Notícia
16.09.2021Iberdrola implementa Arañuelo III, o primeiro projeto fotovoltaico da Espanha que inclui uma bateria de armazenamento de energia
- Reforça sua liderança inovadora e renovável na região da Extremadura: o projeto, ‘incubadora’ de novas tecnologias, inclui uma bateria de 3 MW e 9 MWh de capacidade de armazenamento
- O projeto, que faz parte do complexo Campo Arañuelo – com um investimento total de 80 milhões de euros –, contribuiu para a dinamização da indústria local e a criação de empregos e envolveu 500 profissionais na sua construção
- A Companhia posicionou a região da Extremadura como referência de seus investimentos em energias renováveis na Espanha, onde já opera mais de 3.200 MW; 1.200 MW dos quais são fotovoltaicos
A Iberdrola implementou a usina fotovoltaica de Arañuelo III (40 MW), o primeiro projeto fotovoltaico da Espanha que inclui um sistema de armazenamento que, nesse caso, é uma bateria de 3 MW de potência com 9 MWh de capacidade de armazenamento. Dessa forma, a Companhia avança no desenvolvimento de projetos inovadores visando maximizar o uso de energia e continuar promovendo uma integração eficiente das energias renováveis na rede elétrica.
Localizada no município de Romangordo (Cáceres, Extremadura), Arañuelo III faz parte do complexo Campo Arañuelo, situado na comarca de Almaraz, estando integrado pelas usinas fotovoltaicas Arañuelo I, II e III, que totalizam uma capacidade instalada de 143 MW. A Iberdrola investiu 80 milhões de euros na promoção desse complexo fotovoltaico que ajudou a dinamizar o tecido industrial e a criar empregos na região: sua construção envolveu 500 profissionais e praticamente a totalidade dos trabalhos de campo e obra civil foi realizada por empresas locais.
O complexo Campo Arañuelo já gera energia limpa suficiente para abastecer uma população equivalente a 65.000 residências/ano, evitando assim a emissão de 41.000 t CO2/ano na atmosfera.
Com Arañuelo III, a Companhia reforça sua aposta na região da Extremadura e sua liderança em energias renováveis inovadoras, onde já opera mais de 3.200 MW, dos quais quase 1.200 MW são fotovoltaicos.
1.700 MW de energias renováveis em construção na Espanha
O início da colocação em funcionamento de Arañuelo III se soma a outros projetos de energias renováveis implementados no último ano pela empresa, com uma capacidade instalada de mais de 1.500 MW, entre os quais as usinas fotovoltaicas localizadas na região da Extremadura de Núñez de Balboa, Campo de Arañuelo I e II e Ceclavín.
Atualmente, a Iberdrola está construindo 1.700 MW de capacidade de geração de energia renovável na Espanha e tem uma carteira composta por mais de 17.000 MW na região Ibéria. A Companhia é líder no setor de energias renováveis na Espanha com uma capacidade instalada de mais de 17.000 MW que, através de seu plano de investimento, elevará para 25.000 MW até 2025.
Incubadora de novas tecnologias de armazenamento
Arañuelo III é o primeiro projeto de energia renovável da Espanha implantado com baterias. A Companhia tem em construção ou assegurada uma potência com baterias de 200 MW – alguns deles já instalados – e uma carteira de projetos de armazenamento com baterias de 900 MW no mundo.
A Iberdrola desenvolve na Espanha o projeto de Puertollano (Ciudad Real) – atualmente a primeira e maior usina de hidrogênio verde da Europa, alimentada por uma usina fotovoltaica de 100 MW –, que incluirá um sistema de baterias de íon de lítio, com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh.
No parque eólico de Elgea-Urkilla (32 MW), em Álava, País Basco, a bateria terá uma potência instalada de 5 MW e 5 MWh de capacidade de armazenamento, sendo a primeira a ser colocada em um parque eólico na Espanha. Além disso, projetou outra para a subestação de Abadiano, em Biscaia (de 6 MW). Nas ilhas Canárias, a Iberdrola instalará baterias nos parques eólicos de Ifara e El Vallito – em Granadilla de Abona, Tenerife –, que incluirão um sistema de armazenamento de 12 MW.
Os sistemas de armazenamento são essenciais para enfrentar o desafio da transição energética e estão preparados para ser um elemento determinante no sistema elétrico do futuro, uma vez que melhoram a qualidade do fornecimento elétrico, garantem a estabilidade e a confiabilidade da rede e integram e aproveitam a energia gerada por fontes renováveis.
Investimentos verdes para promover a recuperação econômica
A Iberdrola, que lidera há duas décadas a transição energética, atua como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos.
Para tal, a Companhia lançou um plano de investimentos histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 –, através do qual triplicará sua capacidade em energias renováveis para quase 100.000 MW, dobrará os ativos de redes e aproveitará as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam. Na Espanha, os investimentos chegarão a 14,3 bilhões de euros até 2025, dos quais 7 bilhões serão destinados ao desenvolvimento de projetos de energias renováveis.
Após fazer investimentos no valor de 120 bilhões de euros nos últimos vinte anos, a Iberdrola é líder em energias renováveis com 35.000 MW instalados no mundo; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.