Notícia
05.04.2022Rei Felipe VI visita com Ignacio Galán estande da Iberdrola no WindEurope Bilbao 22
- Sua Majestade o Rei foi acompanhado pelo presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, para conhecer os projetos mais inovadores da empresa apresentados neste evento europeu de energia renovável
- O BEC sediará até quinta-feira a cúpula da indústria eólica europeia WindEurope, que reúne 8.000 profissionais e mais de 400 empresas de tecnologia
O evento anual da indústria eólica europeia, o WindEurope, que reúne cerca de 8.000 profissionais e mais de 400 empresas de tecnologia, foi inaugurado hoje no Centro de Exposições de Bilbau (BEC). A Europa, líder mundial no setor, está promovendo a rápida descarbonização da atividade econômica, impulsionada pela necessidade de acelerar a independência energética. O futuro da Europa nunca esteve tão dependente das energias limpas como hoje. A Espanha é considerada o país mais importante da Europa para a energia eólica onshore e tem um plano relevante para a energia eólica offshore flutuante.
O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, recebeu o Rei Felipe VI no estande da empresa para inaugurar o evento. Galán mostrou-lhe alguns dos projetos inovadores em que a empresa está trabalhando. Na Iberdrola fomos pioneiros há duas décadas na energia eólica onshore, uma tecnologia com a qual contamos com 18,9 GW em operação segundo dados do final de 2021. Agora, a eólica offshore se consolidou como um de nossos principais vetores de crescimento. Também participaram da visita o lehendakari (governador do País Basco), Iñigo Urkullu, e a terceira vice-presidente do Governo e ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, Teresa Ribera, entre outras autoridades.
Toda a cadeia de valor converge em Bilbao com uma única mensagem: acelerar os trâmites de licenciamento com o objetivo de atingir metas ambiciosas de energia renovável.
Com mais de 23% da produção, a energia eólica se tornou a principal tecnologia de geração de eletricidade na Espanha. É também a tecnologia com a maior capacidade instalada no sistema energético espanhol (28.073 MW).
O setor eólico é também um pilar fundamental da transição energética e é essencial para atingir os objetivos do PNIEC, que prevê atingir 42% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis até 2030. Na Espanha, com mais de 1.260 parques eólicos e cerca de 250 centros industriais, o setor emprega mais de 27.600 profissionais, o que contribui com 3.106,4 milhões de euros para o PIB do país.
Na edição deste ano, o WindEurope apresentou as novas propostas tecnológicas que permitirão o aproveitamento dos recursos eólicos offshore, longe da costa, por meio de infraestruturas flutuantes altamente estáveis.