Notícia

11.05.2022

Iberdrola e Caixa Capital Risc investem 2,5 milhões de euros na Barbara IoT

  • Com esta injeção, a ‘start-up’ líder em ‘edge computing’ inicia seus planos de expansão na Europa
  • A Iberdrola e a Caixa Capital Risc apostam pela digitalização de redes inteligentes e segurança cibernética com a ‘start-up’ espanhola

A Iberdrola, através do Perseo, seu programa para promover o desenvolvimento de empresas tecnológicas, e a Caixa Capital Risc, através de seu fundo Criteria Venture Tech, uniram forças para impulsionar a digitalização de redes inteligentes e a cibersegurança, investindo 2,5 milhões de euros na Barbara IoT. A start-up espanhola liderada por David Purón e Isidro Nistal criou um sistema operacional para conectar e proteger equipamentos industriais com um escudo anti-hacker.

A Barbara IoT, fundada em 2016 e sediada em Biscaia, recebe essa injeção de capital para consolidar sua liderança no setor de smart grids e se expandir para novos mercados. Através de seu software, a empresa captura dados de sensores e equipamentos industriais, e executa algoritmos de Inteligência Artificial para detectar anomalias ou automatizar processos em tempo real. Tudo isso sem a necessidade de usar a nuvem, reduzindo os custos para seus clientes e ao mesmo tempo reduzindo drasticamente os riscos de ciberataques.

Este último fator é fundamental para setores críticos como eletricidade, infraestrutura ou utilities, entre outros, onde a Barbara IoT já trabalha com clientes como a própria Iberdrola ou Cellnex, Grupo Red Eléctrica, Grupo DIA e Global Omnium.

"Queremos ser referência na implantação de edge computing", diz David Purón, cofundador e CEO da Barbara IoT. "Já trabalhamos com multinacionais em setores como eletricidade, gestão da água, infraestrutura crítica e telecomunicações, e este acordo nos permitirá escalar nestes mercados e acelerar nossa expansão na Europa".

A tecnologia desenvolvida pela Barbara IoT, que permite o processamento e análise em tempo real de dados de plantas fotovoltaicas, redes de alta e média tensão, assim como subestações, permitirá à empresa espanhola desenvolver fórmulas que irão acelerar o desenvolvimento de redes inteligentes, posicionando a Barbara IoT como a referência em implantação de IoT (Internet das Coisas) e edge computing no setor de energia. 

Os fundos GoHub, Bizkaia Seed Capital e Basque Fondo, que se tornaram acionistas da empresa em 2020, completam este acordo, o que também permitirá a implementação da tecnologia da Barbara em outros setores industriais com altos requisitos de cibersegurança.
 

Redes Inteligentes e ‘start-ups’

Óscar Cantalejo, responsável de investimento do programa PERSEO, disse: "A colaboração com a Barbara IoT é parte de nosso compromisso com as mais promissoras start-ups através do PERSEO e ajuda a reforçar nossa liderança na digitalização de redes inteligentes, um dos vetores de crescimento do futuro. Além da participação no seu capital, contribuiremos com nosso conhecimento do setor de energia para acelerar o crescimento da empresa”. 

Com este investimento, a Iberdrola está progredindo na digitalização das redes, um de seus vetores de crescimento futuro, através do investimento direto nessa start-up, com a qual está trabalhando no desenvolvimento da Inteligência Artificial para Transição de Energia Sustentável (Projeto Missões de Inteligência Artificial IA4TES) e com o i-DE, a marca de distribuição de eletricidade da Iberdrola na Espanha. Além disso, a empresa energética está consolidando seu relacionamento com a Barbara IoT, que faz parte do Global Smart Grids Innovation Hub, seu próprio centro de inovação que visa contribuir à transição energética.  

Roma Jelinskaite, que liderou o negócio para a Caixa Capital Risc, acredita que a próxima fase da Indústria 4.0 se concentrará no edge computing. "A forma como as empresas industriais trabalham está se afastando cada vez mais de um modelo de nuvem centralizada e, além disso, com um foco específico na solução de problemas e ameaças à segurança. Acreditamos que a Barbara IoT se tornará a fornecedora líder de plataforma de edge computing para empresas industriais com infraestrutura crítica".

A Caixa Capital Risc, gerente de capital de risco da CriteriaCaixa, que está liderando este acordo de financiamento, continua seu firme compromisso com empreendedores comprometidos com a inovação, liderança em mercados B2B de ponta como o Industry 4.0 e cibersegurança, assim como tecnologias como edge computing e Inteligência Artificial cuja aplicação é essencial em infraestruturas críticas em todo o mundo.