Notícia

2023-07-05 11:00:00.0

A demanda ultrapassou 2 bilhões de euros, com mais de 140 investidores internacionais

Realizamos uma emissão de bônus verdes de 850 milhões de euros com forte apoio dos investidores

A emissão de bônus de dez anos, apoiada por uma forte demanda, demonstra o forte apoio e a confiança que os investidores depositam na empresa

  • Com uma forte demanda que superou 2 bilhões de euros, a margem de crédito foi fixada em 60 pontos-base sobre a referência correspondente (midswap de dez anos), um nível muito estreito que permitiu a fixação de um cupom de 3,625%
  • A Iberdrola entrou no mercado de renda fixa na Europa, como já havia feito em março e novembro do ano passado, fechando novamente com sucesso uma operação de dívida sênior no valor de 850 milhões de euros e com vencimento em dez anos. A operação foi realizada em formato verde, como já é prática habitual do Grupo, e foi bem recebida pelos investidores. 
  • Essa é a segunda transação pública da empresa neste ano, antes de apresentar os resultados do primeiro semestre e após os títulos híbridos emitidos em janeiro.
  • As boas condições obtidas demonstram a solidez e a robustez da solvência da Iberdrola, assim como a confiança que os investidores continuam depositando nela, como já foi demonstrado nas últimas operações de novembro de 2022 e janeiro de 2023, após a recepção positiva dada à atualização do plano estratégico para o período 2023-2025, realizada em Londres no início de novembro perante os principais analistas do mercado de ações.
  • Um total de 142 investidores participaram da emissão, com operações na França (34%), Alemanha-Áustria (21%), Benelux (17%), Reino Unido (16%) e outros países europeus (12%).
  • Os títulos verdes tendem a gerar maior demanda e menor custo, já que o interesse dos investidores socialmente responsáveis se soma ao dos investidores habituais. A maior parte da transação (87%) foi colocada com investidores ESG, de modo que a Iberdrola continua diversificando sua base de investidores e expandindo a demanda, o que melhora a execução dessas transações em tempos difíceis de mercado. 
  • Os fundos obtidos serão destinados a Ativos Verdes Elegíveis, conforme definido no Marco de Financiamento Verde da Iberdrola.
  • Oito bancos participaram da operação: Barclays, Citi, Crédit Agricole, Deutsche Bank, Goldman Sachs, Sumitomo, JP Morgan e Unicaja-Kenta Capital, em um contexto de mercado menos volátil após uma maior certeza em relação ao nível das taxas de juros terminais nas diferentes economias, embora ainda complexo.
  • Essa transação permite fortalecer sua já confortável posição de liquidez, em excelentes condições e em um bom momento de mercado, com taxas terminais muito próximas, ao mesmo tempo em que oferece aos investidores a possibilidade de participar de uma operação sênior da Iberdrola na primeira parte do ano. 
  • Com essa nova emissão, a empresa presidida por Ignacio Galán continua consolidando sua liderança em financiamento sustentável, com mais de 50 bilhões de euros em operações em aberto, dos quais cerca de 18,5 bilhões de euros são títulos verdes (incluindo essa nova operação de 850 milhões de euros).