Notícia

2022-07-12 04:50:00.0

Neoenergia assina um empréstimo verde de 100 milhões de euros com o Banco Mundial

  • A Neonergia, filial brasileira da empresa de eletricidade presidida por Ignacio Galán, obtém 550 milhões de reais por um prazo de oito anos com um preço vinculado aos objetivos ESG
  • A diferença do financiamento será reduzida se a empresa aumentar o número de mulheres eletricistas e cortar a porcentagem de emissões de carbono
     

A Iberdrola, através de sua filial brasileira Neoenergia, obteve apoio do Banco Mundial para impulsionar sua estratégia de crescimento, graças a um empréstimo verde de 550 milhões de reais (cerca de 100 milhões de euros). A empresa irá utilizá-lo para continuar sua estratégia de crescimento no país. O prazo de amortização é de oito anos, com um período de carência de dois anos e uma taxa de juros que será reduzida de acordo com vários indicadores ESG (ambiental, social e de governança). 

O preço do financiamento, concedido pela Corporação Financeira Internacional (CFI) - parte do Banco Mundial e a maior instituição mundial de desenvolvimento voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento -, está ligado à porcentagem de mulheres eletricistas na Neonergia e à redução da taxa de emissões de carbono, que será medida em 2026. Se as metas forem atingidas, haverá uma redução no spread da dívida.

A empresa informou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), equivalente à CNMV espanhola, que "o acordo de financiamento reforça o amplo acesso da empresa a linhas de crédito a custos e condições competitivas, em linha com sua estratégia de diversificação de fontes de financiamento para apoiar o desenvolvimento de seu plano de negócios".

Líder em geração renovável, a Neonergia triplicará sua carteira de ativos eólicos este ano para 1.600 MW, e 90% da capacidade total será verde. No primeiro trimestre de 2022, impulsionou seus investimentos em energias renováveis no Brasil em 75% para 808 milhões de reais (158 milhões de euros).

Principais redes elétricas no Brasil

A empresa é líder de rede no Brasil com cerca de 700.000 quilômetros de linhas elétricas, graças a seu controle de cinco empresas de distribuição em 18 estados brasileiros. Aliás, nos últimos dias, a empresa foi premiada com sua maior linha de rede elétrica do mundo no leilão de linhas de transmissão, 1.700 quilômetros.

A companhia também é uma gigante da energia renovável, com 5.300 megawatts instalados, 80% dos quais são verdes. Também é um dos maiores comerciantes do país, com 11,2 TWh vendidos aos clientes finais, com uma participação de mercado de 18%, depois de ter investido 65 bilhões de reais (cerca de 12,5 bilhões de euros).

A empresa permanece atenta a novas oportunidades como a eólica offshore e o hidrogênio verde. Através de seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), a empresa pretende reduzir sua intensidade de emissões de CO2 em até 50% até 2030, tendo 2007 como ano base.

A Iberdrola controla 53,4% da Neonergia, que estreou na Bolsa de Valores do Brasil em julho de 2019 e se tornou uma das maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, assim como um dos pilares de crescimento da empresa presidida por Ignacio Galán.

Nas últimas semanas, a Neonergia começou a negociar no BME através do Latibex, a plataforma do gerente de mercado espanhol projetada para aproximar as empresas negociadas na América Latina dos investidores europeus. Isto permite aos investidores europeus comprar e vender as ações da filial brasileira da Iberdrola com a máxima facilidade, em euros e com as horas de negociação dos mercados europeus, e expande sua capacidade de financiamento e visibilidade entre os investidores fora do Brasil.