Notícia
07.11.2022Assinamos o primeiro empréstimo sindicalizado com a CaixaBank e o BNP Paribas com cobertura da Cesce
- Esta é a primeira operação sob as novas Apólices Verdes de Investimento da Cesce, que visa exclusivamente financiar projetos que contribuam para a luta contra as mudanças climática fora da Espanha
- Os fundos serão utilizados para financiar projetos eólicos e fotovoltaicos renováveis, de baterias e redes de transmissão no Reino Unido, Irlanda, Portugal e Polônia
- A CaixaBank e o BNP Paribas estruturaram o empréstimo sindicalizado, sendo ambas as entidades coordenadoras de sustentabilidade, com a CaixaBank atuando como agente do financiamento e coordenadora da política do Cesce
A Iberdrola, a CaixaBank, o BNP Paribas e a Cesce deram um passo decisivo para impulsionar o financiamento verde na Espanha. A CaixaBank e o BNP Paribas assinaram um empréstimo verde sindicalizado de 500 milhões de euros com a Iberdrola que é apoiado pela Agência de Crédito à Exportação da Espanha (ECA, em sua sigla em inglês), a Cesce. O empréstimo tem um prazo máximo de 15 anos.
O acordo foi assinado no Ministério da Indústria, Comércio e Turismo na presença da Secretária de Estado do Comércio, Xiana Méndez, que acompanhou os representantes das quatro entidades envolvidas no acordo de financiamento.
Méndez salientou que "esta operação reflete o compromisso do governo com os objetivos do Acordo de Paris e de alcançar um modelo econômico de emissões líquidas zero até 2050, reorientando a carteira da Cesce para a luta contra as mudanças climáticas".
A CaixaBank e o BNP Paribas, além de financiadores, foram as entidades exclusivamente responsáveis pela estruturação, gestão, coordenação e subscrição do financiamento, obtendo ambas os títulos de Mandated Lead Arrangers, Bookrunners e Coordenadores de Sustentabilidade, concedidos pelo Iberdrola, com a CaixaBank atuando como Agente e Coordenador do ECA.
Os fundos serão usados para financiar projetos eólicos e fotovoltaicos renováveis, bem como para projetos de baterias e redes de transmissão no Reino Unido, Irlanda, Portugal e Polônia. Esta é a primeira operação sob as novas Apólices Verdes da Cesce, destinada exclusivamente ao financiamento de projetos de investimento de empresas espanholas no exterior que contribuam para a luta contra as mudanças climáticas.
A capacidade total renovável financiada atingirá 650 MW. Também permitirá a renovação e o desenvolvimento das redes de transmissão do Reino Unido com o objetivo de alcançar o zero líquido no Reino Unido até 2050.
As Agências de Crédito à Exportação (ECA) administram exclusivamente seguros de crédito e investimento em nome dos Estados, cobrindo riscos políticos, comerciais e extraordinários associados à internacionalização.
O seguro de crédito para o empréstimo verde será fornecido pela Cesce, enquanto os fundos para a operação serão por parte da CaixaBank e do BNP Paribas. Este empréstimo verde fortalecerá a diversificação das fontes de financiamento da Iberdrola. Fernando Salazar, presidente da Cesce, disse que "esta assinatura é muito significativa para a seguradora, primeiramente porque é um exemplo para outras empresas e instituições financeiras e, em segundo lugar, porque mostra que criamos produtos destinados a projetos sustentáveis que fornecem soluções reais em favor de uma atividade econômica mais consciente e responsável".
Iberdrola reafirma sua liderança global em financiamento verde
Com este novo empréstimo, a Iberdrola continua consolidando sua liderança no financiamento ESG, com mais de 44,6 bilhões de euros em operações assinadas, dos quais mais de 22,7 bilhões de euros correspondem ao financiamento verde e cerca de 21,5 bilhões de euros a linhas de crédito, empréstimos ou programas de papel comercial sujeitos ao cumprimento de objetivos de sustentabilidade.
Os projetos aos quais são alocados os recursos obtidos a partir destas colocações estão alinhados com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nos quais a Iberdrola concentra seus esforços: número 7 - Energia Renováveis e Acessíveis - e número 13 - Ação Climática.
CaixaBank, uma referência europeia em sustentabilidade
No âmbito do novo Plano Estratégico 2022-2024, a CaixaBank estabeleceu como prioridade estratégica ser uma referência na Europa em sustentabilidade, para a qual estabeleceu o objetivo de mobilizar 64 bilhões de euros em financiamento sustentável para impulsionar a transição das empresas e da sociedade. Neste contexto, a divisão da Banca Corporativa, Institucional e Internacional da CaixaBank (CIB&IB) mobilizou 9,5 bilhões de euros em financiamento sustentável no primeiro semestre de 2022, 28% a mais do que no mesmo período em 2021.
Nesta linha, a entidade se colocou à frente do financiamento verde na Europa durante o primeiro semestre, de acordo com a League Table Green Use of Proceeds Top Tier Lender da Bloomberg, uma das mais prestigiadas agências de informação financeira.
BNP Paribas, pioneiro e líder europeu em finanças sustentáveis
O Grupo BNP Paribas se compromete em apoiar a transição para uma economia sustentável e inclusiva, ao mesmo tempo em que garante seu desempenho e estabilidade. Como banco líder europeu para empresas e instituições, a instituição fornece uma gama completa de conhecimentos sobre a transição para uma economia sustentável, bem como estratégias para canalizar fluxos financeiros para projetos e empresas que estão construindo um mundo com baixo teor de carbono.
O Grupo BNP Paribas tem como objetivo fornecer mais de 350 bilhões de euros até 2025 através de empréstimos e títulos ambientais ou sociais, tendo como base sua sólida trajetória: é o número um na EMEA e o segundo no mundo em títulos verdes e sustentáveis por volume, como bookrunner, de acordo com o ranking da Dealogic do final de 2021. O Grupo também visa atingir 300 bilhões em investimentos sustentáveis e responsáveis até 2025. Em 2022, a Euromoney nomeou o BNP Paribas como o melhor banco do mundo em finanças sustentáveis e o melhor banco do mundo em dados e tecnologia ESG, pelo segundo ano consecutivo.
Sustentabilidade, o pilar do Plano Estratégico 2021-2014 da Cesce
A Cesce sempre garantiu que padrões ambientais e sociais alinhados às melhores práticas em cada setor sejam aplicados aos projetos que apoia em nome do Estado, de acordo com os regulamentos da OCDE que se aplicam ao crédito à exportação. Com o último Plano Estratégico da Cesce, no entanto, a sustentabilidade assumiu uma grande importância para a empresa e não se trata mais apenas de garantir o cumprimento das normas; o objetivo de sua atividade é o de ajudar as empresas a transformar seu modelo de produção, tornando-o compatível com os compromissos da Espanha na luta contra as mudanças climáticas.
Este plano inclui as Apólices Verdes de Exportação e Investimento em nome do Estado. Os primeiros introduzem incentivos na forma de custos e prazos mais baixos e maior flexibilidade na hora de determinar os valores elegíveis, entre outras vantagens. As Apólices Verdes de Investimento, por outro lado, são um produto completamente novo para apoiar o financiamento de investimentos de empresas espanholas no exterior, desde que os projetos de investimento sejam verdes.