Notícia

2022-03-18 06:40:00.0

Iberdrola defende o autoconsumo solar para economizar e acelerar a transição energética

•    A companhia estima que uma residência com uma instalação solar de consumo próprio pode economizar até 70% em sua conta anual de eletricidade.

•    Iberdrola promove o fornecimento desta energia limpa através de soluções inteligentes e sob medida para todos os tipos de públicos: em zonas rurais, indústria, comunidades solares urbanas, condomínios e casas, onde a empresa de energia já administra 40% das instalações na Espanha.

A Iberdrola mais uma vez desempenha um papel de liderança no desenvolvimento de novos modelos de geração e consumo que facilitem a economia nas contas de energia e reduzem as emissões de gases poluentes para a atmosfera.  A empresa alcança os 40% das quase 80.000 instalações de autoconsumo solar em residências na Espanha e lidera a comercialização deste tipo de solução, 'Smart Solar', que combina a geração de energia fotovoltaica com todas as vantagens da digitalização.

Cada vez mais pessoas, condomínios e indústrias estão instalando painéis solares para economizar, ajudadas por uma evolução tecnológica que reduziu significativamente os custos de sua instalação. A nova regulamentação (RD 244/2019) sobre este assunto também simplifica o processo de instalações do autoconsumo solar, acelerando a transformação de energia.

De acordo com os cálculos da Iberdrola, uma casa com uma instalação solar de autoconsumo pode economizar até 70% em sua conta anual. Esta economia também é proporcionada de três maneiras: a energia produzida pela instalação que o usuário não tem que comprar, a compensação pela energia excedente não consumida, que é alimentada na rede, e a economia devido a impostos mais baixos.

A companhia já desenvolveu projetos em todos os tipos de residências, tanto em casas unifamiliares quanto em edifícios, condomínios e comunidades de autoconsumo compartilhadas, uma opção que permite a instalação para aqueles que não têm seu próprio telhado e contam com uma comunidade solar compartilhada a 500 metros de sua casa, com investimento zero e eletricidade 100% verde.

A competitividade do autoconsumo faz desta opção uma das escolhidas por diferentes públicos, tanto em zonas rurais como em indústrias. A Iberdrola já instalou painéis solares em grandes superfícies da Makro, Juver, Abadía Retuerta e do grupo Lactalis, entre outros exemplos.

Como outras soluções inteligentes da empresa, Smart Solar permite aos usuários monitorar a economia gerada através do aplicativo Iberdrola, assim como o funcionamento de sua instalação em tempo real, a energia produzida e o percentual de autoconsumo e o que é alimentado na rede. 
 
A Iberdrola integrou a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas em sua estratégia, demonstrando que é possível combinar efetivamente o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio da biodiversidade e do meio ambiente. Vídeo.