Notícia

2024-01-18 14:30:00.0

"O melhor que se pode fazer pelo planeta e pelas pessoas é investir em renováveis", garante Ignacio Galán na CNBC

"O melhor que se pode fazer pelo planeta e pelas pessoas é investir em renováveis. Elas são mais eficientes, mais limpas e mais baratas, e estão criando milhões de empregos em todo o mundo". Essa foi a declaração feita pelo presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, em uma entrevista ao vivo ao canal CNBC, por ocasião de sua participação na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos

Além disso, o presidente executivo ressaltou que o mundo é consciente da necessidade de aumentar a eficiência e a autossuficiência energética: "Não podemos depender de terceiros". 

Em sua opinião, para que seja possível financiar a triplicação das energias renováveis, tão necessária para atingir as metas de descarbonização, é preciso transmitir uma mensagem coerente aos mercados. Portanto, "a tributação extraordinária na Europa não tem sentido. Os preços da energia já subiram, em alguns casos, como resultado de decisões políticas", advertiu. 

Galán também defendeu o papel-chave das redes na transição energética para cumprir as metas climáticas, integrar as energias renováveis ao sistema e, assim, garantir a segurança do fornecimento. Nesse sentido, ele lembrou que "precisamos de mais interconexões" e "mais investimentos, mais do que o dobro". "As redes foram esquecidas por anos. É positivo que a Agência Internacional de Energia e a Comissão Europeia deem mais atenção a elas".  

Junto com as energias renováveis e as redes, ele destacou o papel fundamental das tecnologias de armazenamento, entre as quais se destacam as instalações hidrelétricas de bombeamento. Por esse lado, mencionou o artigo publicado pelo prestigioso jornal financeiro Financial Times sobre a gigabateria do Tâmega, um projeto-chave da Iberdrola em Portugal que contou com um investimento de mais de 1,5 bilhão de euros.
 

Se você quiser ver a entrevista completa com Ignacio Galán na CNBC, pode encontrá-la aqui.