Notícia

2023-03-30 15:30:00.0

Estudantes da Califórnia visitam o Hub da Iberdrola em Bilbao como exemplo de um centro global de inovação em redes inteligentes

  • 60 estudantes da Faculdade de Negócios Paul Merage e do curso "Global Business for Managers" com foco na Europa puderam visitar o Global Smart Grids Innovation Hub da empresa basca em Larraskitu
  • Os alunos receberam informações sobre os negócios de distribuição de energia da Iberdrola, os desafios das redes inteligentes diante da transição energética e como a inovação é uma alavanca fundamental para responder a esses desafios   

Esta manhã, 60 estudantes da Universidade da Califórnia visitaram o Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola (GSGIH) em Bilbao. O Hub faz parte de uma formação como exemplo de um centro de inovação global em redes inteligentes que eles integraram em seu curso da Faculdade de Negócios Paul Merage sobre "Global Business for Managers", com foco na Europa.

Os alunos, liderados pela professora Cornelia Pechmann, são um grupo de Full Time y Executive MBAs, sendo que a maioria deles já está imersa no mercado laboral. Como parte de seus estudos na universidade americana, eles visitam empresas líderes e referências em vários setores da Europa para aprender em primeira mão como eles desenvolvem seus negócios.

Neste caso, a Iberdrola foi uma das empresas selecionadas como exemplo de compromisso com a transição energética no negócio de distribuição de energia. A diretora do GSGIH, Noemí Alonso, foi a anfitriã desta visita de conhecimento formativo que mostrou exemplos de colaboração entre empresas do setor em que a inovação é uma alavanca fundamental para responder aos desafios do futuro das redes inteligentes. "O centro, além de facilitar o desenvolvimento de tecnologia de ponta graças à colaboração com todos os nossos parceiros, é um polo de atração de talentos. O estabelecimento de relações com universidades estrangeiras nos ajuda a expandir nossa rede de conhecimento e atrair talentos internacionais. A visita foi muito produtiva para todos e ficamos impressionados com o entusiasmo que expressaram quando compartilhamos com eles nossos objetivos e ferramentas para enfrentar os desafios da transição energética", explicou a diretora do Hub da Iberdrola em Bilbao.

O GSGIH consolida sua posição como um centro global de inovação em redes inteligentes 

O Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola, localizado em Bilbao, está consolidando sua posição como um centro global de inovação e conhecimento em redes inteligentes para ajudar a enfrentar os desafios da transição energética. O centro, em colaboração com o Conselho Provincial de Biscaia, atua como um motor de inovação, combinando a capacidade tecnológica da Iberdrola com mais de 91 entidades e empresas colaboradoras.

O Negócio de Redes da Iberdrola, através do Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH), criou um ecossistema para promover a inovação, desenvolvendo talentos através da colaboração com universidades, oferecendo oportunidades aos estudantes e preparando os profissionais do futuro.

A iniciativa reúne o potencial inovador de mais de 200 profissionais no desenvolvimento de projetos de P&D+I relacionados com os desafios das redes elétricas do futuro, incluindo uma maior digitalização, o processamento dos dados gerados por essas infraestruturas e a resposta, em termos de robustez e flexibilidade, da rede elétrica aos novos modelos de consumo como a mobilidade elétrica e o autoconsumo.

Além disso, o centro é um espaço tecnológico colaborativo orientado para o mercado, onde os melhores talentos internacionais estarão sempre em contato com fornecedores, start-ups e universidades para estimular sua capacidade industrial e acelerar os processos de inovação.

Missão: liderar a transição energética

A Iberdrola quer permanecer na vanguarda da transição energética, desenvolvendo novos modelos comerciais e tecnológicos nas redes de distribuição. O sistema elétrico está passando por uma transformação sem precedentes e as redes se tornaram uma pedra angular da revolução energética; uma plataforma essencial para avançar em direção a uma economia descarbonizada, que favorece o desenvolvimento de um sistema elétrico com mais fontes renováveis, mobilidade sustentável, cidades inteligentes e autoconsumo.

Com a criação do Global Smart Grids Innovation Hub, o grupo pretende duplicar o número de projetos de inovação em redes inteligentes, consolidando e expandindo o modelo atual de colaboração bem-sucedida com fabricantes de equipamentos elétricos. Para isso, a empresa identificou desde o início mais de 120 projetos para desenvolvimento futuro no valor de 130 milhões de euros.

Desde que este Hub começou a funcionar, foram registrados projetos de P&D+I para um investimento total estimado de 42 milhões de euros na Iberdrola Redes España. Além disso, foram feitos acordos com mais de 91 parceiros tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de digitalização da rede, integração de energias renováveis, implantação de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.

Prova de sua relevância é a visita feita pela Plataforma Europeia de Tecnologia e Inovação para Redes Inteligentes para a Transição Energética (ETIP SNET) para realizar um de seus workshops, especificamente o da Região Ocidental, que contou com a presença de participantes da França, Irlanda, Portugal e Reino Unido. Estes workshops, realizados em estreita colaboração com especialistas da Comissão Europeia, visam identificar questões não resolvidas de pesquisa e inovação (P&I) e monitorar a implementação de atividades de P&I em nível nacional e regional dentro da UE, garantindo a coerência entre as visões nacionais e europeias e estimulando a troca de conhecimento entre os participantes.