Notícia

2022-02-03 05:48:00.0

O programa está aberto a municípios com menos de 15.000 habitantes

Iberdrola reflorestará as cidades da Espanha mais comprometidas com a sustentabilidade

  • O projeto promoverá a recuperação de áreas naturais da 'Espanha vazia' através da conversão de terrenos queimados ou desertos em bosques
  • A empresa levará em conta a estratégia em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação dos municípios candidatos, com especial atenção à promoção das energias renováveis e da descarbonização.

Bosque busca cidade onde possa crescer. Com este slogan, a Iberdrola está buscando cidades comprometidos com a sustentabilidade e o meio ambiente para reflorestá-las. O objetivo do projeto é promover a recuperação de áreas naturais da “Espanha vazia” - através da conversão de terrenos queimados ou desertos em bosques -, a criação de emprego e o desenvolvimento da região. 

Municípios com menos de 15.000 habitantes poderão participar deste programa. Serão avaliadas sua estratégia e planejamento em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, com especial atenção à promoção das energias renováveis, à eletrificação da demanda e à descarbonização de sua atividade econômica. 

A Iberdrola será responsável pelo reflorestamento do terreno através do plantio seletivo com drones e sementes inteligentes, que será implementado pela CO2 Revolution. Essas plantações serão sempre realizadas com espécies nativas, não apenas árvores, com o objetivo de garantir que sejam criados ecossistemas inteiros que promovam a biodiversidade. Além disso, estão incluídos no plantio arbustos, plantas aromáticas e floríferas de todos os estratos da camada vegetal.

Os municípios interessados em participar podem consultar as condições e apresentar suas candidaturas neste site.

Compromisso com o meio ambiente  

Com esta iniciativa, a Iberdrola contribui para a criação de novas oportunidades nas áreas rurais e para promover a compensação das emissões de CO2 O projeto permitirá a recuperação dos espaços naturais e sua revitalização, já que o desenvolvimento de vários ambientes florestais promoverá seu uso recreativo e turístico e contribuirá para a luta contra o despovoamento com a criação de empregos locais.

Além disso, o reflorestamento é uma das melhores ferramentas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, já que não apenas atua como sumidouro de emissão de CO2, mas também contribui para regular o regime hídrico e evitar a erosão do solo e a conservação da biodiversidade.

Esta iniciativa, denominada "Startup Village Pledge", faz parte do programa internacional de start-ups Iberdrola - PERSEO, e é apoiada pela Comissão Europeia e seu plano estratégico "A long-term vision for the EU’s rural areas" através da plataforma REInA (área de Inovação Rural Europeia, em sua sigla em inglés), que visa atrair investimentos, criar empregos e gerar projetos em zonas rurais que garantam uma melhor qualidade de vida e serviços para os habitantes dessas áreas. Esta plataforma, promovida pela Universidade de Salamanca, é administrada pela Start-up Olé.

Um sistema revolucionário para o plantio de 20 milhões de árvores

Como parte do compromisso da Iberdrola com o meio ambiente, a empresa estabeleceu o objetivo de promover o plantio de 20 milhões de árvores durante esta década, que capturará aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos. A absorção de CO2 permitirá neutralizar emissões que equivalem a um carro que dá 116 voltas ao redor da Terra.

Graças à tecnologia desenvolvida pela CO2 Revolution, grandes áreas podem ser reflorestadas com alta eficiência e respeito ao meio ambiente. Ela combina a biotecnologia florestal de última geração com a robótica e o aprimoramento dos métodos terrestres mecanizados utilizados no setor. Até hoje, 2.500 hectares de terreno já foram reflorestados com este sistema, o que permitiu neutralizar a emissão de 500.000 toneladas de CO2 para a atmosfera.

A empresa também está comprometida com o mundo rural como uma alavanca fundamental para a atividade e recuperação econômica em todo o país. Nos últimos dois anos, a companhia promoveu a instalação de cerca de vinte novas instalações eólicas e solares em áreas rurais de onze comunidades autônomas, com uma capacidade combinada de 2.000 MW.

Além disso, a empresa realizou outras ações para ressaltar a importância das zonas rurais com projetos que diminuem o despovoamento e agregam valor à sociedade, tais como a série de encontros "Pueblos que brillan" (Cidades que brilham), focadas em destacar a importância e os benefícios dessas áreas.