Notícia

2021-11-30 20:00:00.0

Seis projetos esportivos relacionados a mulheres e meninas se tornarão realidade graças aos prêmios Iberdrola SuperA.

  • 300.00€ para realizar os projetos vencedores em cada uma das seis categorias que compõem os Prêmios Iberdrola SuperA.
  • A cerimônia de premiação contou com a presença de mulheres de destaque do mundo do esporte e do jornalismo.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, apresentou esta tarde os seis prêmios que serão utilizados para financiar os projetos vencedores em cada uma das categorias em que se dividem os Prêmios Iberdrola SuperA, uma iniciativa em sua segunda edição e que faz parte do compromisso da empresa de promover a igualdade de gênero e, especificamente, de incentivar a excelência entre as mulheres através do esporte.

Com estes prêmios, a Iberdrola apoiará projetos, programas e iniciativas relacionadas com mulheres e meninas em seis categorias: Esporte-Base, Competição, Inclusão, Integração Social, Difusão e Sustentabilidade, que receberão um prêmio de 50.000 euros cada um.

O prêmio na categoria Iberdrola SuperA Social foi para a Fundação Donosti CUP in the World, do País Basco, que tem como objetivo organizar o Torneio de Futebol Donosti Cup, no qual participarão uma equipe internacional e outra equipe do nosso país.

Por sua vez, as meninas do Clube de Ginástica Acrobática de Jaén poderão competir a nível nacional e internacional com as melhorias que serão feitas em suas instalações, tendo ganho o prêmio na Categoria Base.

Além disso, graças ao prêmio Iberdrola SuperA Competición, as mulheres do clube esportivo Bolaños de Ciudad Real terão o equipamento esportivo e a formação necessária para dar o salto ao handebol profissional.

Por outro lado, o prêmio SuperA Difusão será usado para divulgar o documentário que conta a história de 10 mulheres, Mariburruntzi Sinkro Taldea, que começaram a praticar natação artística aos 50 anos de idade, conciliando a família, o trabalho e a vida esportiva.

Valência terá a primeira escola de ciclismo adaptada para mulheres e meninas, promovida pela atleta paraolímpica Ruth Aguilar. O projeto ganhou o prêmio Iberdrola SuperA Inclusão, enquanto a Real Federação Espanhola de Canoagem poderá estabelecer um Dia Nacional da Água Limpa com o objetivo de melhorar o meio ambiente onde este esporte é praticado, graças ao prêmio SuperA Sustentabilidade.

Todos estes prêmios foram anunciados durante uma ceremonia apresentada por Sara Escudero, com a presença dos membros do Júri de Honra, Vicente del Bosque, Jesús Carballo, Marta Arce e Teresa Perales; junto com as atletas Carolina Marín (badminton), Ona Carbonell (natação), Sandra Sánchez (karate), Amanda Sampedro (futebol), Liliana Fernández (vôlei), Teresa Díaz (esgrima), Alejandra Querada (ginástica), Elsa Baquerizo (vôlei), Steffy Navarro (ginástica), Desirée Vila (atletismo adaptado), Clara Azurmendi (badminton), María Delgado (natação adaptada) e Adiaratou Iglesias (atletismo adaptado), entre outras.

Atualmente a Iberdrola apoia 16 federações às quais pertencem mais de 300.000 atletas, um compromisso que a empresa pretende expandir no futuro por responsabilidade social e para servir de incentivo para que outros agentes ajudem a aumentar a conscientização, se envolvendo também na promoção do esporte feminino.

Acesso a informação legal