Notícia

Durante a Assembleia Geral de Acionistas na Torre Iberdrola em Bilbao

28.04.2023

Apoio em massa de nossos acionistas à gestão da companhia em um ano recorde

A Iberdrola que lhes apresentamos hoje é uma empresa mais sólida, sustentável e diversificada do que nunca, o que permite ao Conselho de Administração propor a esta Assembleia Geral uma remuneração acionária recorde de 0,49 euros por ação, um aumento de mais de 10%

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola

  • Apoio em massa à gestão. Apoio de 98%, em média, para todos os itens da pauta: resultados da gestão, sistema de governança e sustentabilidade; remuneração, e nomeação e reeleição de diretores.
  • Alta participação. A Assembleia Geral de Acionistas da Iberdrola, realizada hoje em Bilbao, contou com uma participação de quase 72%, de modo que todos os acionistas receberão um dividendo de 0,005 euros por ação.
  • Um gigante global. A Iberdrola se apresentou aos seus acionistas como a principal companhia elétrica da Europa e uma das duas maiores do mundo em termos de capitalização de mercado, com 76 bilhões de euros, quando há duas décadas era apenas a vigésima maior empresa de energia do mundo. 
  • Criação de valor. Nos últimos 20 anos, o valor da ação da Iberdrola aumentou de 3,5 euros para quase 12 euros, distribuindo cerca de 6,5 euros adicionais por ação em dividendos. Para um acionista que tenha reinvestido os dividendos, a rentabilidade total durante esse período representa um aumento de 8 vezes em seu investimento. 
  • Ano recorde. Em 2022, a empresa registrou recordes em investimentos, solidez financeira, expansão internacional e resultados, bem como em contribuição social, criação de empregos e redução de emissões. 
  • Aceleração do Plano Estratégico. O plano estratégico apresentado em novembro do ano passado deu um salto gigantesco em apenas alguns meses, com 60% da capacidade de geração já instalada ou em construção e quase 100% dos investimentos em rede cobertos por marcos já estabelecidos ou em negociação. Além disso, o plano de rotação de ativos e alianças, totalizando 7,5 bilhões de euros, foi executado em sua totalidade em apenas três meses. 
     

Até 2025, planejamos realizar 12.000 novas contratações e continuar fazendo do nosso quadro de funcionários uma referência em igualdade, diversidade e inclusão. Nossas compras de fornecedores chegarão a 50 bilhões de euros nos próximos três anos, criarão ainda mais oportunidades de emprego para nossos milhares de fornecedores e gerarão bilhões em contribuições fiscais que se somarão aos mais de 20 bilhões de euros que esperamos contribuir para os cofres públicos

Os acionistas da Iberdrola apoiaram maciçamente a reeleição de Ignacio Galán como presidente do grupo para um mandato de quatro anos. Todos os itens da agenda receberam um voto positivo de 98% em média, com uma participação próxima a 72%.

Durante seu discurso na Assembleia, o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, destacou que a Iberdrola é uma empresa que combina liderança com a criação de valor para a sociedade. "A estratégia que estamos executando há duas décadas nos permitiu alcançar recordes em investimento, solidez financeira, expansão internacional e resultados, bem como em contribuição social, emprego e redução de emissões. Por isso, a Iberdrola que lhes apresentamos hoje é uma empresa mais sólida, sustentável e diversificada do que nunca”.

Desde a chegada de Ignacio Galán em 2001, o valor da ação passou de 3,5 euros para cerca de 12 euros. A essa revalorização devem ser adicionados os 6,5 euros por ação distribuídos como dividendos. Assim, um acionista que tenha reinvestido seus dividendos nos últimos vinte anos, como faz a maioria do capital, terá visto seu investimento multiplicado por 8 vezes. 

A Iberdrola é atualmente a maior companhia elétrica da Europa e a segunda maior do mundo em termos de capitalização de mercado - com mais de 76 bilhões de euros - o que representa um aumento de sete vezes de seu tamanho desde 2001. Há duas décadas, ela era apenas a vigésima maior empresa de energia do mundo.

Esse bom desempenho na bolsa de valores é respaldado por uma estratégia empresarial visionária, focada em energia limpa, para a qual destinou mais de 140 bilhões de euros em investimentos nas últimas duas décadas. A Iberdrola está na vanguarda da transição energética mundial, com ativos de mais de 150 bilhões de euros, uma capacidade renovável de mais de 40.000 MW e mais de 1.200.000 km de redes em todo o mundo.

Galán enfatizou que o modelo resiliente e diversificado do Grupo o coloca na melhor posição para enfrentar o atual contexto econômico: 75% de sua dívida é a uma taxa fixa (87% excluindo o Brasil), com um vencimento médio de 6 anos, e conta com uma liquidez de 21 bilhões de euros, suficiente para atender suas necessidades financeiras por quase 2 anos. Além disso, Ignacio Galán destacou que as alianças fechadas com os principais sócios globais, como os fundos soberanos da Noruega (Norges Bank) e de Cingapura (GIC), que se unem ao acordo fechado há mais de 10 anos com a Qatar Investment Authority, demonstram que os investidores mais importantes do mundo estão comprometidos com o modelo de investimentos conjuntos da Iberdrola.

O presidente executivo da Iberdrola também quis deixar uma mensagem para o futuro: "Estamos em uma etapa histórica. Contamos com uma equipe com a experiência e o talento necessários e com a tecnologia e os recursos financeiros para continuar realizando com sucesso essa grande revolução energética". 

O país tem o compromisso de continuar liderando a transição energética. O plano estratégico apresentado em novembro do ano passado deu um salto gigantesco em apenas alguns meses, com 60% da capacidade de geração já instalada ou em construção e quase 100% dos investimentos em redes cobertos por marcos já estabelecidos ou em negociação. O plano de ação de alianças e rotação de ativos, totalizando 7,5 bilhões de euros, foi executado em sua totalidade, o que permitirá a aceleração do compromisso de investimento recorde de 47 bilhões de euros no período de 2023-2025.

Com esse plano de investimento, a empresa espera que o lucro líquido ultrapasse 5 bilhões de euros em 2025, o que lhe permitirá continuar aumentando os dividendos de acordo com o crescimento dos resultados e, ao mesmo tempo, melhorar sua já potente solidez financeira.

Criando valor para todos 

Galán enfatizou que a estratégia da Iberdrola para os próximos anos continuará gerando valor para todos: acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e as sociedades dos países em que estamos presentes.

Atualmente, a Iberdrola emprega mais de 40.000 profissionais de 89 nacionalidades, aos quais continuarão se somando outros milhares de mulheres e homens nos próximos anos, como afirma o presidente executivo da Iberdrola: "Até 2025, planejamos realizar 12.000 novas contratações e continuar fazendo do nosso quadro de funcionários uma referência em igualdade, diversidade e inclusão. Nossas compras de fornecedores chegarão a 50 bilhões de euros nos próximos três anos, criarão ainda mais oportunidades de emprego para nossos milhares de fornecedores e gerarão bilhões em contribuições fiscais que se somarão aos mais de 20 bilhões de euros que esperamos contribuir para os cofres públicos".

Além disso, a empresa é uma verdadeira impulsionadora do tecido industrial e comercial das regiões em que está presente, graças às compras que devem ultrapassar 50 bilhões de euros em três anos de milhares de fornecedores que empregam 400.000 pessoas.

Em relação ao meio ambiente, a empresa, cujas emissões já são 75% menores do que as de seus correspondentes, tem como objetivo atingir zero emissões líquidas nas usinas de geração até 2030 e ter um impacto líquido ou positivo na biodiversidade.

Além disso, a empresa destinou um total de 20 milhões de euros às suas fundações em todo o mundo para continuar promovendo suas atividades nas áreas de formação e pesquisa, combate às mudanças climáticas, arte, cultura e ação social. 

Remuneração atraente para os acionistas

Nesse contexto, a Assembleia Geral de Acionistas - por proposta do Conselho de Administração - aprovou uma remuneração total de 0,49 euros por ação, que representa um aumento de 10% com relação à remuneração distribuída no ano anterior. 

Além disso, a Assembleia Geral de Acionistas aprovou um novo programa de recompra de ações para reduzir o capital social. O objetivo é cumprir o compromisso do grupo de manter o número de ações em circulação estável em 6,24 bilhões de ações.

A Assembleia também aprovou o dividendo de participação, que consiste no pagamento de 0,5 centavos de euro por ação - 1 euro para cada 200 ações - aos acionistas com direito a participar da Assembleia, já que foi atingido um quórum de mais de 70% do capital social.

Composição do Conselho

Os acionistas também apoiaram maciçamente as propostas para a reeleição de Ignacio Galán e Armando Martínez como diretores executivos, María Helena Antolín como diretora externa e Manuel Moreu, Sara de la Rica e Xabier Sagredo como diretores independentes. 

Dessa forma, a empresa consolida o alto nível de independência dos membros de seu Conselho de Administração, bem como sua diversidade em todos os níveis. A ampla faixa etária, a experiência e a origem dos diretores, com seis nacionalidades presentes no corpo diretivo, refletem o firme compromisso da empresa com a diversidade. 

Com essa composição, a Iberdrola conta com uma presença equilibrada de mulheres e homens no Conselho de Administração. Aliás, a empresa tem estado à frente dos requisitos atuais, cumprindo a meta de ter 40% de mulheres conselheiras ininterruptamente desde 2021.