Notícia

2021-06-16 00:00:00.0

Em um encontro com o deputado-geral de Biscaia, antes da realização da Assembleia Geral de Acionistas, que acontece nesta sexta-feira em Bilbau

Galán compartilha com Unai Rementeria os avanços do Global Smart Grids Innovation Hub, com sede em Bilbau, que já chegou a acordos com 30 parceiros tecnológicos

  • O centro da Iberdrola, promovido junto ao Conselho Municipal de Biscaia, criará um polo de atração de talento e inovação com fornecedores, colaboradores e startups para a digitalização de redes, integração das energias renováveis, implantação do veículo elétrico e sistemas de armazenamento de energia
  • Ambos coincidiram na necessidade de continuar inovando e investindo em redes para acelerar a transição energética e fomentar a economia em Euskadi (País Basco)
  • A Companhia seguirá atuando como motor da economia do País Basco, com um impacto socioeconômico de 15 bilhões de euros entre 2020 e 2025, oferecendo oportunidades à sua cadeia de valor local em energias renováveis, armazenamento, redes e novas tecnologias, como é o caso do hidrogênio verde

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, se reuniu ontem em Bilbau com o deputado-geral de Biscaia, Unai Rementeria, ao qual reiterou o firme compromisso da Companhia em liderar a transição para um novo modelo energético, baseado na eletrificação e incorporação de mais energias renováveis, assim como a necessidade de continuar inovando em redes de distribuição elétrica para tornar possível essa transição e reativar a economia e a criação de empregos. O encontro aconteceu na véspera da Assembleia Geral de Acionistas que a Companhia realiza nesta sexta-feira na capital biscainha de forma virtual.

Galán compartilhou com Unai Rementeria a oportunidade de continuar transformando as infraestruturas de redes em uma plataforma robusta, flexível e inteligente, que seja capaz de dar resposta aos desafios da eletrificação do sistema elétrico e a um cidadão com maior capacidade de decisão e conectividade.


Plataforma indutora de PD&I e do talento local e internacional

Essa transformação, segundo Galán, deve priorizar a inovação; um âmbito compartilhado pelo deputado-geral de Biscaia e materializado na criação do Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola em Bilbau.

O centro – que será implementado neste outono – foi criado com o objetivo de se tornar uma referência em inovação aplicada às redes e atuará como plataforma indutora de PD&I e do talento local e internacional, combinando a capacidade tecnológica da empresa com a de parceiros estratégicos globais e um amplo ecossistema colaborativo de fornecedores, universidades e startups do mundo.

A Iberdrola recentemente chegou a acordos com 30 parceiros tecnológicos – muitos deles bascos – para o desenvolvimento de soluções de digitalização de redes, integração das energias renováveis, implantação do veículo elétrico e sistemas de armazenamento de energia.

O hub de redes inteligentes, que agrupará o potencial de mais de 200 profissionais no desenvolvimento de projetos de inovação, direcionará suas atividades a países da Europa, América e Oriente Médio, tendo já identificado mais de 120 projetos de inovação para seu futuro desenvolvimento no valor de 110 milhões de euros.

O Global Smart Grids Innovation Hub promoverá a transferência de conhecimentos com bolsas e pós-graduações; servirá de catalisador para o desenvolvimento empresarial através de programas de incubação e aceleração de startups e ativará atuações de inteligência competitiva, como é o caso da execução de conferências globais.

O Conselho Municipal de Biscaia colabora com essa iniciativa, facilitando a interação do ecossistema da Iberdrola com os mecanismos tributários para a inovação desenvolvidos pela Instituição Municipal e com instrumentos para acelerar a consolidação de startups. O hub de inovação está conectado à estratégia Biscay Startup Bay, pois também se converterá em um lugar de scaleup das startups do setor energético que se instalem na Torre Bizkaia.


Cadeia de valor basca em tecnologias do futuro

No encontro com o deputado-geral de Biscaia, Galán explicou o impacto socioeconômico da atividade da Iberdrola no País Basco que, no período 2020-2025, coincidindo com seu ambicioso plano de investimento, ultrapassará a cifra de 15 bilhões de euros, reforçando assim seu papel como um dos principais motores de atividade do País Basco. Nesse compromisso para continuar liderando a transição energética e promovendo a cadeia de valor, cerca da metade do impacto de sua atividade até 2025 corresponderá a compras feitas de fornecedores bascos.

Nesse sentido, ressaltou as oportunidades que a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, como o hidrogênio verde, oferecem para a indústria basca, uma vez que marcarão boa parte da economia verde presente e futura. Também destacou a participação de empresas como a Elecnor e a Consonni no maior projeto de hidrogênio verde da Europa, desenvolvido pela Iberdrola em Puertollano (Ciudad Real). Da mesma forma, detalhou os fatores-chave do ‘Y’ basco do hidrogênio verde no País Basco; um projeto liderado pela Iberdrola e apoiado por instituições – entre as quais o Conselho Municipal de Biscaia – e empresas bascas, que promove a instalação de estações de abastecimento de hidrogênio nas cidades de Vitória, Bilbau e San Sebastián, o que geraria compras de trinta fornecedores locais.

Finalmente, Galán compartilhou com Unai Rementeria os avanços da Cúpula da European Roundtable for Industry (ERT), que será organizada pela Iberdrola em Bilbau no próximo mês de novembro. A associação integra os primeiros executivos das 60 principais empresas industriais da Europa. 

Acesso a informação legal