Notícia

2021-11-09 00:00:00.0

A emissão, que coincide com a realização da Conferência do Clima, foi estruturada em uma única tranche e o cupom a pagar é de 1,575%

Iberdrola realiza uma emissão de bônus híbridos verdes no valor de 750 milhões de euros

  • Dessa forma, adianta parte das necessidades desse tipo de emissão anunciada em seu plano estratégico no último mês de novembro, quando se comprometeu a emitir um montante de 1,5 bilhão de euros durante 2022
  • Os fundos obtidos serão destinados ao financiamento de parques de energias renováveis na Austrália e Polônia, no âmbito do plano de investimentos de 75 bilhões de euros previsto pelo Grupo para o período 2020-2025
  • Com essa operação, cuja demanda inicial chegou a 3 bilhões de euros, o volume de financiamento verde em curso da Companhia supera a cifra de 19,75 bilhões de euros, consolidando a Iberdrola como o maior grupo emissor de bônus verdes do mundo

A Iberdrola estabeleceu hoje os termos e condições de um novo bônus híbrido verde de 750 milhões de euros, conforme comunicou à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) da Espanha. O volume de demanda e as condições da operação voltam a demonstrar a grande confiança que o mercado e os investidores têm na solidez e solvência dos planos de negócio e crescimento da companhia energética. Além disso, a operação servirá para financiar o desenvolvimento de energias renováveis do Grupo de acordo com seu plano estratégico com projetos na Austrália e Polônia.

A operação foi estruturada em uma única tranche, perpétua, mas com uma data de recompra em paralelo, aos 6 anos. Posteriormente, a Iberdrola poderá recomprar o bônus com periodicidade anual, coincidindo com a data de pagamento do cupom.

O mesmo ficou estabelecido em 1,575%. Essas condições são muito vantajosas uma vez que se trata de um instrumento subordinado.

O montante de 750 milhões de euros significa antecipar para 2021, aproveitando as boas condições de mercado, a metade das necessidades de bônus híbridos estabelecidas no plano estratégico para o ano que vem, limitando riscos de subidas das taxas de juros ou uma possível piora nos mercados de crédito. Dessa forma, a Iberdrola continuará mantendo uma excelente saúde financeira.

Cabe destacar que, de acordo com a metodologia das principais agências de classificação de risco de crédito, 50% dos bônus híbridos são computados como capital. Portanto, essa operação também contribui para manter as notações de crédito do Grupo.

Apesar da volatilidade dos mercados, a demanda registrada refletiu o grande interesse dos investidores de renda fixa pela Iberdrola, alcançando a cifra de 3 bilhões de euros, o que representa 4 vezes a oferta. Tal fato foi possível graças à participação de aproximadamente 200 investidores qualificados internacionais, principalmente europeus. A colocação foi feita pelas seguintes entidades: UniCredit, Barclays, Crédit Agricole, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan e Mizuho.

Os fundos obtidos serão utilizados para financiar e refinanciar os parques de energias renováveis da Austrália e Polônia, eólicos e/ou solares, com uma potência instalada em conjunto de 757 MW.

Esses projetos fazem parte do plano de 75 bilhões de euros de investimento lançado pela Iberdrola para o período 2020-2025. Desse montante, a maior parte será destinada ao crescimento em energias renováveis – para dobrar sua capacidade e chegar a 60 GW em 2025 –, novas redes inteligentes e maior capacidade de armazenamento, portanto, 80% do plano corresponderia a investimentos sustentáveis de acordo com os critérios da União Europeia.


Iberdrola reafirma sua liderança mundial em financiamento verde

A Iberdrola continua avançando em sua estratégia de sustentabilidade, baseada na eletrificação da economia e voltada para a luta contra as mudanças climáticas e a criação de riqueza e empregos nas comunidades onde está presente.

Através dessa nova emissão, que coincide com a Conferência do Clima de Glasgow, realizada de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021, e da qual a Iberdrola é a principal parceira, a Companhia, presidida por Ignacio Galán, continua reforçando sua liderança em financiamento sustentável, com mais de 36,5 bilhões de euros em volume de operações em curso, dos quais mais de 19,75 bilhões de euros correspondem ao financiamento verde e cerca de 16,7 bilhões a linhas de crédito, empréstimos ou programas de títulos comerciais sujeitos ao cumprimento de objetivos de sustentabilidade. A operação de hoje permite fortalecer a posição de liderança da Iberdrola como o maior grupo emissor de bônus verdes do mundo.

Os projetos aos quais se destinam os recursos obtidos com esse tipo de colocação estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, onde a Iberdrola foca seus esforços: Energia limpa e acessível (objetivo 7) e Ação contra a mudança global do clima (objetivo 13).

O caráter verde da emissão e aplicação dos fundos foram validados pela Vigeo Eiris, especialista líder na Europa em avaliação de empresas e organizações no que se refere às suas práticas e comportamento em áreas ligadas ao meio ambiente, responsabilidade social e boa governança.

 Europa en evaluación de compañías y organizaciones en lo relativo a sus prácticas y comportamiento en áreas de medio ambiente, responsabilidad social y buen gobierno.

Acesso a informação legal