Notícia

2023-01-30 12:54:00.0

Excedemos 7.500 empregos diretos e 70.000 indiretos nos EUA

  • A empresa está fazendo investimentos em renováveis e redes que atingirão US$ 21,5 bilhões até 2025, incluindo a construção da Vineyard Wind 1 e a integração dos Recursos PNM

A estabilidade regulatória e o compromisso das diferentes administrações com a descarbonização ajudaram a Iberdrola, empresa de eletricidade líder na Europa e uma das quatro maiores do mundo por capitalização de mercado, a fortalecer seu compromisso com os Estados Unidos, principal destino dos investimentos do grupo, com mais de 21.500 milhões de dólares planejados para o período de três anos 2023-2025. O número de funcionários da subsidiária americana do Grupo, AVANGRID, ultrapassa 7.500 e a empresa gera um total de 70.000 empregos no país através de seus investimentos e compras. 

A combinação dos negócios de rede e geração de energia renovável é um dos principais diferenciais da empresa, posicionada para capitalizar plenamente todos os benefícios derivados da transição energética. Nos últimos três anos (2020-2022), a empresa presidida por Ignacio Galán investiu 9 bilhões de dólares nos Estados Unidos, e só em 2021 ultrapassou 3 bilhões de dólares. 

No negócio de redes de transmissão e distribuição, a empresa está investindo na modernização e digitalização para aumentar a qualidade do serviço e a resistência a eventos climáticos extremos e para permitir a integração de mais energia limpa no sistema. É também a terceira maior empresa de energia renovável do país em termos de capacidade instalada e lidera o desenvolvimento da energia eólica offshore, um vetor chave da transição energética, com uma carteira de projetos de mais de 6.000 MW. A capacidade renovável instalada da Iberdrola nos Estados Unidos deve atingir aproximadamente 10.000 MW até 2025, com um crescimento de 70% em uma década.

Atualmente, tem duas das mais importantes iniciativas de energia renovável e rede do país em andamento: a construção do parque eólico offshore Vineyard Wind 1 de 806 MW em águas de Massachusetts e a aquisição da PNM Resources no Novo México e Texas. 

No início de 2022, através de sua subsidiária norte-americana AVANGRID, a Iberdrola recebeu mais de 2.000 MW de capacidade eólica offshore na Costa Leste: os parques eólicos offshore Park City Wind (804 MW) e Commonwealth Wind (1.232 MW) que têm licenças contínuas do Bureau of Ocean Energy Management (BOEM).

O investimento total nestes três projetos poderia exceder US$ 10 bilhões durante a década atual e geraria energia limpa para mais de 1,5 milhões de lares. 

AVANGRID também tem o projeto Kitty Hawk (3.500 MW) nas águas da Carolina do Norte, cuja primeira fase, Kitty Hawk North (800 MW) já iniciou o processo de licenciamento do BOEM.

Em linha com o compromisso do governo americano com o hidrogênio verde, em outubro de 2022, Iberdrola e a empresa americana Sempra Infrastructure anunciaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de projetos de hidrogênio e amônia verdes em larga escala para atender às necessidades de descarbonização da indústria americana.

Líder nos EUA em energia

Em menos de duas décadas, a Iberdrola se tornou um dos maiores grupos do setor elétrico norte-americano, cotado na Bolsa de Nova Iorque desde 2015. 

Sediada em Orange, Connecticut, e com aproximadamente $40 bilhões em ativos, a empresa está presente em 24 estados e administra mais de 9.450 MW de capacidade instalada, incluindo mais de 8.600 MW de energias renováveis (principalmente eólica e solar fotovoltaica), e mais de 130.000 quilômetros de linhas elétricas através de oito distribuidores em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts. A empresa atende a uma população de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos. 

Em 13 de setembro de 2022, Iberdrola e AVANGRID foram convidadas para o evento na Casa Branca para a aprovação da Lei de Redução da Inflação, uma lei histórica de apoio às energias renováveis e à luta contra a mudança climática nos Estados Unidos. 

Iberdrola tem uma carteira de mais de 25.000 MW de projetos renováveis de alta qualidade nos Estados Unidos, representando uma plataforma estável para o crescimento contínuo nos próximos anos à medida que o país cumpre suas metas de descarbonização. 

A AVANGRID continua a fazer progressos significativos nas áreas ambiental, social e de governança (ESG).  Em janeiro deste ano, a AVANGRID foi novamente reconhecida pelo terceiro ano consecutivo pela JUST Capital por seu compromisso com o meio ambiente e com as comunidades que serve, sendo a primeira utilidade no ranking, e o Instituto Ethisphere a incluiu entre as empresas mais éticas do mundo pelo quarto ano consecutivo.

Graças ao compromisso da empresa com a energia renovável, a intensidade de emissões da AVANGRID CO₂ é 6,5 vezes menor do que a média das concessionárias americanas.