Notícia

2023-12-19 11:47:00.0

Concluímos a instalação de todos os aerogeradores do parque eólico 'offshore' de Saint-Brieuc, na França

  • Menos de três anos após o início dos trabalhos de construção e instalação, a última turbina eólica de 8 MW foi instalada em sua fundação de tipo jaqueta (jacket) em 17 de dezembro de 2023.
  • As operações do parque eólico, que começou em julho de 2023, estão sendo de forma progressiva e durará até o primeiro trimestre de 2024, quando a instalação produzirá 9% do consumo total de eletricidade da Bretanha.

A Iberdrola concluiu a fase de instalação dos 62 aerogeradores no parque eólico offshore de Saint-Brieuc. O navio de instalação da Fred Olsen colocou a última turbina eólica de 8 MW em 17 de dezembro de 2023.

O trabalho de instalação dos aerogeradores, que começou em maio passado, ocorreu em um total de 18 viagens, com três a quatro componentes sendo movidos a cada vez. Ao todo, as 62 turbinas contam com uma capacidade instalada total de 496 megawatts (MW) e estão distribuídas em uma área de 75 km2 localizada a cerca de 16 km da costa francesa.

Com um investimento de 2,4 bilhões de euros, o parque produzirá 1.820 gigawatts-hora (GWh) por ano, o que cobrirá a demanda de energia de 835.000 pessoas (incluindo aquecimento), ou seja, 9% do consumo total de eletricidade da Bretanha.

A operação técnica do parque eólico está sendo realizada em etapas. A primeira turbina foi conectada à rede nacional em julho, e atualmente, 20% da primeira parcela já está em operação. Uma segunda parcela de 50% será concluída no início de 2024, alcançando 100% no primeiro trimestre de 2024

"Estamos especialmente orgulhosos do trabalho realizado por nossas equipes dentro do prazo inicialmente anunciado. A Iberdrola demonstra mais uma vez sua capacidade de realizar um projeto de grande escala aqui na Bretanha, confirmando seu status de líder em energia eólica offshore", afirma Stéphane Alain Riou, diretor de energia eólica offshore da Iberdrola França.

Saint-Brieuc, que está sendo construído ao lado de Ailes Marines, é o primeiro parque eólico offshore francês e o quarto na Europa a ser desenvolvido e construído pelo grupo. Atualmente, a Iberdrola está construindo o parque eólico East Anglia 3, de 1,4 GW, no Reino Unido, e o parque eólico Vineyard, de 800 MW, nos Estados Unidos.

Impulsionando a economia espanhola

O projeto apresenta uma forte marca espanhola. As jaquetas (jackets) —as plataformas que sustentam os aerogeradores offshore — e as estacas foram construídas e montadas pela Navantia-Windar em Fene (Corunha) e Avilés (Astúrias). Mais de 15 empresas espanholas participaram do contrato de 350 milhões de euros, que teve um grande efeito em cadeia, criando mais de 2.000 empregos diretos e milhares de empregos indiretos.

A Siemens-Gamesa foi a responsável pela fabricação das turbinas. Com 207 metros de altura cada uma, elas são equipadas com tecnologia de última geração e contam com pás de quase 82 metros de comprimento, oferecendo uma área varrida 18% maior do que o modelo anterior e uma melhoria de 20% na produção anual de energia em comparação com sua antecessora.

Líder em energia eólica 'offshore'

O início da operação de Saint-Brieuc reforça a posição de liderança da Iberdrola em eólica offshore, uma tecnologia para a qual o grupo destinará 46% (a maior porcentagem) do investimento planejado em seu Plano Estratégico 2023-2025, seguida pela eólica onshore, com 25%, e solar, com 24%.

O plano prevê investimentos recordes de 47 bilhões de euros, dos quais 17 bilhões serão destinados ao negócio de renováveis. A Iberdrola é líder mundial em energias renováveis, alcançando 40.344 MW de eletricidade verde em operação após o primeiro trimestre de 2023.

Dentro da carteira de energias renováveis da Iberdrola, a eólica offshore é a segunda tecnologia mais importante. A empresa apostou em novas plataformas de crescimento com grande potencial, como Polônia, Suécia, Irlanda, Estados Unidos, Brasil, Filipinas e Japão, o que lhe permitiu contar atualmente com uma carteira de energia eólica offshore de mais de 30 GW. Dessa forma, a empresa garantiu o cumprimento de seu plano para 2025, quando alcançará 3.100 MW em operação.

Entre os projetos mais emblemáticos da empresa, além de Saint-Brieuc, estão o complexo East Anglia Hub, no Reino Unido, que contém três projetos com uma capacidade instalada total de 2.900 MW, Vineyard Wind, nos Estados Unidos, e seus três parques eólicos em águas bálticas: Wikinger, Baltic Eagle e Windanker