Notícia

2022-01-27 08:15:00.0

Iberdrola e Volvo Car Espanha se comprometem com a mobilidade sustentável

•    As duas empresas definem um trabalho em conjunto para a implantação de uma rede de pontos públicos de recarga nas concessionárias da fabricante de automóveis

•    Os usuários poderão carregar as baterias de seus veículos elétricos com energia 100% verde e proveniente de fontes de geração renovável


A Iberdrola e a Volvo Car Espanha uniram suas forças para promover a mobilidade elétrica na Espanha e incentivar a transição para um transporte mais sustentável. Para alcançar este objetivo, foi assinado um acordo pelo qual ambas as empresas trabalharão em conjunto para implantar uma rede de pontos públicos de recarga nas concessionárias da fabricante de automóveis.

Esta parceria, representada com o lançamento da primeira estação de recarga em Lérida, surge do interesse mútuo da Volvo Car Espanha e da Iberdrola em reforçar a luta contra as mudanças climáticas e a melhoria da qualidade do ar nas cidades, assim como do desejo de contribuir para alcançar os objetivos de sustentabilidade e de ser uma referência na implantação da eletromobilidade.

Para Raquel Blanco, diretora global de Smart Mobility da Iberdrola, "o acordo confirma os esforços da empresa em colaborar com todos os agentes envolvidos para promover a mobilidade sustentável e assim responder ao interesse do público em se locomover de forma respeitosa com o meio ambiente e competitiva, com soluções simples e convenientes para a recarga pública".

José María Galofré, conselheiro delegado/CEO da Volvo Car Espanha, diz: "O objetivo da nossa empresa desde o início tem sido cuidar das pessoas enquanto elas utilizam nossos automóveis. Por esse motivo, a sustentabilidade e o cuidado com o planeta em que vivemos é tão importante para nós quanto a segurança. Este acordo reforça ainda mais nosso compromisso com a eletrificação e permitirá a nossos clientes recarregar seus modelos elétricos de uma maneira muito mais conveniente e simples”.

Os usuários dos pontos instalados nas concessionárias Volvo recarregarão suas baterias de automóveis elétricos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração renovável, com um certificado de garantia de origem (GdOs). Os pontos de recarga estarão localizados no Aplicativo de Recarga Pública Iberdrola, o único na Espanha que inclui informações verificadas sobre todos os carregadores de veículos elétricos, tanto os da Iberdrola como os de outras operadoras, a partir dos quais é possível geolocalizar o carregador, verificar seu funcionamento em tempo real e reservar e pagar pelo celular.

Além disso, o acordo prevê que a Iberdrola oferecerá aos clientes da Volvo a possibilidade de carregar seus veículos em casa com energia verde, assim como várias soluções energéticas inteligentes e inovadoras para o setor residencial. 

Mobilidade elétrica e recuperação verde


A empresa de eletricidade está lançando um plano de mobilidade sustentável, com um investimento de 150 milhões de euros, com o qual intensificará a implantação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos. A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências e empresas quanto em estradas urbanas, em cidades e nas principais rodovias nos próximos anos. O compromisso com a implantação de estações de alta eficiência ganhará forma com a instalação de estações ultra-rápidas (350 kW), super-rápidas (150 kW) e rápidas (50 kW).

A Iberdrola é consciente da necessidade de promover a eletromobilidade na Espanha através de uma ação coordenada e eficaz com os principais agentes envolvidos. Neste sentido, a empresa já concluiu mais de 50 acordos de implantação de infraestrutura com administrações, instituições, empresas, postos de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A companhia foi a primeira empresa espanhola a aderir a iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda sua frota de veículos e facilitar a recarga para as pessoas em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.

Acesso a informação legal