Notícia

Já está aberta a quarta edição

03.04.2023

Prêmios Iberdrola Supera: 300.000 euros para os melhores projetos de igualdade no esporte

  • Os prêmios distribuirão 300.000 euros entre os projetos selecionados para seguir promovendo a igualdade de gênero através do esporte
  • Além disso, reconhecerão projetos relacionados ao esporte de base, incorporação à competição, integração social, inclusão, visibilidade e inovação

A Iberdrola abriu o período de apresentação dos projetos que competirão no que já é a quarta edição dos Prêmios Iberdrola Supera, um reconhecimento de caráter solidário destinados a promover a igualdade de gênero com a conceção de 300.000 euros aos melhores projetos em prol da excelência da mulher através do esporte.

Este ano, além das cinco categorias já estabelecidas de cada edição, também será entregue o Prêmio Iberdrola Supera Inovação (Premio Iberdrola Supera Innovación), destinado ao projeto que melhor defenda entre seus objetivos a promoção da pesquisa, desenvolvimento e inovação no campo do esporte.

Com esta, serão seis as categorias nas quais poderão concorrer os projetos que competirão por 50.000 euros, totalizando, assim, 300.000 euros em prêmios. As categorias são aquelas relacionadas com a promoção do esporte de base entre meninas até 16 anos de idade (Supera Base); com a ajuda à incorporação da mulher na competição (Supera Competición); com a inclusão da mulher com habilidades especiais na prática esportiva (Supera Inclusión); com a integração da mulher na sociedade através do esporte (Supera Social); e com o aumento da visibilidade do esporte feminino (Supera Difusión), além do Supera Innovación mencionado anteriormente.

As inscrições podem ser apresentadas até 4 de junho e, entre elas, um Júri de Honra formado por personalidades renomadas do mundo do esporte selecionará os projetos vencedores. 

A edição de 2022 recebeu mais de 600 inscrições de associações, clubes e federações esportivas, escolas, colégios e entidades públicas ou privadas. Entre os projetos selecionados estavam os apresentados pelo Clube Deportivo de Patinagem e Hóquei em patins de Getxo (País Basco), o Clube Deportivo Pingüinos Rugby de Burgos (Castela e Leão), o Clube Deportivo Delikia (Galiza), o Club de Remo Algeciras (Andaluzia), o canal ExtTV (Extremadura) e o Affit Amparo Folch (Comunidad Valenciana).

O Prêmio Iberdrola Supera está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda das Nações Unidas para 2030, especificamente com o objetivo 5 (Igualdade de gênero e empoderamento das mulheres) e, com isso, a Iberdrola aumenta a cada edição o apoio que oferece às mulheres atletas para ajudá-las a atingir seus objetivos e avançar na igualdade. 

Além disso, desde 2016, a empresa tem sido a principal promotora do esporte feminino na Espanha. A companhia já apoia 32 Federações Nacionais, promovendo mais de 600.000 mulheres federadas, o que representa 2 em cada 3 mulheres federadas, e conta com mais de 100 competições com o naming rights da Iberdrola, incluindo 32 ligas.


Regulamento dos Prêmios Iberdrola Supera (versão em espanhol)