Notícia

2021-12-08 14:54:00.0

Com a conclusão do projeto "Iluminando o Prado"

O Museo Nacional do Prado muda para LED

  • A instituição deixa de emitir 372,6 toneladas de CO2 e reduz o consumo de energia em 77,29%.

  • No total, a iniciativa, patrocinada pela Fundação Iberdrola Espanha, irá economizar até 1,77 milhões de kWh/ano e reduzir as radiações nos locais de construção em 44%.
     

O projeto "Iluminando o Prado", patrocinado pela Fundação Iberdrola Espanha, permite uma economia anual de energia de 77,29% e evita a emissão de mais de 372 toneladas de CO2 para a atmosfera em cada ano. O plano foi desenvolvido em duas fases: de 2013 a 2018 e de 2019 a 2021.

Com o objetivo de mostrar a diferença na qualidade da luz, a nova iluminação LED estará hoje com a anterior iluminação halógena nas obras de Murillo Fundação de Santa Maria Maggiore de Roma e O Sonho do Patrício Juan, em exposição na sala 16 do edifício Villanueva.

Este sistema de iluminação não só melhora a conservação das obras de arte, reduzindo o fator de deterioração em mais de 44%. Elimina a radiação ultravioleta e infravermelha e, além disso, melhora a sua apreciação, já que aumenta a nitidez da visão. Basicamente, gera um efeito de profundidade sem distorcer a composição, intensificando a cor e dando uma sensação correta de volume.

A "Iluminação do Prado" tem como objectivo equipar as salas de exposição, tanto as que abrigam a coleção permanente como as que contêm exposições temporárias, de um novo sistema de iluminação que utiliza tecnologia LED para substituir o sistema anterior baseado em lâmpadas de halogéneo.

Sobre a Fundación Iberdrola España

A Fundación Iberdrola España, com Ignacio Galán como administrador fundador e Fernando García como presidente, centra suas atividades em quatro áreas principais de atuação: formação e pesquisa, biodiversidade e mudanças climáticas, ação social e cooperação internacional. 

Desde 2011, a Fundação Iberdrola Espanha destinou um total de 13 milhões de euros à área de Arte e Cultura. Seu trabalho concentra os recursos principalmente no Programa Restaurações, que apoia as oficinas dos principais museus para a conservação do seu patrimônio pictórico e artístico. Também se concentra no Programa de Iluminações, que inclui a concepção, execução e financiamento de projectos de iluminação artística em edifícios e monumentos únicos. 

Além disso, desde 2010, a Fundação faz parte do programa de Restauração do Museu Nacional do Prado, apoiando o seu Workshop com três bolsas anuais de formação e pesquisa para especialistas em conservação e restauração do patrimônio. 
A Fundação Iberdrola Espanha também colabora com o Museu de Belas Artes de Bilbao para a concessão de bolsas de formação e pesquisa no campo da conservação e restauração de obras de arte.
Estas bolsas fazem parte do seu Programa de Bolsas de Estudo, que também inclui bolsas de mestrado em energia e meio ambiente em universidades na Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos, e bolsas de pesquisa na Espanha. Também tem acordos com outras instituições, como a Fundação Carolina e a Comissão Fulbright.
 

Acesso a informação legal