Notícia

08.07.2021

"Nossa parceria mostra que as empresas de toda a Europa estão sendo rápidas na adoção de medidas relacionadas ao clima"

O presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, e os principais executivos de mais 11 empresas europeias continuam somando forças para um futuro livre de emissões e uma Europa mais resiliente em torno da European CEO Alliance, uma iniciativa que apoia os objetivos do Acordo de Paris para 2050, o Pacto Verde da UE e uma maior ambição relativamente aos objetivos climáticos da União.

A parceria fez uma série de recomendações no contexto do pacote legislativo Fit for 55 que está sendo preparado pela Comissão Europeia:

  • Enfrentar as mudanças climáticas exige uma colaboração sólida entre o setor público e a indústria.
  • Revisão dos principais instrumentos reguladores da UE, especialmente as subvenções para tecnologias com altas emissões de CO2.
  • Sinal de preço forte do carbono como ferramenta central da estratégia de descarbonização — propõem um sistema europeu de fixação de preços do carbono —, assim como uma melhoria contínua do Sistema de Comércio de Emissões da UE — para a energia e a indústria pesada — e a implementação de sistemas adicionais de limites e comércio específicos do setor que seriam aplicados à mobilidade, ao transporte e à construção.
  • A descarbonização da mobilidade, do transporte e dos edifícios são os principais desafios:
    • A mobilidade elétrica demonstrou ser a tecnologia mais eficiente em termos de consumo de energia e redução de emissões. Os membros da CEO Alliance iniciaram projetos intersetoriais para aumentar a produção de baterias e criar uma infraestrutura de carga em toda a Europa.
    • Tendência de Renovação de Edifícios da Comissão Europeia: pedem que os sistemas de aquecimento de combustíveis fósseis sejam substituídos rapidamente por bombas de calor elétricas, aquecimento urbano e soluções digitais e se comprometem a aplicar tal recomendação aos próprios edifícios de suas empresas.
  • A CEO Alliance trabalha em um projeto para integrar sistemas elétricos, especialmente redes, com o objetivo de criar um sistema baseado principalmente em energias renováveis e soluções flexíveis.
Acesso a informação legal