Notícia

12.01.2022

Iberdrola expande seus negócios eólicos offshore na Ásia com a opção de entrar nas Filipinas

•    A empresa espanhola assina um acordo com a Triconti ECC Renewables, a maior desenvolvedora independente de energia eólica das Filipinas, e assegura a opção de entrar em cinco projetos eólicos offshore com uma capacidade conjunta de até 3,5 GW 

•    A Iberdrola se tornaria um grande investidor no setor de energia renovável no país asiático, contribuindo para o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e a consolidação de um mercado de energia limpa que permitirá às Filipinas cumprir suas metas de descarbonização 

•    A Iberdrola opera parques eólicos offshore no Reino Unido e na Alemanha. Além disso, constrói e desenvolve uma carteira de projetos de aproximadamente 35 GW no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, França, Polônia, Suécia, Noruega, Taiwan, Japão, Coreia e Brasil.
 

A Iberdrola continua sua expansão na região da Ásia-Pacífico. A empresa assinou um acordo com o grupo suíço de energia renovável Stream Invest Holding AG e Triconti ECC Renewables, o maior desenvolvedor independente de energia eólica das Filipinas, garantindo uma opção para entrar em cinco projetos de tecnologia offshore que estão em um estágio muito inicial de desenvolvimento. 

Todos os projetos obtiveram as primeiras autorizações do Ministério de Energia das Filipinas para seu desenvolvimento, que será realizado conjuntamente pela Iberdrola e Triconti ECC Renewables. Esta parceria abre a oportunidade para a Iberdrola entrar em um novo mercado eólico offshore que tem boas perspectivas de crescimento nas próximas décadas.
 


 

O acordo também demonstra o interesse de investimento da Iberdrola em realizar o enorme potencial do setor de energias renováveis nas Filipinas e ajudar o país a cumprir seu Programa de Energias Renováveis (NREP) para 2020-2040. Este plano estabelece metas de atingir uma participação de 35% de energia renovável no mix de geração até 2030 e 50% até 2040.

Com uma classificação de BBB+ (S&P Global), uma previsão de crescimento do PIB de mais de 6% ao ano e uma demanda de eletricidade que aumentará quase 6% ao ano até 2040, as Filipinas são, para a Iberdrola, uma das economias mais dinâmicas da região Ásia-Pacífico. A empresa presidida por Ignacio Galán está assim se posicionando para apoiar a transformação do país em direção a um futuro baseado em energia limpa.

Comprometidos com a recuperação verde e o desenvolvimento econômico

A Iberdrola está firmemente comprometida com o bem-estar econômico e social das comunidades em que atua e tem uma longa história de responsabilidade social, tendo estabelecido relações sólidas com sindicatos e indústrias nos países em que está presente com o objetivo de criar cadeias de abastecimento locais fortes e sustentáveis.

A Iberdrola está confiante na eletrificação como alavanca de mudança no mundo pós-COVID e, portanto, acelerou os investimentos, ajudando a revitalizar a atividade econômica e a criação de empregos. Este compromisso com a recuperação verde levou a empresa a se comprometer com um investimento recorde em 2021 de 10 bilhões de euros em energia renovável, redes mais inteligentes e sistemas de armazenamento em larga escala, com um investimento acumulado de mais de 210 bilhões de euros desde 2001 em todo o mundo.

A entrada da Iberdrola no mercado filipino está de acordo com a estratégia de diversificação do grupo, que busca se tornar líder mundial em energia eólica offshore e consolidar sua posição como a maior empresa de energia renovável do mundo.

Este acordo se soma a outras operações no setor eólico offshore realizadas pela empresa nos últimos anos que levaram ao desenvolvimento de parques eólicos no Mar Báltico (Wikinger, Windanker, Baltic Eagle), no Mar do Norte (East Anglia ONE, Flagship), no Mar da Irlanda (West of Duddon Sands), na costa de Massachusetts (Vineyard Wind, Park City Wind, Commonwealth Wind) e na costa da Bretanha na França (Saint Brieuc). A Iberdrola tem ativos operacionais, projetos em andamento e outros desenvolvimentos em estágio inicial de aproximadamente 35 GW no Reino Unido, EUA, Alemanha, França, Polônia, Suécia, Noruega, Taiwan, Japão, Coréia e Brasil.

A Iberdrola opera 37,4 GW de energia renovável em todo o mundo e tem uma carteira de mais de 81,5 GW de projetos renováveis.
 

Acesso a informação legal