Notícia

2021-02-02 00:00:00.0

O macrocomplexo eólico offshore de 3.100 MW de capacidade instalada será um dos maiores do mundo e exigirá um investimento de 6,5 bilhões de libras

Iberdrola escolhe a Siemens Gamesa como empresa fornecedora preferencial do parque East Anglia Hub, no Reino Unido

  • Inovação e eficiência: avançarão de forma conjunta no desenho das turbinas de última geração de 14 MW de potência unitária, que permitirão maximizar a produção e gerar novas oportunidades para a cadeia de suprimentos
  • Polo de geração de emprego e fornecedores locais: replicará o modelo do parque East Anglia ONE, que criou cerca de 3.500 postos de trabalho nos momentos de pico de sua construção, 100 empregos de longo prazo e impulsionou a cadeia de suprimentos, com 50 % de fornecedores locais
  • Promoção dos objetivos renováveis e climáticos: O East Anglia Hub será formado por três parques que representam mais de 7,5 % dos 40 gigawatts ‘offshore’ comprometidos no país para 2030

A Iberdrola, através de sua filial ScottishPower Renewables, selecionou a Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) como fornecedora preferencial para proporcionar e instalar uma das turbinas eólicas mais potentes e produtivas do mundo para seu macrocomplexo eólico offshore East Anglia Hub, em águas do Reino Unido.

As duas empresas chegaram a um acordo para trabalhar juntas no próximo leilão Contracts for Difference, previsto para o final do ano, com a intenção de fechar acordos para o fornecimento e instalação de turbinas até então.

A seleção de uma empresa fornecedora preferencial neste momento permitirá que a Iberdrola e a SGRE somem forças, tanto no que se refere ao plano do projeto quanto ao desenho de uma turbina de nova geração de 14 MW de potência unitária, a fim de conseguir mais eficiência e maximizar as oportunidades para a cadeia de suprimentos.

O possível fornecimento e instalação de 200 turbinas para o East Anglia Hub, por parte da SGRE, permitirão replicar e maximizar as conquistas do trabalho conjunto realizado no parque East Anglia ONE criando empregos e apoiando a cadeia de suprimentos do Reino Unido.

Para Jonathan Cole, diretor de Eólica Offshore do grupo Iberdrola, “a energia eólica offshore é agora uma das formas mais competitivas de geração renovável e nossa abordagem com o East Anglia Hub — em conjunto com o SGRE — mostra quão longe chegou a indústria e como estamos bem posicionados para cumprir o objetivo do Governo de 40 GW offshore na próxima década”.

“Aproveitar a tecnologia mais inovadora para garantir que o East Anglia Hub integre algumas das turbinas mais produtivas do mercado, junto à nossa abordagem inovadora nos projetos, nos permitiria oferecer economias de escala ainda maiores, à medida que encaramos esses desafios que ajudarão a construir um futuro mais limpo e mais sustentável para todos. Os projetos, além de contribuírem para abordar a emergência climática, também terão um impacto positivo e tangível nas comunidades do entorno”, acrescentou.

Andreas Nauen, por sua parte, CEO da Siemens Gamesa Renewable Energy, afirmou que “após o sucesso da construção do East Anglia One em 2020, estamos muito satisfeitos em poder colaborar novamente com a Iberdrola para participar do próximo leilão de capacidade no Reino Unido. O desenvolvimento do East Anglia Hub representa uma oportunidade por várias razões, entre as quais se destacam sua contribuição para a rede elétrica do país e a criação de empregos na costa leste da Inglaterra. A potencial implantação de nossas turbinas mais avançadas permitiria à Siemens Gamesa contribuir para os planos do governo britânico para a recuperação verde, proporcionando energia limpa e gerando emprego de qualidade nos próximos anos".


Cobrirá mais de 7,5 % da revolução industrial verde do país

O East Anglia Hub será formado por três parques — East Anglia ONE Norte, East Anglia TWO e East Anglia THREE, ao sul do mar do Norte — que somarão uma capacidade total de 3.100 MW e exigirão um investimento de 6,5 bilhões de libras.

Essa potência é suficiente para abastecer com energia limpa 2,7 milhões de residências britânicas e representa mais de 7,5 % do objetivo de 40 GW de energia eólica offshore até 2030 estabelecido pelo governo do Reino Unido em seu plano ‘Dez pontos para uma revolução industrial verde’. O East Anglia Hub contribuirá de forma considerável para atingir essa meta, apoiando a recuperação verde em âmbito regional e nacional e ajudando a cumprir os objetivos Net Zero de neutralidade climática.

A Iberdrola desenvolverá simultaneamente os três parques de East Anglia Hub, o que permitirá reduzir o tempo de construção e colocação em serviço, aumentar as oportunidades para a cadeia de suprimentos, diminuir o custo da energia limpa e contribuir ativamente para os objetivos offshore do país.

Os primeiros 1.400 MW do East Anglia THREE já obtiveram a aprovação de planejamento e as solicitações de planejamento para o East Anglia ONE North (800 MW) e o East Anglia TWO (900 MW) estão sendo analisadas pela Inspeção de Planejamento do Reino Unido. De acordo com o resultado dessas considerações, se prevê que a construção do East Anglia Hub comece em 2023 e finalize em 2026.


East Anglia ONE, uma história de criação de valor

O East Anglia ONE, em operação desde meados de 2020 com uma capacidade de 714 MW, gerou cerca de 3.500 postos de trabalho nos momentos de pico de sua construção e criou 100 empregos qualificados de longo prazo nas áreas de operação e manutenção. Além disso, mais da metade da cadeia de suprimentos foi integrada por fornecedores locais, incluindo a fabricação de pás de turbinas da SGRE no Reino Unido e trabalhos desenvolvidos nos portos de Lowestoft e Great Yarmouth.

Esses projetos ‘hub’ permitirão desenvolver oportunidades socioeconômicas contínuas no leste da Inglaterra, assim como construir estreitas relações com as autoridades locais, Stakeholders e universidades locais para maximizar o impacto positivo local.

Entre os âmbitos de trabalho desenvolvidos pelo East Anglia ONE, que prosseguirão em 2021, constam o patrocínio de dez cursos de pós-graduação em engenharia na Universidade de East Anglia; a contratação de jovens da região para um novo programa de aprendizagem de energia eólica offshore; a promoção de 26 vagas no Centro de Treinamento Eólico no Mar, que permitirá a reconversão de engenheiros experientes de outros ramos da engenharia; o financiamento de um site sobre capacitação para a energia, entre outras iniciativas; e a promoção de profissões STEM entre mulheres.

A filial da Iberdrola também continuará colaborando com seus Stakeholders locais para oferecer bolsas e trabalho em projetos, proporcionando aos jovens de East Anglia uma valiosa experiência de trabalho e conhecimentos da indústria para sua futura trajetória profissional.

Acesso a informação legal