Notícia

2021-12-20 00:45:00.0

O resultado do leilão está de acordo com a estratégia do grupo no mercado brasileiro e seu compromisso de fortalecer a infraestrutura para permitir a transição energética

Iberdrola ganha uma subestação de alta tensão no Brasil, com um investimento de mais de 100 milhões de euros

•    Através de sua filial Neoenergia, ela foi escolhida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para construir uma subestação de 500.000 volts no estado de Minas Gerais

A Iberdrola, através de sua filial Neoenergia, continua acelerando seu compromisso com o Brasil. O grupo, que mais uma vez demonstrou sua competitividade em um duro leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, foi premiado com a construção e a colocação em serviço de uma subestação localizada em Ibiraci, no estado de Minas Gerais.

O prêmio foi concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do sistema elétrico brasileiro, em uma licitação internacional destinada a atrair investimentos para modernizar e expandir as redes de transmissão do país, e na qual os preços de premiação foram, em média, 66% inferiores às previsões do mercado. 

O projeto consiste na subestação Estreito de 500.000 volts e tem três compensadores síncronos -300/+300 Mvar. A instalação proporcionará maior confiabilidade e flexibilidade operacional em cenários críticos de importação de alta energia pela região sudeste, além de garantir o controle da voltagem no sistema de alta e média tensão de São Paulo. O prazo máximo para a entrada em operação comercial estabelecido pela ANEEL é de 48 meses, a ser cumprido em março de 2026, embora este prazo deva ser antecipado. 

Em linha com a estratégia da empresa, o investimento, estimado em cerca de 103 milhões de euros, representa um aumento significativo na geração de receita e expande estrategicamente a área de operação da empresa na região sudeste. Durante a construção do projeto, serão criados cerca de 1.700 empregos diretos e numerosos empregos indiretos.

Com o objetivo de fortalecer a presença da Neoenergia no mercado de transmissão, o ativo premiado apresenta sinergias durante o período de construção com outros projetos da empresa, o que contribuiu para o estudo detalhado preparado pela empresa antes do leilão.
 

Apostando no Brasil

 

A Iberdrola, através de sua filial Neoenergia, continua acelerando seu compromisso com o Brasil. Ela administra uma rede de distribuição de 540.417 km, cobrindo uma população de 34 milhões de pessoas. A Neoenergia também tem mais de 3.730,3 megawatts (MW) de energia renovável em operação e fornece serviço de eletricidade a 15,7 milhões de clientes. 

Os novos projetos de transmissão que a empresa vai lançar nos próximos anos seguirão a marca de eficiência do grupo e produzirão um retorno seguro para seus acionistas, mantendo o foco no negócio e gerando um fluxo de caixa ainda mais previsível. Além disso, o grupo mantém seu histórico e compromisso com o investimento e o crescimento no país.

A descarbonização da economia e a inovação digital trazem consigo redes de distribuição para novos modelos de consumo de eletricidade. As redes inteligentes possibilitam um novo mapa interligado que atende às necessidades dos usuários e garante a incorporação de mais energias renováveis, um pilar essencial para a transição energética. 

Com o novo plano de investimento da Iberdrola, anunciado até 2030, o valor dos ativos regulados do grupo subirá para 60 bilhões de euros.

Após a aquisição da Neoenergia Brasília, a Iberdrola continua investindo fortemente na distribuição. Este compromisso de investimento não se limita a garantir o crescimento econômico do país, mas engloba todas as áreas sociais. A empresa promove os fornecedores locais e colabora com as comunidades nas quais opera. O grupo estabeleceu para si mesmo a meta de levar eletricidade a mais de 16 milhões de pessoas que atualmente não têm acesso a esta fonte de energia, uma meta que faz parte de seu programa Eletricidade para Todos. Também conta com escolas para eletricistas, nas quais busca a inclusão profissional e a igualdade de gênero.
 

Acesso a informação legal