Notícia

2021-10-27 00:00:00.0

Iberdrola nomeia Armando Martínez como diretor-geral de Negócios

  • Francisco Martínez Córcoles, até esse momento conselheiro e diretor-geral dos Negócios, seguirá no Conselho como outro externo
  • Elena León é nomeada diretora do Negócio de Redes e fará parte da Direção de alto escalão
  • O Conselho de Administração da Iberdrola nomeia o espanhol Juan Manuel González Serna vice-presidente primeiro e ao norte-americano Anthony L. Gardner vice-presidente segundo
  • María Ángeles Alcalá Díaz se incorpora à empresa como conselheira independente e será vogal da Comissão de Auditoria e Supervisão do Risco

 

O Presidente e Diretor Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, com relatório prévio favorável da Comissão de Nomeações, designou Armando Martínez como novo diretor-geral de Negócios do Grupo Iberdrola, com efeito desde o dia 11 de novembro de 2021, em sustituição de Francisco Martínez Córcoles. Do mesmo modo, sob proposta da Comissão de Nomeações, Francisco Martínez Córcoles foi realocado como outro conselheiro externo.

Nascido em Miranda de Ebro, Armando Martínez é engenheiro industrial, especializado em eletricidade pela Universidade de Valladolid, e desde 2016 ocupava o posto de diretor do Negócio de Redes (transmissão e distribuição da Iberdrola). Destaca-se seu início profissional como diretor durante três anos da usina termelétrica de Santurce (Vizcaya) e, desde 2002 a 2014, suas responsabilidades na Iberdrola México, onde alcançou o cargo de diretor-geral. Da mesma forma impulsionou o Global Smart Grids Innovation Hub, com sede no País Basco, um centro tecnológico global que definirá as redes elétricas do futuro.

Igualmente, sob proposta do Presidente e Diretor Executivo, com relatório prévio favorável da Comissão de Nomeações, Elena León foi nomeada diretora do Negócio de Redes do Grupo Iberdrola, com efeito a partir do dia 1º de novembro de 2021, em substituição de Armando Martínez, ao qual reportará.

Nascida em Madri, Elena León é engenheira civil pela  Escuela Técnica Superior de Ingenieros de Madrid. Possui um Master em Water Resources Planning and Management pela Colorado State University (EUA) e Executive MBA pelo Instituto de Empresa de Madri. Entrou na Iberdrola em 2000 e, desde o próximo dia 1º de novembro, fará parte do alto escalão da Direção da Empresa.


Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Iberdrola decidiu em sua sessão de 26 de outubro nomear, sob proposta do Presidente e Diretor Executivo, com relatório prévio favorável da Comissão de Nomeações, o conselheiro Anthony L. Gardner, vice-presidente segundo do Conselho de Administração, ao mesmo tempo que Juan Manuel González Serna passa a desempenhar o cargo de vice-presidente primeiro do Conselho de Administração.

Anthony L. Gardner nasceu em Washington DC, estudou Administrações Públicas na Universidade de Harvard e Relações Internacionais na Universidade de Oxford; possui uma experiência destacável no setor energético e foi embaixador dos Estados Unidos na União Europeia entre 2014 e 2017.

O Conselho também nomeou María Ángeles Alcalá Díaz conselheira independente, pelo  procedimento de cooptação, e sob proposta da Comissão de Nomeações, para ocupar a vaga gerada pela demissão de José Walfredo Fernández, e pelo prazo que resta até a reunião da Assembleia Geral de Acionistas da Empresa.

Igualmente, sob proposta da Comissão de Nomeações, designou-se María Ángeles Alcalá Díaz como vogal da Comissão de Auditoria e Supervisão do Risco pelo  prazo de quatro anos. María Ángeles Alcalá, natural de Albacete, é doutora em Direito Mercantil pela Universidade de Castilla-La Mancha, da qual é professora catedrática; foi diretora-geral dos Registros e do Notariado do Ministério da Justiça da Espanha entre 2009 e 2011.

Na reunião do Conselho, sob proposta do Presidente e Diretor Executivo, com relatório prévio favorável da Comissão de Nomeações, o conselheiro e vice-presidente segundo Anthony L. Gardner foi designado vogal da Comissão Executiva Delegada.

Por outra parte, o Conselho fez constar a demissão apresentada por Samantha Barber, com efeito no encerramento da reunião, de seus cargos de conselheira da Empresa e vogal de suas comissões Executivas Delegadas e de Desenvolvimento Sustentável. Samantha Barber comunicou à Iberdrola que o único motivo de sua demissão é o próximo desempenho de compromissos profissionais incompatíveis com o cargo de conselheira da Empresa.

Acesso a informação legal