Notícia
20.06.2022Iberdrola lidera o autoconsumo solar na Espanha e administra 40% das instalações
- A Iberdrola, que foi a primeira empresa de energia a oferecer soluções de autoconsumo, já aumentou seu número de clientes em 75% neste ano
- A empresa espera que em 2022 o número de consumidores com painéis solares triplique, alcançando os 170.000 usuários
A Iberdrola lidera o mercado de autoconsumo fotovoltaico na Espanha, administrando 40% dos clientes de autoconsumo do país. Como parte de seu compromisso de acelerar a transição energética e desenvolver novos produtos para melhorar a eficiência e a economia de energia, em 2015 a empresa se tornou a primeira empresa em seu setor a integrar soluções de autoconsumo em sua gama de serviços.
A Iberdrola consolidou sua posição como empresa de referência com um aumento de 75% em sua carteira de autoconsumo até o presente ano. Através do Smart Solar, a empresa oferece serviços para todos os tipos de clientes, desde consumidores domésticos até grandes clientes industriais.
Além disso, a empresa colocou o autoconsumo à disposição de qualquer cliente, tenham ou não um telhado próprio. Na Espanha, mais de dois terços da população vivem em prédios altos. Para cobrir este segmento, a empresa lançou em 2019 suas Comunidades Solares, através das quais vários usuários podem compartilhar sua própria energia 100% renovável a partir da mesma instalação fotovoltaica. As soluções de autoconsumo coletivo da Iberdrola incluem instalações chave na mão e a possibilidade de colocar os painéis solares sem investimento prévio, entregando o espaço do telhado à empresa e facilitando o acesso à energia verde gerada às pessoas que vivem em um raio de 500 metros.
A instalação de um sistema solar de autoconsumo pode levar a uma economia de 30% nas contas anuais no caso de condomínios; 50% para empresas e negócios; e até 70% em casas unifamiliares. Essas economias são produzidas de três maneiras: a energia produzida pela instalação que o usuário não precisa comprar, a compensação pela energia excedente não consumida, que é alimentada na rede, e a economia devido a impostos mais baixos.
14.000 megawatts instalados até 2030
O mercado de autoconsumo na Espanha está atualmente em um processo de desenvolvimento acelerado devido aos efeitos do aumento dos preços do gás, da ajuda dos fundos Next Generation da União Europeia e da redução do custo dos painéis fotovoltaicos, entre outros fatores. A Iberdrola espera que em 2022 o número de instalações quase triplique para 170.000, em comparação aos 65.000 registrados no final de 2021 e aos 100.000 atualmente disponíveis.
A empresa estima que nos próximos anos será ultrapassado, inclusive, o cenário de alta penetração descrito no Roteiro de Autoconsumo do governo espanhol, chegando a 14.000 MW instalados até 2030.
A Iberdrola mantém seu compromisso de continuar sendo um motor nos próximos anos desta tecnologia que, além de reduzir as contas de energia, protege contra possíveis variações no preço da energia, permite seu uso mesmo à noite (com a instalação de um sistema de armazenamento de baterias) e permite a geração de energia livre de emissões de CO2 . Neste sentido, a empresa pretende manter sua atual participação de liderança neste mercado nos próximos anos.
O desenvolvimento de soluções inteligentes é uma das linhas estratégicas do grupo Iberdrola, que espera alcançar 40 milhões de contratos com clientes no mundo inteiro até 2025 com serviços como armazenamento de energia, bombas de calor e mobilidade elétrica, além do autoconsumo.
O modelo de crescimento sustentável do grupo Iberdrola, baseado na promoção da eletrificação da economia através de investimentos em energias renováveis, redes elétricas e armazenamento de energia, permitiu que o grupo Iberdrola se tornasse líder mundial em energia e o primeiro em seu setor na Europa por capitalização, com um valor em bolsa de cerca de 70.000 milhões de euros.