Notícia

2021-07-23 00:00:00.0

Parque eólico ao largo da ilha de Rügen avança conforme planejado — pronto para operação no final de 2024

A Iberdrola concede a instalação de fundações e cabos interconectados do Baltic Eagle à Van Oord

  • O comissionamento fornecerá energia sustentável a 475.000 residências, economizando quase um milhão de toneladas de CO2.
  • A Iberdrola planeja chegar a 1,1 GW de capacidade instalada no mar Báltico alemão, um mercado essencial para a empresa, até o final de 2026

Iberdrola e Van Oord assinaram um contrato para o transporte e instalação das fundações monopilar do Baltic Eagle, assim como o fornecimento, transporte e instalação dos cabos interconectados. Com uma capacidade de produção de 476 MW, o parque eólico offshore Baltic Eagle fornecerá energia renovável para 475.000 residências, ao mesmo tempo que economiza quase um milhão de toneladas em emissões de CO2 a cada ano. Está programado para estar totalmente operacional até o final de 2024.

Iris Stempfle, Gerente de país da Iberdrola para a Alemanha, diz: “A Iberdrola é um dos principais desenvolvedores que contribuem para a transição energética investindo em projetos eólicos offshore em todo o mundo. Na Alemanha, nosso hub do Báltico terá uma capacidade instalada de 826 MW até o final de 2024. Voltar a aproveitar a experiência da Van Oord nos deixa confiantes de que o parque eólico offshore Baltic Eagle será entregue conforme planejado.”

Arnoud Kuis, diretor administrativo da Van Oord Offshore Wind, diz: “Estamos muito satisfeitos de trabalhar com a Iberdrola novamente, desta vez no projeto Baltic Eagle no mar Báltico alemão. Combinar a instalação das fundações com o fornecimento e colocação de cabos garantirá uma execução eficiente do projeto.”

Para a instalação das 50 fundações, a Van Oord está utilizando seu navio de instalação de carga pesada de 8.000 toneladas Svanen, que até agora instalou mais de 700 fundações em toda a Europa, incluindo a grande maioria dos monopilares do mar Báltico. As obras offshore do projeto Baltic Eagle começarão em 2023.  O navio Nexus de colocação de cabos da Van Oord e a escavadeira Dig-It serão utilizados para a colocação de cabos interconectados. Devido às condições desafiadoras do solo no mar Báltico, a escavadeira Dig-It será personalizada para garantir a execução adequada dos trabalhos de instalação de cabos.


Desenvolvimentos eólicos offshore no mar Báltico

O mar Báltico tem o incrível potencial de 93.000 MW de energia eólica offshore na Europa. Ao lado da Alemanha, vários países, como Polônia, Suécia e Estônia, estão explorando novas oportunidades para desenvolvimentos eólicos offshore. Em 2024, o hub da Iberdrola no mar Báltico compreenderá 826 MW (Wikinger com 350 MW, em operação desde 2017, e Baltic Eagle com 476 MW) e atuará como centro de serviços offshore e onshore, além de proporcionar conteúdo local para os projetos da Iberdrola no eixo Alemanha-Polônia-Suécia.  Somente no mar Báltico alemão, a Iberdrola planeja aumentar a capacidade instalada para mais de 1,1 GW até o final de 2026.

O atual portfólio de energia eólica offshore da Iberdrola inclui projetos no mar Báltico alemão (Wikinger e Baltic Eagle), no mar do Norte (East Anglia ONE e East Anglia Hub), no mar da Irlanda (West of Duddon Sands), na costa de Massachusetts (Vineyard Wind) e na França (Saint Brieuc).

A expansão significativa do oleoduto eólico offshore nos últimos doze meses — 20.000 MW no final do primeiro trimestre de 2021 — impulsionada por novos mercados em crescimento com grande potencial, como Japão, Polônia, Suécia e Irlanda, permitirá ao grupo ter 12.000 MW eólicos offshore em operação até 2030.


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica

A Iberdrola acredita que a transição energética pode funcionar como uma força motriz fundamental na transformação da indústria, na recuperação da economia verde e na criação de empregos.

Com esta abordagem, a Iberdrola lançou um importante plano de investimentos de 75 bilhões de euros para o período 2020-2025, com o objetivo de dobrar sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades criadas pela revolução energética nas principais economias mundiais.

Depois de vinte anos liderando a transição energética, com investimentos de mais de 120 bilhões de euros, a Iberdrola é líder em energias renováveis, com uma capacidade instalada de mais de 33 GW, o que torna sua frota de geração uma das mais limpas do setor de energia.

Com as emissões de CO2/kWh já dois terços inferiores à média europeia, a estratégia de investimento em energias e redes limpas levará a Iberdrola a tornar-se neutra em carbono na Europa até 2030.

Acesso a informação legal