encerramento do primeiro trimestre do ano, alicerçada nessas novas plataformas de crescimento que permitirão que o grupo alcance uma potência instalada no mar de 12.000 MW no final da década. Em 2020, a energia eólica offshore contribuiu com 585 milhões de euros para o EBITDA da Iberdrola, após registrar um crescimento de 72 %; embora sua contribuição chegará a 2,3 bilhões de euros em 2030.


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica

A Iberdrola, que lidera há duas décadas a transição energética, atua como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade instalada de energia renovável e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Depois de ter realizado investimentos de 120 bilhões de euros nos últimos vinte anos, é líder em energias renováveis com cerca de 35.000 MW instalados no mundo; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Com emissões de 28 grCO2/kWh na Europa, dez vezes inferior em relação aos seus concorrentes europeus, a estratégia de investimento em energia limpa e redes fará com que a Iberdrola seja uma empresa “neutra em carbono” na Europa em 2030.

Acesso a informação legal