Notícia

2024-01-29 14:14:00.0

Iberdrola e BCAM colaborarão no projeto Innovation Data Space de IA para otimizar as redes elétricas

  • O projeto faz parte do Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH), um ambiente de trabalho colaborativo no qual o BCAM participa desde 2021.
  • As áreas de colaboração do GSGIH incluem o projeto Innovation Data Space ("i-DS"), que, por meio de Inteligência Artificial, busca simplificar e aprimorar a extração de valor de dados para melhorar o serviço das redes de distribuição. 
  • O BCAM participará do desenvolvimento dos casos de uso propostos no i-DS. De maneira mais específica, o trabalho do BCAM nesse projeto se concentrará na previsão de demanda na rede de baixa tensão.
     

O BCAM, o Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada vinculado ao Departamento de Educação do Governo Basco, colaborará com a Iberdrola no projeto Innovation Data Space (i-DS). A colaboração foi concretizada por meio da assinatura de um acordo no âmbito do Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH). O GSGIH é um ambiente de trabalho colaborativo no qual o BCAM participa desde 2021 junto com outros fornecedores, empresas, centros tecnológicos e universidades, com o objetivo de utilizar a inovação como alavanca para melhorar o serviço de distribuição da rede e a capacidade e eficiência da rede para uma maior integração das energias renováveis e a eletrificação da economia.

Entre as áreas de colaboração do GSGIH está o projeto Innovation Data Space (i-DS), que, por meio de Inteligência Artificial, tem o objetivo de acelerar e aprimorar a extração de valor de dados para melhorar o serviço das redes de distribuição. O BCAM participará do desenvolvimento dos casos de uso propostos no i-DS.

De maneira mais específica, o trabalho do BCAM nesse projeto se concentrará na previsão da demanda na rede de baixa tensão (BT) por meio de ações de melhoria de gerenciamento baseadas na geração de cenários futuros de consumo e geração, a fim de priorizar ações no processo de previsão de demanda vinculado ao planejamento da rede de BT e à priorização de investimentos. 

Essa não é a primeira vez que as duas entidades trabalham juntas. O BCAM participa, por exemplo, do projeto IA4TES - Inteligência Artificial para a Transição Energética Sustentável, liderado pela Iberdrola, que faz parte do mesmo programa, e do Programa de Missões de P&D em Inteligência Artificial, no âmbito da Agenda Digital 2025 da Espanha e da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial. O projeto começou em 2022, foi um dos cinco concedidos na Espanha e tem um subsídio total de mais de 12,5 milhões de euros. 

O principal objetivo é investigar as soluções que diferentes tecnologias de Inteligência Artificial podem oferecer para o setor de eletricidade, tendo em mente o novo paradigma do sistema de eletricidade. 

Por parte do BCAM, os pesquisadores que coordenam o trabalho são o pesquisador Ramón y Cajal do BCAM e Ikerbasque Santiago Mazuelas e Vincenzo Nava, pesquisador sênior do BCAM e Tecnalia Research & Innovation.

Sobre o BCAM

O BCAM é um centro de pesquisa interdisciplinar com sede em Bilbao, promovido pelo Departamento de Educação do Governo Basco, que faz parte da rede BERC (Centros de Pesquisa de Excelência Basca). Fundado em 2008 pelo Governo Basco por meio do Ikerbasque, um de seus principais objetivos é colocar a matemática a serviço da sociedade por meio da transferência de conhecimento, estendendo os resultados de suas pesquisas a setores como biociências, saúde, energia ou fabricação avançada, e trabalhando em conjunto com instituições e empresas locais e internacionais.     

O centro, que atualmente conta com 186 pesquisadores de 34 países, recebeu a distinção Severo Ochoa três vezes (2013, 2018 e 2021) da Agência de Pesquisa do Estado, o que consolida o BCAM como uma das instituições mais importantes em seu campo na Europa.

Sobre o Hub da Iberdrola

A Iberdrola quer se manter na vanguarda da transição energética, desenvolvendo novos modelos de negócios e tecnologia nas redes de distribuição. 

O sistema elétrico está passando por uma transformação sem precedentes e as redes se tornaram a pedra angular da revolução energética; uma plataforma essencial para avançar em direção a uma economia descarbonizada, que favorece o desenvolvimento de um sistema de eletricidade com mais fontes renováveis, mobilidade sustentável, cidades inteligentes e autoconsumo. 

Com a criação do Global Smart Grids Innovation Hub, o grupo pretende dobrar o número de projetos de inovação em redes inteligentes, consolidando e expandindo o atual modelo bem-sucedido de colaboração com fabricantes de equipamentos elétricos. Para isso, a empresa identificou, desde o início, mais de 120 projetos para desenvolvimento futuro no valor de 130 milhões de euros. Desde o lançamento desse Hub, em outubro de 2021, foram registrados projetos de P&D+I em andamento com um investimento total estimado de 42 milhões de euros na Iberdrola Redes España. Além disso, foram firmados acordos com mais de 100 parceiros tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de digitalização de redes, integração de energias renováveis, implantação de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.