Notícia

2020-01-22 00:00:00.0

Iberdrola em Davos 2020

Os impactos da mudança climática e a necessidade de que as empresas operem de forma sustentável estão orientando a agenda de Davos. Há muito tempo, dizemos que as palavras têm que virar ações, e 2020 deve ser o ano em que isso aconteça.

O começo de uma nova década deve testemunhar estratégias empresariais sustentáveis e responsáveis. 2020 é um ano crítico para proteger o futuro do planeta; ele culminará crucial cúpula COP26 em novembro, em Glasgow.

A transição energética e o compromisso de descarbonização do setor privado ocupam um lugar de destaque na agenda de Davos, cujo tema este ano é Grupos de interesse para um mondo coeso e sustentável. O fórum tentará encontrar respostas para os seguintes problemas:

  1. Como abordar os desafios urgentes do clima e do meio ambiente, que estão prejudicando nossa ecologia e nossa economia.
  2. Como transformar setores para obter modelos de negócio mais sustentáveis e inclusivos à medida em que as novas prioridades políticas econômicas e sociais mudam o comércio e os padrões de consumo.
  3. Como governar as tecnologias que orientam a Quarta Revolução Industrial de forma que elas beneficiem as empresas e a sociedade ao mesmo tempo em que minimizam os riscos para elas.
  4. Como adaptar as tendências demográficas, sociais e tecnológicas remodelando a educação, o emprego e o empreendedorismo.

A Iberdrola é uma referência mundial na luta contra a mudança climática. Nossa estratégia tem estado alinhada com a ação climática há décadas. Neste momento, temos 100 bilhões USD investidos em energias renováveis, redes inteligentes e armazenamento eficiente.

Iberdrola é um membro de longa data do Fórum Econômico Mundial, e o presidente Ignacio Galán é, todos os anos, uma voz fundamental na promoção da agenda de energia e mudanças climáticas na Reunião Anual em Davos. Este ano não será diferente.

Ao falar no no debate do painel Shaping the Future of Energy and Materials, Galán comentou: “Hoje, a transição energética é viável. Temos à nossa disposição tecnologias para alcançar uma economia neutra em termos climáticos e com custos muito competitivos. A energia eólica onshore está totalmente madura, os custos da energia fotovoltaica caíram ~80% desde 2010 e a eólica offshore em mais de 50%; portanto, agora é possível substituir as tecnologias tradicionais de combustíveis fósseis”.

“As oportunidades são enormes. Como exemplo, estima-se que o Green Deal da UE precisa de até 7 trilhões de euros de investimento acumulado até 2050, o que poderia quase dobrar os investimentos anuais das utilities europeias nos próximos 30 anos. Embora o esforço seja considerável todos ganham. Os clientes se beneficiarão de um melhor serviço e mais opções, haverá mais empregos e maior segurança, os fornecedores aumentarão seus negócios com o aumento de pedidos e os acionistas verão seus investimentos crescerem”.

Na Iberdrola, iniciamos a transição há 20 anos, depois de investir mais de € 100 bilhões em tecnologias limpas. No entanto, não vamos parar por aqui. A Iberdrola já acelerou seus planos de investimento em fontes renováveis e redes inteligentes, até cerca de 10 bilhões de euros por ano, o que nos permitirá colocar em operação cerca de 3 GW de energia renovável em 2020 

Agora somos líderes mundiais em energias renováveis, multiplicando nosso tamanho e resultados por cinco. Em termos de valor de de mercado, somos hoje a primeira utility na Europa cuja propriedade é totalmente dos investidores. Somente no ano passado, o preço de nossas ações subiram 31%. Provamos que é possível promover Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criando valor para todos, e administrar uma empresa lucrativa que equilibra os interesses dos acionistas, funcionários e sociedade.”


Qual é a história de mudança climática da Iberdrola? 

Como salienta o Galán, a energia verde tem sido fundamental para nós há mais de 100 anos, com a energia hidrelétrica estando no centro do nosso negócio desde o início. Então, cerca de duas décadas atrás, após o Protocolo de Kyoto, a Iberdrola pôde ver claramente que a mudança climática era um verdadeiro desafio para a humanidade. Um desafio que exigia ação urgente. Sabíamos que o setor de eletricidade era fundamental para fornecer soluções para combater o problema global. Desde então, temos trabalhado duro, orientando a transição energética para um futuro sustentável. Investimos substancialmente em energia eólica, tanto, de fato, que agra somos uma das principais empresas de energia eólica do mundo. Um investimento de cerca de € 100 bilhões significa que quase 70% de todos os megawatts que produzimos são agora livre de emissões. Nossas emissões estão quase 40% mais baixas do que a média do setor energético europeu.


Um líder mundial em energia renovável - peças fundamentais do quebra-cabeças 


A maior planta de energia solar da Europa: Núñez de Balboa

À medida que os custos diminuem e a tecnologia amadurece, a energia solar fotovoltaica se torna uma tecnologia essencial na transição energética. A Iberdrola está bem posicionada para integrar essa tecnologia em seu portfólio global.

A eletrificação da economia não mostra sinais de desaceleração, e grandes projetos como Núñez de Balboa (500 MW) ajudarão a garantir que a demanda crescente possa ser atendida, além de cumprir as metas globais de mudança climática.

A Iberdrola é a principal empresa de energia eólica do mundo, e a energia solar está se tornando cada vez mais uma importante fonte de investimento, representando uma parte importante da estratégia de investimento da empresa em 2018-2022. Na Espanha, somente a Iberdrola instalará 3 GW de energia solar e eólica, e 10 GW até 2030. 

O projeto Núñez de Balboa está também na vanguarda do mercado europeu em expansão para os acordos de compra de energia (power purchase agreements, PPAs). Como experiência significativa na gestão de contratos de PPA nos EUA e México, a Iberdrola já fechou acordos com grandes corporações europeias.


Armazenamento de energia

O armazenamento econômico (hidroelétricas de armazenamento bombeado, baterias grandes e baterias domésticas) é a tecnologia certa para apoiar a geração a partir de fontes renováveis.

A hidroelétrica de armazenamento bombeado, a tecnologia mais eficiente para armazenar grandes quantidades de energia por longos períodos, é essencial para a integração da energia renovável. A Iberdrola é líder mundial em armazenamento bombeado.

Outras tecnologias de armazenamento, em particular as baterias de íon de lítio, estão melhorando o desempenho e resultando em rápidas reduções de custo.

A Iberdrola foi pioneira no lançamento de produtos comerciais na Espanha, como células solares fotovoltaicas com baterias para os clientes. Também, projetos híbridos de larga escala, incluindo armazenamento em baterias, solar e eólico, estão sendo desenvolvidos em todo o planeta.

Além disso, a Iberdrola está investindo ativamente em soluções de e-mobilidade.