Notícia

2022-12-01 12:37:00.0

"Estamos prontos para corresponder às suas ambições em energia verde", diz o presidente Galán ao chanceler do Reino Unido

A Iberdrola, a grande potência de energia verde, diz que corresponderá às ambições do governo britânico em matéria de energia verde e até mesmo acelerará os investimentos se continuar com uma estrutura estável para o setor energético.

O Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, reuniu-se com o chanceler do Reino Unido, Jeremy Hunt, e indicou que a empresa está preparada para investir em níveis recordes se o marco regulatório apoiar o apetite por infraestrutura verde.

No início deste mês, a Iberdrola, líder mundial em energias renováveis e redes elétricas, apresentou um plano de investimento de capital de 47 bilhões de euros para os próximos três anos, com investimentos no Reino Unido previstos para aumentar em 10,4 bilhões de libras no total entre 2020 e 2025.

Em uma reunião com o chanceler, o Sr. Galán disse que o Reino Unido tem uma excelente oportunidade de continuar sua liderança em energias renováveis e redes elétricas.

"Estamos prontos para corresponder às ambições do governo britânico em relação à energia verde. Com um ambiente regulatório estável e previsível, estamos prontos para continuar investindo em níveis recordes. E estamos até prontos para acelerar esse investimento, se as condições permitirem.

"Temos que abordar a atual crise energética de uma maneira diferente. Esta é uma emergência e, se há um país na Europa que pode entregar mais rapidamente a eletrificação, esse país é o Reino Unido.

"O Reino Unido tem uma grande oportunidade de aproveitar sua posição de liderança em energias renováveis, especialmente eólica offshore, e de fomentar a economia verde do hidrogênio. E, é claro, continuar investindo em redes elétricas, que serão a espinha dorsal para trazer mais energias renováveis ao sistema e ajudar a descarbonizar o transporte e a calefação".

"Vejo com satisfação o compromisso do chanceler e deixei claro para ele que, com a Iberdrola e a ScottishPower, o governo britânico terá um parceiro em sintonia com suas ambições de energia verde. Se o Governo e o órgão regulador estiverem dispostos a ir mais longe em suas ambições, nós também iremos".

Através de seu negócio com a ScottishPower, a Iberdrola está construindo em East Anglia uma das maiores usinas eólicas offshore em águas britânicas e foi uma das maiores vencedoras nos leilões offshore ScotWind, com um potencial de 7GW de energia eólica offshore ao largo da costa da Escócia.

A Iberdrola prevê que a demanda global de energia excederá as previsões atuais, duplicando até 2040, e seus planos de gastos trienais destinam 57% do capital para as redes elétricas.

A Ofgem publicou esta semana sua decisão final sobre os planos da ScottishPower's SP Energy Networks, que planeja investir mais de 3 bilhões de libras entre 2023 e 2028 em suas redes de distribuição no Sul Central da Escócia e no Norte do País de Gales, Cheshire e Merseyside. A SP Energy Networks está atualmente avaliando os detalhes da resolução final. 

O Sr. Galán disse: "Precisamos de um clima onde os órgãos reguladores empurrem empresas como a nossa para ir mais longe e mais rápido. O projeto holístico da rede é um exemplo de como os órgãos reguladores podem se concentrar na criação de condições de longo prazo para o investimento na infraestrutura limpa e verde que um país precisa para eletrificar e acabar com o vínculo com os combustíveis fósseis.