Notícia

2020-09-25 22:00:00.0

Finaliza uma semana repleta de ações com mais de 60 iniciativas solidárias e com a participação dos funcionários de dez países

Iberdrola envolve 4.000 funcionários no Dia do Voluntariado, adaptado às condições da COVID-19

  • As iniciativas, principalmente ‘virtuais’, estiveram relacionadas à importância de cuidar do meio ambiente, à promoção da inclusão e à emergência social decorrente da pandemia

A Iberdrola conclui hoje uma semana repleta de ações, relacionadas à comemoração do ‘Dia Internacional do Voluntariado’ que, neste ano e apesar das condições excepcionais impostas pela COVID-19, envolveu cerca de 4.000 colaboradores de dez países onde a companhia está presente.

Durante esses dias, funcionários da Espanha, Estados Unidos, México, Brasil, Reino Unido, Irlanda, Grécia, Itália, Bélgica e Portugal, sob o lema ‘Juntos continuamos construindo o mundo que queremos’, implementaram mais de 60 iniciativas solidárias relacionadas à importância de cuidar do meio ambiente, à inclusão de grupos sociais vulneráveis e emergência social, ajudando sobretudo na volta às aulas das famílias carentes através da doação de packs de alimentação e kits escolares.

Os voluntários da Iberdrola e seus familiares também compartilharam essas ações com outros grupos sociais vulneráveis, tais como pessoas com deficiências e idosos, pois são os que mais sofrem nos confinamentos.

Neste ano, as restrições sanitárias decorrentes da pandemia obrigaram a adaptar o formato das ações, que aconteceram de forma virtual. Na Espanha, mais de 1.900 voluntários participaram de 20 atividades, entre as quais, corridas solidárias, reflorestamentos, criação de refúgios para a proteção de espécies em risco de extinção, observação e registro de aves, construção de brinquedos para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de pessoas com deficiências intelectuais e idosos, oficinas esportivas, atividades de lazer inclusivo, conta contos com técnica de leitura fácil e acompanhamento para reduzir os efeitos emocionais do confinamento em idosos e dependentes.

Nas demais áreas geográficas estratégicas, os funcionários colaboraram em projetos globais e em outros de caráter local, focados no reflorestamento de espaços naturais, conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente, incentivo à inclusão e ajuda no caso da emergência social, sobretudo no que se refere à alimentação básica necessária, e educação. Participaram de diferentes corridas solidárias que, com a soma dos quilômetros conseguidos entre todos, doaram packs de alimentação para famílias vulneráveis.

Os voluntários da Iberdrola fizeram o videoclipe solidário “Ao teu lado” com o objetivo de valorizar o trabalho das pessoas voluntárias e transmitir o que significa ser voluntário: “Muita energia e entusiasmo para construir juntos o mundo que queremos” (https://www.iberdrola.com/quem-somos/sociedade/voluntariado-corporativo).

No México, os voluntários fabricaram máscaras inclusivas que serão doadas a instituições dedicadas ao trabalho, educação e acompanhamento de pessoas com deficiências auditivas. Também foram realizadas atividades sobre a preservação do meio ambiente e as mudanças climáticas nas escolas do país através da ferramenta educativa Educaclima, além da construção de jardins para colibris e aves em perigo de extinção, assim como um festival de cinema sustentável.

No Brasil, as atividades dos voluntários estiveram relacionadas à limpeza do meio ambiente, à participação em uma gincana solidária para coletar alimentos e material de higiene pessoal que serão doados a diferentes ONGs que trabalham com pessoas sem-teto.

No Reino Unido, os colaboradores participaram de um sorteio ecológico para retirar o plástico desnecessário das casas e da vida das pessoas e conscientizar sobre a importância de cuidar do planeta. Também foram realizadas oficinas de reciclagem para converter os resíduos domésticos comuns de plástico em elementos divertidos para as residências, além da doação de árvores.

Nos EUA, as atividades se concentraram em melhorar as residências de pessoas vulneráveis e em ações destinadas a satisfazer as necessidades básicas de alimentação.


Mais de 6.000 oportunidades de voluntariado para os 365 dias do ano

A iniciativa pertence ao programa de Voluntariado Corporativo da Iberdrola, lançado em 2006, como parte de seu compromisso em prol do engajamento de suas equipes na realidade dos mais desfavorecidos da sociedade para convertê-los em agentes de mudança. Tal propósito está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que a companhia integrou em sua estratégia. Mais concretamente, o programa foca nos objetivos número 7 (energia limpa e acessível), 13 (ação contra a mudança global do clima), 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade) e 10 (redução das desigualdades).

A Iberdrola oferece anualmente a seus funcionários mais de 6.000 oportunidades de voluntariado para mobilizar seu talento, seu tempo e sua energia a fim de contribuir para a melhoria da sociedade.

O programa obteve diferentes reconhecimentos, entre os quais, Innovation Award 2018 (Prêmio à Inovação) na categoria Setor Privado concedido pela rede IMPACT2030 (iniciativa do setor privado e da ONU). Da mesma forma, em 2016, a companhia recebeu uma Menção Especial do Rei da Espanha por ocasião da comemoração da primeira década de seu Programa Internacional. Um ano antes, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional lhe concedeu o reconhecimento à Empresa Solidária.