Notícia

2023-05-31 16:09:00.0

Ignacio Galán pede diálogo e colaboração entre todos para solucionar as mudanças climáticas

Precisamos mobilizar a sociedade como um todo contra as mudanças climáticas. Não temos outro planeta, temos que cuidar deste. O problema pode ser resolvido por todos nós

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola

  • O presidente executivo da Iberdrola entrega a primeira edição dos Prêmios CONVIVE, que reconhecem as melhores iniciativas para a coexistência de energias renováveis, natureza e pessoas.
  • Os vencedores do prêmio foram o Pueblo Solar de Cedillo, a Prefeitura de Revilla Vallejera, o Governo de Navarra, o Instituto Internacional de Direito e Meio Ambiente, Faramax, EFEverde e SEO BirdLife.

Diálogo e colaboração. Essas foram as duas mensagens que o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, quis transmitir na primeira edição dos Prêmios CONVIVE, realizado hoje em Mérida. Esses prêmios, que foram criados com o objetivo de avançar na transição energética rumo à descarbonização, reconhecem as melhores iniciativas para a coexistência de energias renováveis, natureza e pessoas.

Ignacio Galán afirmou que a Iberdrola pretende "mobilizar a sociedade como um todo contra as mudanças climáticas. Não temos outro planeta, temos que cuidar deste. O problema pode ser resolvido por todos nós".  O presidente executivo lembrou que há mais de 100 anos que a empresa vive em harmonia com o meio ambiente, facilitando a implementação de energias renováveis e promovendo o cuidado com a biodiversidade.

A Iberdrola organizou esses Prêmios em conjunto com o Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri (itdUPM). Os prêmios reconhecem as iniciativas, alianças, empresas, ações ou entidades locais que exemplificam a integração das energias renováveis com o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade na Espanha.

Os vencedores foram:

  • Entidades locais, Pueblo Solar de Cedillo e Prefeitura de Revilla Vallejera
  • Participação cidadã, Governo de Navarra
  • Pesquisa, conhecimento e inovação, Instituto Internacional de Direito e Meio Ambiente
  • Empreendedorismo social e empresarial, Faramax
  • Comunicação e conscientização, EFEverde
  • Prêmio extraordinário, SEO BirdLife

A companhia acredita que o progresso na descarbonização é essencial para alcançar uma economia mais sustentável e cumprir as metas climáticas. Como referência global na luta contra as mudanças climáticas, a Iberdrola criou o Programa CONVIVE, uma linha de melhoria contínua que integra todas as iniciativas e alianças que constroem pontes para uma transição energética em harmonia com a natureza e as pessoas. 

O grupo energético quer desenvolver impactos positivos nas comunidades locais para contribuir com o desenvolvimento econômico rural e a estruturação do território. Além disso, busca com essa iniciativa criar um benefício para a biodiversidade, já que onde há energias renováveis, há uma melhor conservação do território e as espécies de plantas silvestres nativas voltam a crescer, o que, por sua vez, atrai espécies de animais nativos.
Em nível global, esse projeto contribui para a luta contra as mudanças climáticas e, em nível local, gera atividade econômica e melhora a biodiversidade. A Iberdrola também quer aumentar a conscientização sobre essa proposta para melhorar a aceitação social das energias renováveis. 

O evento contou com a presença do presidente do Governo Regional da Extremadura e do secretário-geral do PSOE regional, Guillermo Fernández Vara, que acompanhou o presidente executivo da Iberdrola na cerimônia de premiação, e da presidente do PP (Partido Popular) em Extremadura e candidata à presidência do executivo regional, María Guardiola.

Um exemplo de coexistência

O Programa CONVIVE da Iberdrola foi criado com o objetivo de facilitar a aceleração do desenvolvimento das energias renováveis na Espanha, melhorando sua contribuição para os territórios, as pessoas e a biodiversidade. 

Esse programa tem dois objetivos: por um lado, um interno, promovendo a melhoria contínua e as melhores práticas disponíveis na integração de energias renováveis no meio ambiente. Por outro lado, um objetivo externo, contribuindo positivamente para o desenvolvimento local e a conservação da biodiversidade por meio da colaboração e do estabelecimento de alianças. 

Essas ações ajudam a estabelecer relacionamentos sustentáveis e de longo prazo com o ambiente ao redor de nossas instalações, contribuindo para a licença social dos projetos ao trabalhar lado a lado com a cidadania, instituições, administração, etc., em todos os momentos.

Esse programa está estruturado em três linhas de ação: 

  1. Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico: iniciativas que possibilitam a contribuição dos projetos para o desenvolvimento econômico e social em nível local e nacional. 
  2. Proteger e aprimorar da biodiversidade: ações que contribuem para a integração das instalações ao território e à paisagem, melhorando sua contribuição para a biodiversidade e seu impacto ambiental. 
  3. Aprender com especialistas: melhorar o impacto das energias renováveis e a aceitação social da transição energética por meio da colaboração com terceiros.

Alguns exemplos dessas iniciativas são: a integração de atividades pecuárias e agrícolas ao redor das instalações, o desenvolvimento de atividades de apicultura e novos desenvolvimentos em agrovoltaica; o desenvolvimento da cadeia de valor do setor de renováveis e fornecedores em nível local; a criação de comunidades energéticas e a assistência aos municípios para desenvolver planos de desenvolvimento; a participação em parcerias para definir as melhores práticas em projetos de renováveis, desenvolver novas atividades industriais e inovação etc. 

Os premiados passarão a fazer parte do repositório de ganhadores, com reconhecimento especial e a possibilidade de outros elementos de visibilidade para seu projeto. O prêmio não conta com remuneração econômica.