Notícia

2022-11-11 13:11:00.0

Ignacio Galán na Bloomberg TV: "Os Estados Unidos oferecem um marco previsível, estável e atraente"

  • O presidente execitivo da Iberdrola divide as perspectivas da companhia para o período 2023-2025 no canal de televisão internacional de negócios

Ignacio Galán explicou em entrevista ao vivo à Bloomberg TV que a Iberdrola se concentrará no crescimento de suas redes elétricas nos próximos três anos, graças a investimentos recordes de 47 bilhões de euros, com os quais também procura expandir as fontes de energia verde.

A maior parte desses investimentos será destinado aos Estados Unidos, um país que "proporciona um marco previsível, estável e atraente" e onde o grupo tem uma presença significativa, acrescentou o presidente da Iberdrola.

A este respeito, Galán lembrou que o grupo distribui eletricidade em Nova York, Connecticut, Massachusetts e Maine e que tem um importante acordo com a PNM Resources no Novo México e Texas. Além disso, "somos uma das três maiores companhias de energia renovável no país", com presença em 23 estados, detalhou o presidente.

Em sua opinião, "as oportunidades que os Estados Unidos oferecem no momento são grandes". Entre outros, o presidente mencionou os incentivos à eletrificação, materializados através do apoio a projetos de hidrogênio verde, mobilidade sustentável e expansão de rede.

Em relação aos chamados lucros extraordinários (windfall profits), disse que "não faz sentido pedir às empresas que não têm lucros em excesso que contribuam".

"É claro que as empresas de petróleo e gás obtêm esses lucros", mas o custo de produção desses combustíveis fósseis ou seu refino não cresce tanto quanto os preços, aclarou o presidente.

Neste sentido, assegurou que a Iberdrola está investindo em redes, uma atividade regulada, porque é a base para prestar um bom serviço ao público e incorporar mais energias renováveis, a fim de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.