Notícia
A empresa foi premiada nas categorias de Emissor Corporativo e Emissor Sustentável do Ano
Iberdrola, reconhecida por suas operações de financiamento nos IFR Awards 2025
- Esses prestigiosos prêmios reconhecem anualmente as instituições e operações mais destacadas nos mercados financeiros
A Iberdrola foi premiada pela International Financing Review (IFR) como Emissora Corporativa e Emissora Sustentável do Ano 2025. O prêmio reconhece a implementação da estratégia de financiamento global da Iberdrola, que abrange uma ampla gama de instrumentos e mercados através dos quais o Grupo mobiliza o capital necessário para levar a cabo seu ambicioso plano de crescimento.
A International Financing Review (IFR) é uma publicação líder nos mercados de capitais a nível mundial e os seus prémios às instituições e operações mais destacadas nos mercados financeiros todos os anos estão entre os mais valorizados do setor.
No caso da Iberdrola, a IFR destacou o programa de financiamento desenvolvido pelo Grupo no último ano, desde a ampliação de capital realizada no verão passado até operações de dívida em formato verde ou sustentável, como títulos sênior, conversíveis e híbridos, empréstimos com organismos multilaterais, bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação.
Um ano de financiamento verde, diversificado e em escala
Em 2025, a Iberdrola demonstrou sua capacidade de financiar seu plano estratégico aproveitando as melhores oportunidades do mercado. Para isso, a empresa seleciona os instrumentos mais adequados e os mercados mais competitivos em cada caso, combinando capital e dívida e aplicando as últimas tendências financeiras e de sustentabilidade. Até 2028, o Grupo aumentará em 30% seus investimentos, atingindo um total de 58 bilhões de euros, dos quais cerca de dois terços serão destinados a redes elétricas, principalmente no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Entre as operações de 2025, destaca-se a ampliação acelerada de capital de 5 bilhões de euros realizada em julho passado, a maior desse tipo na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) desde 2015. Além disso, a Iberdrola emitiu títulos verdes pioneiros, como o primeiro título híbrido sob o European Green Bond Standard (EuGB) e alinhado com os Green Bond Principles (GBPs) da Associação Internacional do Mercado de Capitais (ICMA), a colocação de títulos verdes sênior em euros a 10 anos sob os dois padrões mencionados mencionados e um inovador título verde referenciado à ação da Iberdrola no valor de 400 milhões de euros.
Em financiamento bancário e multilateral, em 2025 a Iberdrola obteve um empréstimo verde de até 600 milhões de libras do UK National Wealth Fund e um crédito verde de até 900 milhões de euros com um amplo grupo de bancos, ambos destinados a seus investimentos no Reino Unido, bem como cinco empréstimos do Banco Europeu de Investimentos (BEI) por cerca de 1,2 bilhão de euros para projetos renováveis no mar Báltico alemão, Brasil e Espanha.
Além disso, a empresa fechou mais de 3,6 bilhões de libras em financiamento de projetos no Reino Unido para o parque eólico marítimo East Anglia Three em colaboração com a Masdar, com o apoio de 23 bancos e da agência dinamarquesa de crédito à exportação EIFOm, e assinou uma nova linha de crédito sustentável multiempréstimo de 2,5 bilhões de euros para a Iberdrola e a Avangrid. Nos mercados locais, destacam-se emissões verdes no Brasil por até 3,3 bilhões de reais e nos Estados Unidos por mais de 1 bilhão de dólares, incluindo colocações privadas, emissões “144A” e títulos isentos de impostos.