Pasar al contenido principal

Notícia

Ignacio Galán presidiu a cerimônia de entrega, no Campus Iberdrola

2025-12-03 20:29:00.0 - 2025-12-03 20:29:00.0 UTC +01:00

Os Prêmios Iberdrola Supera concretizam seis novos projetos que unem esporte e mulheres

  • Os premiados vão desde um clube de ginástica rítmica de Paiporta até um projeto para divulgar a importância da saúde mental entre atletas
  • A cerimônia contou com a presença de mais de 20 Embaixadoras Iberdrola, referências do alto rendimento feminino, e figuras do mundo do esporte e da comunicação, como Ona Carbonell, Paloma del Río e Manu Carreño
  • Para esta sexta edição, a empresa recebeu 1.300 candidaturas que tiveram que ser avaliadas pelos membros do júri de honra
     

A Iberdrola celebrou hoje a sexta edição dos Prémios Iberdrola Supera no seu Campus de Inovação e Formação em Madrid . Com estes prémios, a empresa reconhece e impulsiona os projetos que melhor promovem a igualdade através do desporto em Espanha. O presidente da empresa, Ignacio Galán, entregou os prêmios em seis categorias. O evento, apresentado pelas jornalistas Noemí de Miguel e Mónica Martínez, contou com a presença de mais de 20 Embaixadoras Iberdrola, referências do esporte feminino, como Alexia Putellas, María Pérez, Ana Peleteiro, Carolina Marín, Teresa Perales, Inés Bergua, Irene Paredes, Elena Congost, Paula Leitón, Laura Delgado e Susana Rodríguez. Também participaram do evento diferentes figuras do alto rendimento esportivo e da comunicação, como Ona Carbonell, Paloma del Río e Manu Carreño, membros do júri de honra dos prêmios.

O presidente da Iberdrola valorizou o impulso do esporte feminino na Espanha nos últimos anos, que, em sua opinião, é, além de talento, alma e coração. “As atletas são o norte que todas as mulheres seguem”, disse ele em seu emocionado discurso.

Além disso, um grupo de atletas de elite do esporte espanhol de diferentes modalidades entregou uma placa em sinal de gratidão pela contribuição da empresa ao esporte.

Os seis projetos vencedores

Nesta edição, os Prêmios Iberdrola Supera receberam 1.300 candidaturas. Desde a primeira convocatória em 2020, a empresa somou mais de 5.300. Cada categoria conta com uma dotação de 50.000 euros, o que representa um total de 300.000 euros, para impulsionar e ampliar os objetivos das iniciativas premiadas. 

Os projetos premiados este ano são:

  • Supera Base: o Clube de Ginástica Rítmica e Estética Paiporta (Comunidade Valenciana) por unir famílias, treinadoras e 70 alunas em torno desta disciplina. Depois de perder as suas instalações devido à DANA, agora poderá acondicionar um armazém para manter o seu trabalho social e formativo.
  • Supera Competición: Dream Team Kukullaga (Bizkaia, País Basco) por promover o handebol de praia feminino. Esta seção do clube Balonmano Kukullaga promove a incorporação de suas atletas ao esporte de alto nível. Uma delas já é campeã mundial juvenil.
  • Supera Inclusão: o Club Deportivo Elemental Calipso (Madrid e Castela-La Mancha) por aproximar a natação artística de pessoas com deficiência auditiva. Procura promover a formação em linguagem de sinais, organizar eventos inclusivos e ajudar outros clubes e federações.
  • Supera Social: o CEIP Lope de Vega (León, Castela e Leão) por transformar os pátios escolares com a prática do colpbol. Este esporte cooperativo promove a igualdade e a convivência entre meninas, muitas delas de etnia cigana ou imigrantes, e reduz conflitos.
  • Supera Difusão: a Universidade de Zaragoza, através da Cátedra Fundação Blanca de Apoio ao Desportista, foi destacada por um projeto nacional para sensibilizar para a importância de zelar pela saúde mental no âmbito competitivo. A iniciativa integra análises, formação e campanhas para converter os atletas em referências do autocuidado emocional.
  • Supera Impulso Rural: o Club de Mar Castropol (Astúrias) por impulsionar a trainera feminina e promover o remo tradicional entre as mulheres. Busca participar de outras ligas nacionais como única embarcação do Principado para dar visibilidade a esta disciplina em um ambiente tradicionalmente masculino.

A deliberação ficou a cargo de um júri de honra composto por figuras do esporte e da comunicação, como Vicente del Bosque, Sandra Sánchez, Iker Casillas, Lydia Valentín, Sonsoles Ónega e Susanna Griso, além de algumas das Embaixadoras da Iberdrola.

Iberdrola, pioneira no apoio ao esporte 

A Iberdrola é uma referência no impulso do esporte feminino na Espanha, um campo no qual abriu caminho há uma década. Atualmente, apoia 35 federações nacionais e e , dá nome a mais de 100 competições e apoia mais de 160, beneficiando mais de 800.000 atletas federadas. Além disso, através do programa Embaixadoras Iberdrola, reúne 35 competidoras de elite para promover o reconhecimento social da mulher nas diferentes disciplinas esportivas.