Notícia

2021-11-01 00:00:00.0

Os compromissos da companhia estão claramente em sintonia com a COP26: redobrar seus objetivos em matéria de energia renovável e continuar sendo líder na produção de energia limpa

Iberdrola reafirma seu compromisso com o futuro sustentável do planeta

  • A companhia elétrica espanhola é líder mundial em produção de energia verde e desempenhará um protagonismo especial na COP26, com mais de 60 ações de interesse social e ambiental

A Iberdrola continua liderando a luta contra as mudanças climáticas e a partir de hoje visibiliza seu empenho ao renovar, mais uma vez, seu compromisso com a Conferência do Clima, o principal cenário de diálogo a partir do qual sairão as diretrizes políticas que os governos deverão assumir nessa matéria.

A companhia desempenhará um papel protagonista na COP26 que prosseguirá até o dia 12 de novembro na localidade escocesa de Glasgow, claramente em sintonia com os novos desafios que assume para seu futuro: redobrar seus objetivos no âmbito das energias renováveis para continuar sendo líder na produção de energia limpa.

Nesse sentido, a Iberdrola aumentará seus investimentos até 2025 para alcançar a cifra de 75 bilhões de euros, tendo em vista dobrar esses dígitos para chegar a 150 bilhões em 2030. Mais da metade desse valor será destinada às energias renováveis.

De acordo com as previsões, em 2025 a companhia elétrica considerará finalizado seu objetivo de dobrar sua capacidade em energias renováveis, atingindo 60 GW instalados, um marco que será ultrapassado em 2030 totalizando 95 GW.

O plano permitirá dar um grande impulso à tecnologia offshore com 4 GW em 2025 e, ao mesmo tempo, crescer no domínio da energia solar fotovoltaica, com uma previsão de 16 GW instalados, reforçando também sua liderança no âmbito da energia eólica onshore com 26 GW e 14GW no setor hidrelétrico, tanto tradicional quanto de armazenamento.


COP26: hora de agir

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) deste ano foca na necessidade de limitar o aumento da temperatura global do planeta a 1,5 graus centígrados, uma meta que passa por erradicar o uso do carvão como fonte de energia e concentrar os esforços na produção de energias verdes.

Alinhada com este roteiro internacional, a Iberdrola voltará a exercer um papel de liderança contra as mudanças climáticas uma vez que se compromete a reduzir sua intensidade de emissões até 50 g de dióxido de carbono por quilowatt/hora produzido em nível global em 2030. Dessa forma, em apenas três décadas alcançará uma redução de 86 %, com a perspectiva de ser neutra em carvão na Europa em 2030 – adiantando-se em 20 anos aos objetivos da UE – e, em âmbito global, no ano 2050.

Cabe destacar que a Iberdrola já gera 100 % de sua energia com emissão zero em países como o Reino Unido, Alemanha ou Portugal.

Desde 2001, a companhia fechou 17 usinas de geração elétrica a carvão ou a óleo diesel demonstrando seu compromisso para acelerar seus investimentos em energias renováveis, digitalização e mobilidade elétrica para promover a recuperação econômica e a criação de empregos, em consonância absoluta com os objetivos da COP26. Dessa forma, o índice de capacidade instalada própria da Iberdrola livre de emissões se situa em 80 %.

O grupo também já está trabalhando para construir a maior usina de hidrogênio verde da Europa para uso industrial, reforçando assim seu compromisso com a agenda climática global, incentivando a reindustrialização e oferecendo soluções para o transporte pesado ou para as indústrias de altas temperaturas.

A companhia elétrica espanhola é líder mundial na produção de energia verde, sendo uma das principais patrocinadoras da COP26.

Acesso a informação legal