Notícia
O evento foi realizado na Torre Iberdrola com a presença de mais de 100 empresas de diversos países
Iberdrola entrega em Bilbao seus Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano
Esses prêmios refletem nosso compromisso com uma cadeia de suprimentos sólida, inovadora e sustentável. Reconhecemos o papel essencial que nossos fornecedores desempenham para avançar na eletrificação. Uma estratégia que a Iberdrola lidera há mais de duas décadas sob a presidência de Ignacio Galán para promover um sistema energético autossuficiente, seguro e competitivo, capaz de responder aos desafios globais e gerar valor em cada território onde operamos.
Pedro Azagra, CEO Global da Iberdrola
- A Iberdrola valoriza o trabalho de 20 mil fornecedores “unidos pela excelência no trabalho” que sustentam meio milhão de empregos.
- A empresa reconheceu de forma especial cerca de vinte empresas fornecedoras que atuaram, em conjunto com a Iberdrola, no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica após a tormenta DANA de Valência.
- O Grupo destacou empresas por seu compromisso, inovação e sustentabilidade, que contribuem para o avanço da eletrificação e o desenvolvimento industrial, o emprego e a competitividade.
- A britânica KIRBY conquistou o prêmio de Fornecedor do Ano; a norte-americana AWS Amazon foi reconhecida na categoria de digitalização e novas tecnologias; a basca Arteche por suas soluções inovadoras; e Andritz Hydro e KONČAR por seu esforço e compromisso com a sustentabilidade, respectivamente.
A Iberdrola celebrou em sua sede corporativa, a Torre Iberdrola, em Bilbao, uma nova edição de seus Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano. O encontro contou com a presença de parceiros da empresa em países como Espanha, Reino Unido, Portugal, Croácia, Coreia e Países Baixos.
Nesta edição, os Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano da Iberdrola, que reuniram mais de 100 empresas colaboradoras, foram divididos em seis categorias. O Grupo concedeu seu Prêmio Especial Fornecedor do Ano à empresa britânica KIRBY, com quem atua lado a lado na modernização da rede elétrica do país.
Como parte do compromisso do Grupo em alcançar um sistema energético mais eficiente e resiliente, a AWS Amazon (Estados Unidos) e a Electrotécnica Arteche (Espanha) foram as premiadas nas categorias de “Digitalização e Novas Tecnologias” e “Inovação”, respectivamente.
Já em relação à aposta da Iberdrola com o desenvolvimento industrial e a criação de emprego, os parceiros premiados foram a NKT Cables Portugal, na categoria de “Melhor Fornecedor Fabricante de Equipamentos”, e o Grupo de Arquitectura y Obra Civil SL - GAROC (Espanha), na categoria de “Melhor Fornecedor de Obras e Serviços”.
Por último, dentro de seu apoio à competitividade e à sustentabilidade, a empresa reconheceu, na categoria de “Envolvimento”, a empresa austríaca Andritz Hydro e, na categoria de “Sustentabilidade”, a croata KONČAR – Distribution and Special Transformers Inc.
A cerimônia de entrega contou com a participação de vários executivos da companhia, como Pedro Azagra, CEO Global da Iberdrola, e Mario Ruiz-Tagle, CEO da Iberdrola España.
Pedro Azagra afirmou que “esses prêmios refletem nosso compromisso com uma cadeia de suprimentos sólida, inovadora e sustentável. Reconhecemos o papel essencial que nossos fornecedores desempenham para avançar na eletrificação. Uma estratégia que a Iberdrola lidera há mais de duas décadas sob a presidência de Ignacio Galán para promover um sistema energético autossuficiente, seguro e competitivo, capaz de responder aos desafios globais e gerar valor em cada território onde operamos”.
A cadeia de suprimentos da Iberdrola permite planejar investimentos com segurança e avançar com confiança em seus projetos de eletrificação, apoiados em energias renováveis, redes inteligentes e soluções de armazenamento.
Plano transformador para acelerar a eletrificação e gerar valor
Em setembro, a Iberdrola apresentou em Londres um novo plano transformador para o período 2025-2028, que prevê investimentos de 58 bilhões de euros, destinando cerca de dois terços desse valor aos Estados Unidos e ao Reino Unido. Desse montante, 37 bilhões serão investidos no setor de redes elétricas e 21 bilhões em projetos de geração renovável e clientes.
Esses investimentos resultarão em compras no valor de 65 bilhões de euros a 20 mil fornecedores que sustentam 500 mil empregos em todo o mundo.
Além disso, a companhia planeja realizar 15 mil novas contratações nos próximos quatro anos e contribuir com 40 bilhões de euros aos cofres públicos dos países em que opera.