Notícia

2022-07-08 03:16:00.0

Iberdrola instala a subestação do seu primeiro grande parque eólico offshore na França

  • Esta infraestrutura, que pesa cerca de 3.400 toneladas, será o coração energético do parque eólico offshore Saint-Brieuc de 500 MW, o primeiro da Iberdrola na França e o segundo em operação no país
  • A subestação coletará a eletricidade produzida pelos aerogeradores em alto mar, que será suficiente para atender às necessidades de 835.000 residências e evitar a emissão de quase 200.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.
  • As primeiras quatro plataformas offshore construídas e montadas na Espanha pela Navantia-Windar, que geraram mais de 1.000 empregos na Galiza e nas Astúrias, já foram ancoradas no fundo do mar

A Iberdrola concluiu com sucesso a instalação offshore da subestação para o parque eólico offshore Saint-Brieuc na Bretanha francesa. Esta infraestrutura será o centro energético da instalação que, uma vez que entre em operação em 2023, se tornará o primeiro grande projeto da Iberdrola dessa tecnologia na França, o quarto da empresa no mundo, e o segundo em operação na França. 

Pesando cerca de 3.400 toneladas - mais pesadas que 20 aeronaves Boeing 747 - esta subestação será responsável pela coleta de toda a eletricidade produzida pelos 62 aerogeradores da usina, estimada em 1.820 GWh/ano. A produção é suficiente para suprir as necessidades de 835.000 residências, incluindo a calefação, e evitar a emissão de quase 200.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.

Para transferir a eletricidade gerada para terra, a empresa instalará 90 quilômetros de cabo submarino, quase três vezes o comprimento que normalmente se necessita para um parque eólico onshore. Todos os cabos entre os aerogeradores serão enterrados para garantir uma navegação segura e a manutenção das atividades de pesca dentro do parque eólico.

Esta infraestrutura de distribuição de eletricidade foi construída na Bélgica por uma joint venture composta pela Smulders (filial da Eiffage Metal) e Equans. A primeiro realizou a engenharia e a construção tanto das fundações como da subestação que abriga os transformadores e outros equipamentos elétricos - fornecidos pela GE Renewable Energy Grid Solutions -, enquanto a segunda realizou sua montagem e será responsável por seu funcionamento.

A estrutura de suporte desta subestação consiste em uma fundação de 63 metros de altura (jacket) e um peso de 1.630 toneladas. A subestação tem 55 metros de comprimento, 31 metros de largura e 23 metros de altura, com um peso total de aproximadamente 3.400 toneladas.

Ambos os elementos chegaram à área do parque no final de junho dos estaleiros navais belgas Equans em Hoboken e Heerema Fabrication Group em Vlissingen, onde a subestação e a fundação foram fabricadas, respectivamente.

Segundo Emmanuel Rollin, chefe dos negócios offshore da Iberdrola na França, quando esta instalação entrar em funcionamento, "o departamento de Côtes d'Armor, liderado pelo parque eólico offshore Saint-Brieuc, será o principal contribuinte de energia renovável na Bretanha, produzindo o equivalente a 9% do consumo total de eletricidade da região".

Plataformas eólicas com um selo espanhol

Além da instalação da subestação, a construção da Saint-Brieuc também continua avançando com a montagem das plataformas eólicas offshore (jackets) construídas pelo consórcio Navantia-Windar.

Até agora, 4 plataformas foram instaladas do total de 62 que a instalação terá. Estes elementos foram fabricados nas centrais da Navantia-Windar em Brest e Fene, enquanto as estacas que ancoram os aerogeradores no fundo do mar foram construídas nas centrais da Windar em Avilés. 

Este projeto já gerou 1.250 empregos diretos em Avilés e Fene. Além disso, como resultado deste contrato - avaliado em 350 milhões de euros - Navantia-Windar abriu uma fábrica em Brest, na França, onde foram fabricadas as 186 stabbings e plataformas intermediárias das peças de transição e a estrutura treliçada para 34 das 62 estruturas do parque, gerando 250 empregos.

A construção do parque eólico Saint-Brieuc gerará mais de 1.500 empregos na França, distribuídos entre várias empresas do país (incluindo 250 na fábrica de Navantia-Windar Brest). No total, isto significa a criação de pelo menos 2.750 empregos entre os dois países.

As plataformas Saint-Brieuc se sustentam em três patas. Cada uma tem até 75 metros de altura, 25 metros de largura e pesa 1.150 toneladas. A Iberdrola utilizou pela primeira vez um dispositivo hidráulico inovador chamado pile grippers para fixar estas estruturas, o que proporciona fixação e estabilidade adicionais durante a fase de instalação, que deverá começar nos próximos meses.

A Iberdrola já adjudicou contratos Navantia-Windar no valor de mais de 1 bilhão de euros, incluindo a entrega à Windar das partes de transição para os parques eólicos offshore Baltic Eagle na Alemanha e Vineyard Wind 1 nos Estados Unidos, bem como as encomendas já concluídas para o Wikinger no Mar Báltico e East Anglia One no Reino Unido.

Além disso, esta colaboração contribuiu para tornar a Navantia uma referência mundial na construção de componentes eólicos offshore e o principal fornecedor deste tipo de estrutura na França, com um dos maiores potenciais de desenvolvimento neste setor na Europa.

Localizado a cerca de 16 quilômetros da costa, o parque eólico offshore de Saint-Brieuc cobrirá uma área de 75 quilômetros quadrados. Sua construção representa um investimento total de quase 2,5 bilhões de euros.

Esta nova instalação demonstra o compromisso da Iberdrola com o mercado francês, onde a empresa planeja investir cerca de 4 bilhões de euros até 2025, principalmente em projetos renováveis.

A energia eólica offshore é um dos elementos fundamentais para o crescimento da Iberdrola. Assim como o grupo foi pioneiro em seu compromisso com a energia eólica onshore há duas décadas, a empresa está liderando o desenvolvimento da energia eólica offshore