Notícia

O presidente executivo da Iberdrola garante que a empresa continuará apoiando o esporte olímpico e paralímpico em Los Angeles 2028.

17.09.2024 - 13:53 UTC +02:00

Galán a esportistas: "Vocês mudaram a maneira de ser e de pensar deste país"

  • O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, recebeu hoje nos escritórios da empresa em Madri as atletas olímpicas e paralímpicas María Pérez, Teresa Perales, Susana Rodríguez, Sara Sorribes, Elena Congost e Laura Ester.
  • Galán anunciou que Elena Congost e Sara Sorribes serão as novas integrantes do programa Embaixadoras Iberdrola, com o qual a empresa pretende dar maior visibilidade a uma seleção de esportistas em meios de comunicação e redes sociais.
  • A empresa de energia eléctrica é, desde 2016, a principal promotora do esporte praticado por mulheres, e colabora com o Plano de Apoio ao Esporte Paralímpico (ADOP) do Comitê Paralímpico Espanhol (CPE) desde sua criação em 2005.
     

A Iberdrola continuará promovendo o esporte espanhol no próximo ciclo olímpico, que culminará com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028. Esta foi a mensagem transmitida pelo seu presidente executivo, Ignacio Galán, durante uma reunião realizada hoje com as atletas olímpicas e paralímpicas María Pérez, Teresa Perales, Susana Rodríguez, Sara Sorribes, Elena Congost e Laura Ester nos escritórios da empresa em Madri.

“Vocês mudaram a maneira de ser e de pensar deste país. Hoje eu queria estar com vocês para parabenizá-las e confirmar que, nas próximas Olimpíadas, podem continuar contando conosco. Seguiremos apoiando a todas vocês em todos os níveis”, afirmou Galán.

Há anos que estas esportistas estão fortemente ligadas à empresa de energia elétrica. María Pérez, Susana Rodríguez e Laura Ester fazem parte do programa Embaixadoras Iberdrola, por meio do qual a companhia busca dar a maior visibilidade possível a uma seleção de atletas em meios de comunicação e redes sociais, criando novas referências na sociedade.

Teresa Perales, por sua vez, forma parte do júri de honra dos Prêmios Iberdrola Supera, com os quais a empresa valoriza todos os anos os esforços daqueles que promovem o empoderamento das mulheres por meio do esporte de base. 

Por tudo isso, e no âmbito dessa reunião, o presidente executivo do Grupo anunciou que Sara Sorribes e Elena Congost serão as novas Embaixadoras da Iberdrola. Além disso, entregou a essas seis mulheres as Medalhas Iberdrola de Energia no Esporte, em reconhecimento à sua impecável trajetória profissional e, em particular, ao seu magnífico desempenho nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Após a polêmica desqualificação de Elena Congost nos Jogos Paralímpicos na França, Galán fez uma menção especial à maratonista. O presidente executivo da Iberdrola disse: “Elena, você demonstrou um grande espírito competitivo. Você sacrificou tudo porque o mais importante são as pessoas e o espírito de equipe, mais do que medalhas ou sucesso, e ajudou uma colega de equipe que estava em dificuldades. Nós a apoiaremos para que você possa alcançar tudo o que se propor a fazer.”

Duas décadas promovendo a igualdade por meio do esporte

A Iberdrola acredita firmemente que o esporte é um dos veículos essenciais para promover a igualdade. Por isso, desde 2016, a companhia é a principal promotora do esporte praticado por mulheres. Atualmente, apoia 35 federações nacionais e dá seu nome a mais de 160 competições. Por meio de seu compromisso, nesses oito anos contribuiu para um aumento de mais de 80% no número de membros dessas federações, que chegou a quase 820.000 esportistas. 

Seu foco não está exclusivamente nos atletas de elite e federados. Por esse motivo, todos os anos realiza os prêmios Iberdrola Supera, com uma premiação total de 300.000 euros a serem distribuídos entre seis categorias. Além disso, promove ações complementares ao simples patrocínio, como a organização de eventos esportivos ou campanhas de comunicação, como o programa Embaixadores Iberdrola.
  
O incentivo da companhia elétrica também se estende ao esporte paralímpico. Desde sua criação, em 2005, colabora com o Plano de Apoio ao Esporte Paralímpico (ADOP)  do Comitê Paralímpico Espanhol (CPE), com o objetivo de proporcionar aos nossos atletas as melhores condições para realizar sua preparação e participar em todas as competições com sucesso garantido.

Além disso, a Iberdrola, por meio de sua Fundação na Espanha e em conjunto com o CPE, oferece aos atletas paralímpicos beneficiários do Plano ADOP bolsas de estudo para formação universitária e de pós-graduação. Esse acordo de colaboração tem como objetivo facilitar a formação profissional dos atletas com vistas à sua futura integração no mercado de trabalho após o término de sua carreira esportiva.

Por último, vale lembrar que a empresa é uma das que colaboram com o Universo Mujer, uma iniciativa abrangente voltada para o desenvolvimento da mulher e sua evolução pessoal dentro da sociedade. O projeto surgiu com a missão de desenvolver iniciativas que contribuam para a melhoria e transformação social por meio dos valores de todos os esportes femininos.