Notícia

2022-01-25 14:11:00.0

Sua construção já criou mais de 2 mil empregos e benefícios socioambientais para a população local

Iberdrola inicia operação de sua maior linha de transmissão de quase 730 quilômetros no Brasil

  • A linha percorre quatro estados entre norte e nordeste do país: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia
  • Esta linha permitirá o intercâmbio entre as regiões brasileiras e facilitará o escoamento de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA), a maior usina elétrica do Brasil com uma capacidade instalada de 11 GW

A Iberdrola acaba de implementar sua maior linha elétrica do mundo com quase 730 quilômetros. A empresa, através de sua filial Neoenergia, iniciou a operação da Linha de Transmissão Jalapão entre o norte e o nordeste do Brasil, passando por quatro estados do país: Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

A função desta linha é de expandir a malha de transmissão para melhorar o intercâmbio de energia entre as regiões Norte e Nordeste, facilitando o escoamento de energia gerada na Usina Hidrelétrica de Belo Monte (AP), um ativo que a Neoenergia tem participação e, com uma capacidade instalada de 11.233,1 MW, é a maior usina elétrica do Brasil.  

O projeto Jalapão já utilizou 13.100 quilômetros de cabos condutores, equivalentes à distância entre São Paulo e Moscou. Graças à sua construção, a Neoenergia gerou mais de 2 mil empregos no auge das obras. 

Também resultou em uma série de benefícios econômicos e socioambientais para a população local. Entre outras ações, a Neoenergia promoveu a solução de um passivo ambiental oriundo de obras paralisadas no entorno da Linha de Transmissão, de estruturas abandonadas no local há mais de cinco anos, antes da aquisição do projeto. A iniciativa permitiu a recuperação ambiental do trecho, possibilitando que a área retomasse suas condições naturais anteriores.  

Aproximadamente 4 mil fundações de concreto da antiga linha de transmissão foram recicladas e trituradas em pequenos pedaços, suficientes para cimentar aproximadamente 24 mil metros quadrados de estradas. Este material foi utilizado para melhorar as estradas dos municípios envolvidos no projeto. Além disso, parte de outros materiais, como o aço, foram vendidos e os lucros foram usados para comprar mais de 900 cestas básicas para pessoas em situações vulneráveis.  

O projeto foi adquirido no Lote 4 do Leilão 02/2017, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em dezembro de 2017, e foi energizado 15 meses antes das previsões contratuais do órgão regulador.

As redes: um sistema fundamental para a transição que se dedicará metade de seus investimentos

A Iberdrola vem liderando a transição energética há duas décadas, atuando como uma força motriz na transformação do tecido industrial e na recuperação verde da economia e do emprego.

A empresa lançou um plano histórico de investimento de 150 bilhões de euros durante a próxima década - 75 bilhões de euros até 2025 - para triplicar a capacidade renovável e duplicar os ativos da rede, aproveitando as oportunidades da revolução energética enfrentada pelas principais economias mundiais.

Quase metade deste volume de investimento será destinado ao negócio de redes elétricas, com o objetivo de continuar sua implantação internacional, consolidar uma sólida rede de distribuição e torná-la mais flexível, baseada em um ambicioso processo de digitalização como elemento-chave para responder às necessidades futuras do sistema elétrico.

A Iberdrola opera um dos maiores sistemas de distribuição de eletricidade do mundo: mais de 1,2 milhões de quilômetros de linhas de transmissão e distribuição e mais de 4.400 subestações, que distribuem eletricidade a mais de 34 milhões de pessoas em todo o mundo, em países como a Espanha, o Reino Unido, os Estados Unidos e o Brasil.

Até 2025, os ativos regulamentados totalizarão 47 bilhões e estarão localizados principalmente em países com classificação A. Até 2030, a empresa espera duplicar o valor regulamentado de seus ativos de rede para 60 bilhões de euros.

Acesso a informação legal