Notícia
17.10.2022Hub da Iberdrola em Bilbau celebra seu primeiro aniversário com mais de 80 entidades colaboradoras no centro mundial de redes inteligentes
- O GSGIH – Global Smart Grids Innovation Hub – consolida sua posição com uma infinidade de projetos colaborativos para inovar as redes do futuro com o protagonismo do uso de drones, a cibersegurança de dados e a inteligência artificial
- A Iberdrola investiu mais de 337 milhões de euros em P&D&I em 2021, 15% a mais do que no ano anterior, e parte dos recursos foram destinados a projetos relacionados a redes inteligentes
O Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH) da Iberdrola em Bilbau comemora seu primeiro aniversário com mais de 80 empresas e entidades colaboradoras. Um ano após sua inauguração, o Hub da companhia elétrica consolidou sua posição como um centro global de inovação em redes inteligentes, desenvolvendo soluções para digitalização da rede, integração de energias renováveis, implantação de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
O GSGIH está gerando grandes projetos estratégicos que irão orientar a inovação nas redes de distribuição. O lançamento do projeto ASTRA-CC liderado pela i-DE, que conta com a participação de 20 empresas, fabricantes, centros tecnológicos e universidades líderes em eletrônica e controle no país, envolve a evolução da rede tradicional para uma que inclua redes de corrente contínua, com o objetivo de otimizar a eletrificação da economia e integrar energias renováveis, carregamento rápido de veículos elétricos e armazenamento.
Outro exemplo de um projeto estratégico do Hub é o TrustGrid, que através de colaborações gera tecnologias inovadoras de cibersegurança para construir soluções de longo prazo e enfrentar desafios comerciais. Desta forma, será estabelecido um novo modelo de colaboração para projetar e desenvolver tecnologias comuns "seguras por projeto" que atendam às necessidades de uma rede inteligente mais cibersegura.
Além disso, estão sendo realizados trabalhos em uma nova fase na digitalização das instalações, o projeto da subestação 4.0 baseado no desenvolvimento de gêmeos digitais (Digital Twin). Com base em um modelo 3D inteligente gerado por voos com drones, os vários elementos de uma subestação podem ser sensorizados por robôs para monitorar remotamente possíveis anomalias e proporcionar maior segurança para os trabalhadores "conectados" do futuro. O próximo passo já está sendo testado: os drones já permitem a instalação de elementos de proteção das aves nas linhas aéreas, evitando o trabalho em altura.
A atividade do projeto é complementada por desafios específicos para encontrar novas ideias e parceiros inovadores para resolver problemas específicos. Este ano, estão sendo instaladas nos postes de eletricidade câmeras equipadas com inteligência artificial para a detecção precoce de incêndios.
Da mesma forma, os challenges propostos pelo Hub estimulam o desenvolvimento de possíveis soluções, graças às start-ups.
A Iberdrola investiu mais de 337 milhões de euros em P&D&I em 2021, 15% a mais do que em 2020. Parte dos recursos foi direcionada para projetos relacionados a redes inteligentes. É importante destacar que, entre as realizações da GSGIH neste primeiro ano de operação, está a identificação de projetos de P&D&I em andamento para um investimento total estimado de 32 milhões de euros na Iberdrola Redes Espanha.
O polo de crescimento do Hub
Este espaço de colaboração público-privada, com mais de 1.000 m2 e localizado na sede da rede Iberdrola em Larraskitu, é um polo de atração de talentos e de promoção de novas tecnologias que tornarão possível a transição energética, maximizando o uso de energias renováveis, integrando plenamente os sistemas de armazenamento de energia e otimizando o acesso a novos usos da eletricidade, como mobilidade e climatização. Além disso, também é um projeto de colaboração internacional que reúne o potencial de mais de 200 profissionais no desenvolvimento de projetos de inovação a serem realizados em países da Europa, da América e do Oriente Médio.
O Global Smart Grids Innovation Hub está conectado à estratégia do Biscay Startup Bay, uma vez que também se tornará um local de scaleup para start-ups do setor de energia que se instalam na Torre da Biscaia.