Notícia

2022-02-16 03:13:00.0

Iberdrola investirá mais de 10 bilhões de dólares em Massachusetts

•    O presidente da companhia energética se reuniu com o governador de Massachusetts, Charlie Baker, para detalhar seu compromisso com a energia eólica offshore 

•    Ignacio Galán também realizou uma reunião com a procuradora-geral do estado, Maura Healey

A Iberdrola continua fortalecendo sua liderança global no setor eólico offshore, desta vez em Massachusetts. O grupo investirá mais de US$ 10 bilhões no desenvolvimento de três complexos eólicos offshore.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, apresentou este investimento em uma reunião realizada hoje com o governador de Massachusetts, Charlie Baker, na qual ele também explicou o plano de crescimento do grupo nos Estados Unidos para o período de 2020-2025, que lhe permitirá dobrar sua capacidade de geração renovável e impulsionar a descarbonização do país.

"Nossos projetos em Massachusetts serão fundamentais para alcançar a meta dos EUA de atingir 30.000 MW de energia eólica até 2030, e com eles geraremos desenvolvimento industrial e emprego", explicou Ignacio Galán.

Ignacio Galán também se encontrou com Maura Healey, procuradora-geral do estado de Massachusetts, a quem também transmitiu o compromisso da Iberdrola com o investimento em energia limpa no estado.    

Pioneira em eólica offshore 

Em Massachusetts, a Iberdrola está desenvolvendo 2.800 MW de energia eólica offshore em três projetos diferentes e está desenvolvendo uma linha de interconexão com uma capacidade de 1.200 MW para transportar energia hidrelétrica do Canadá. Juntos, os projetos da Iberdrola atenderão 35% da demanda de eletricidade do estado com energia limpa e competitiva, ao mesmo tempo em que ajudam a criar cerca de 4.000 empregos durante a sua construção nos próximos anos.

Recentemente, começou a construção de Vineyard Wind One, o primeiro grande parque eólico offshore do país. O projeto de 800 megawatts (MW), localizado a cerca de 24 quilômetros ao sul da costa de Martha's Vineyard, gerará energia eólica suficiente para atender à demanda de mais de 400.000 casas. Além disso, sua implementação também evitará a emissão de mais de 1,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente à retirada de 325.000 veículos das estradas. 

A Avangrid também ganhou o leilão para o parque eólico offshore Commonwealth Wind, em Massachusetts, em dezembro. O projeto de 1.232 megawatts (MW), o maior projeto eólico offshore da Nova Inglaterra até hoje, envolverá um investimento de US$ 4 bilhões e criará 11.000 postos de trabalho. Como parte do projeto, a Iberdrola está promovendo a instalação de uma fábrica de cabos submarinos no estado no local de uma antiga usina elétrica alimentada a carvão.

Também está em desenvolvimento na mesma área o Park City Wind, um projeto de 804 MW que fornecerá energia limpa aos clientes em Connecticut, revitalizando ao mesmo tempo o Porto de Bridgeport, sede do escritório de operação e manutenção e armazém para os componentes para a construção. A estimativa é que o projeto seja concluído em 2027.

A empresa também é proprietária da área de desenvolvimento Kitty Hawk (2.500 MW) nas águas da Carolina do Norte e Virgínia, e iniciou o processo de licenciamento pelo Gabinete de Gestão de Energia do Oceano dos Estados Unidos (BOEM) para o parque eólico Kitty Hawk North (800 MW), o primeiro projeto planejado nesta área.

Iberdrola: empresa líder em energia nos Estados Unidos

A história da Iberdrola nos Estados Unidos é uma história de crescimento. Em menos de duas décadas, a empresa presidida por Ignacio Galán não só conseguiu estar listada na Bolsa de Nova York, mas também se posicionar como um dos maiores grupos de eletricidade do país com ativos de 40 bilhões de dólares e presença em 25 estados. Isto se deve ao significativo compromisso assumido há 17 anos com a energia limpa no país, onde já instalou cerca de 10.000 MW de energia renovável, atendendo uma população de quase 10 milhões de pessoas através de 8 empresas de distribuição nos estados de Nova Iorque, Connecticut, Maine e Massachusetts, que possuem uma rede de 170.000 quilômetros.