Notícia

2022-10-03 11:15:00.0

Iberdrola e BEI estendem empréstimo verde de 220 milhões de euros para impulsionar as redes inteligentes na Espanha

  • O financiamento alcança um total de 820 milhões de euros, um fundo destinado ao plano de investimentos em infraestrutura do i-DE, a empresa de distribuição da Iberdrola.
  • O projeto, que manterá 10.000 empregos por ano, contribui para a eletrificação da economia espanhola e para aumentar a eficiência da rede de distribuição. 
  • Esses recursos adicionais facilitarão a execução do Plano Estratégico da empresa, focado em energias renováveis e redes, de acordo com o plano REPowerEU.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Iberdrola concordaram em prorrogar o empréstimo verde assinado em 2021 para apoiar o desenvolvimento, a modernização e a digitalização das redes de distribuição de eletricidade da empresa, um projeto com impacto em doze regiões espanholas. O aumento de 220 milhões de euros assinado hoje eleva o financiamento total do BEI para cerca de 820 milhões de euros, o que impulsionará as redes inteligentes na Espanha e contribuirá para aumentar a eletrificação da economia. O projeto vinculado ao empréstimo melhorará a eficiência da rede de distribuição, algo que será reforçado pela automação e controle.

Com este empréstimo, a Iberdrola impulsionará a recuperação econômica e o emprego na Espanha ao manter cerca de 10.000 empregos por ano durante o período de implementação, de acordo com as estimativas do BEI. Este empréstimo apoia os objetivos de coesão regional e desenvolvimento do Banco da União Europeia (UE), que priorizam a promoção de projetos em regiões menos desenvolvidas com um produto interno bruto (PIB) per capita abaixo da média da UE. Neste contexto, 68% do plano do i-DE previsto neste acordo está sendo desenvolvido nestas regiões espanholas.

Este acordo favorece o desenvolvimento do plano de investimento em redes inteligentes que está sendo desenvolvido pelo i-DE, empresa de distribuição da Iberdrola na Espanha, para o período 2021-2023, envolvendo um investimento total de 1,8 bilhão de euros. A empresa terá a capacidade de multiplicar a confiabilidade, eficiência e segurança da rede de distribuição de eletricidade, tudo graças ao apoio do BEI e dos fundos do governo espanhol através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRM).

O Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, explicou que: "A extensão deste empréstimo verde com o BEI nos permitirá desenvolver ainda mais as redes inteligentes na Espanha, que são essenciais para facilitar a integração da produção de energia renovável, aumentar a eficiência energética e melhorar a rede de distribuição e a qualidade do abastecimento. Isto acelerará a transição para um modelo mais sustentável, ajudando a proporcionar maior autossuficiência e segurança energética, tão necessárias em um momento crítico como o atual". 

Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, disse: "A extensão deste financiamento é ainda mais importante em um momento de crise energética. Nós do BEI sabemos que é vital impulsionar as redes elétricas para o crescimento das energias renováveis, que são vitais para garantir a segurança do abastecimento e descarbonizar as economias da UE. A extensão deste empréstimo verde com a Iberdrola é mais um passo para este objetivo, que também se traduzirá em crescimento econômico e emprego na Espanha".

No plano ambiental e energético, esta operação está alinhada com ‘Hoja de Ruta del Clima’ (Roteiro Climático) do BEI e com a estratégia do plano REPowerEU da UE. Os recursos adicionais que a Iberdrola receberá facilitarão a implementação do Plano Estratégico da empresa, que se concentra em investimentos em energias renováveis e redes, duas das prioridades do REPowerEU.

Os projetos desenvolvidos pelo i-DE também apoiam o aumento da eletrificação do setor de aquecimento e mobilidade, de acordo com os objetivos do Plano Nacional Integrado de Energia e Clima da Espanha (PNIEC) 2021-2030.

O Banco da UE está realizando esta operação através de um Empréstimo Verde (Green Loan). Este é um tipo de financiamento cujas características atendem plenamente aos requisitos definidos no programa de Títulos de Conscientização Climática (Climate Awareness Bonds, CAB em suas siglas em inglês) do BEI. A transação é, portanto, suscetível de se alocar a sua carteira de operações de empréstimo financiadas através da emissão desses títulos.

Financiamento verde

A Iberdrola, que é líder mundial em financiamento sustentável e verde, consolidou sua posição como referência mundial em financiamento sustentável, sendo o primeiro grupo do mundo a emitir bônus verdes, depois de ser a primeira empresa espanhola a abrir este mercado em 2014. Em 2016, a empresa também assinou o primeiro empréstimo verde para uma empresa de energia, no valor de 500 milhões de euros. 

No final de junho de 2022, o grupo já contava com financiamentos verdes ou ligados a critérios de sustentabilidade no valor de mais de 43,8 bilhões de euros, dos quais mais de 16,5 bilhões de euros correspondiam a títulos verdes. 

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição financeira de longo prazo da União Europeia, cujos acionistas são seus Estados membros. O BEI fornece financiamento de longo prazo para investimentos sólidos que ajudem a atingir os objetivos políticos da UE. O Banco Europeu de Investimento (BEI) concede empréstimos a longo prazo em nome da União Europeia.