Notícia
2025-05-20 16:00:00.0 - 2025-05-20 16:00:00.0 UTC +02:00Galán participa da recepção do primeiro-ministro britânico por ocasião da cúpula entre o Reino Unido e a UE
"Com planos de investir 28 bilhões de euros no país até 2028, apoiamos a estratégia do governo do Reino Unido de fomentar o crescimento econômico por meio de uma cooperação mais estreita em eletrificação e segurança energética"
Ignacio Galán
Presidente executivo da Iberdrola
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, participou da recepção oficial realizada no número 10 de Downing Street (Londres) a convite do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em ocasião da histórica cúpula entre o Reino Unido e a União Europeia. O evento reuniu importantes líderes empresariais e autoridades políticas para celebrar um novo acordo de cooperação econômica e energética entre as duas partes.
Entre os presentes estavam figuras importantes como o comissário europeu de Comércio e Segurança Econômica, Relações Interinstitucionais e Transparência, Maroš Šefčovič; a ministra britânica da Economia, Rachel Reeves; o secretário de Estado para Negócios e Comércio, Jonny Reynolds; e o secretário de Estado para Segurança Energética e Net Zero, Ed Miliband. A cúpula marca um ponto de virada nas relações pós-Brexit, com um foco renovado na integração energética e na redução das barreiras comerciais.
O novo acordo entre o Reino Unido e a União Europeia prevê a redução das barreiras comerciais para alimentos e bebidas, bem como a diminuição de tributos sobre energia por meio da conexão dos sistemas de comércio de emissões do Reino Unido e da UE. Ambas as partes identificaram outras áreas para explorar uma cooperação mais estreita, incluindo a possibilidade de participação do Reino Unido no mercado interno de eletricidade da UE.
Ignacio Galán comemorou o anúncio e destacou o papel da Iberdrola como um dos principais investidores em infraestrutura elétrica no Reino Unido.
"Com planos de investir 28 bilhões de euros no país até 2028, apoiamos a estratégia do governo do Reino Unido de fomentar o crescimento econômico por meio de uma cooperação mais estreita em eletrificação e segurança energética", afirmou em relação ao compromisso do Grupo com o mercado britânico e as infraestruturas elétricas do país.