Notícia
11.08.2022Iberdrola inicia construção do parque eólico 'offshore' East Anglia Three, de 1.400 MW, no Reino Unido
- A instalação, que entrará em produção em 2026, gerará energia limpa suficiente para abastecer 1,3 milhão de casas no Reino Unido
- O parque fará parte de um macrocomplexo de 3.300 MW, chamado de East Anglia Hub, que envolverá um investimento de 7,7 bilhões de euros
A Iberdrola iniciou a construção no Reino Unido do parque eólico offshore East Anglia Three, que terá uma capacidade de 1.400 megawatts (MW), suficiente para abastecer 1,3 milhão de casas com energia limpa, mais do que as populações de Liverpool e Glasgow juntas.
Esta nova instalação, localizada na costa de Norfolk, perto da área metropolitana de Londres, fará parte do macrocomplexo East Anglia Hub, juntamente com os futuros empreendimentos East Anglia One North e East Anglia Two. Este hub é a maior iniciativa que o grupo Iberdrola possui dessa tecnologia no mundo e envolverá um investimento de 6,5 bilhões de libras (cerca de 7,7 bilhões de euros) para a instalação de 3.000 MW, o que representa 6% da meta de energia eólica offshore de 50 GW estabelecida pelo governo britânico para 2030.
O novo parque eólico se junta ao que a companhia já opera através de sua filial ScottishPower na mesma área, chamado East Anglia One, com 714 MW, capaz de produzir energia renovável para 630.000 casas no Reino Unido.
Os trabalhos de construção dessa instalação, que deverá entrar em operação em 2026, já começaram no local. A fase inicial se concentrará na instalação no município de Suffolk, em colaboração com a Siemens, da subestação terrestre que conectará o parque à rede elétrica da National Grid e na rota de cabos, de responsabilidade da NKT.
O East Anglia Three cobrirá uma área de até 305 quilômetros quadrados e requererá a instalação de mais de cem aerogeradores de nova geração, que terão uma altura de até 247 metros, o equivalente a duas vezes e meio o tamanho do Big Ben (96 metros).
Essa grande infraestrutura elétrica também incluirá quatro subestações offshore, uma plataforma offshore que será o centro das operações e que terá quatro cabos submarinos para exportar a energia produzida pelo parque eólico, localizado a 69 quilômetros da costa.
A construção do hub de East Anglia significará um significativo impulso à cadeia de suprimentos da energia eólica offshore britânica e europeia e criará até 7.000 empregos.
O sétimo parque eólico 'offshore' da empresa no mundo
O East Anglia Three se tornará o sétimo parque eólico offshore da companhia em operação. O grupo já iniciou as operações das instalações de West of Duddon Sands (195 MW) no Mar da Irlanda; Wikinger (350 MW) nas águas alemãs do Mar Báltico; e East Anglia ONE.
A companhia também tem atualmente outras três grandes instalações offshore em construção. Na França, está avançando com a instalação do que será seu primeiro grande parque eólico offshore no país, o Saint-Brieuc, que, com uma capacidade de quase 500 MW e um investimento de 2,5 bilhões de euros, gerará energia limpa suficiente para atender ao consumo de eletricidade de 835.000 pessoas, uma vez que entre em operação em 2023.
Nos Estados Unidos, a Iberdrola está construindo o que será o primeiro parque eólico em escala comercial do país: Vineyard Wind 1 (806 MW), localizado ao largo da costa do estado de Massachusetts, contará com um investimento de cerca de 2,5 bilhões de euros. Esta instalação será capaz de atender às necessidades energéticas de mais de 400.000 residências e evitará a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano.
Na Alemanha, o grupo começou a construir sua segunda grande iniciativa eólica offshore no país, depois de Wikinger. O parque eólico de 476 MW, chamado Baltic Eagle, será capaz de atender à demanda de 475.000 casas e evitar a emissão de quase um milhão de toneladas de CO2 para a atmosfera a cada ano. A empresa também planeja desenvolver um terceiro projeto marítimo nesta área: Windanker (300 MW). Juntas, as três instalações renováveis darão origem ao maior complexo eólico offshore do Mar Báltico, com uma capacidade total instalada de 1.100 MW e um investimento combinado de aproximadamente 3,5 bilhões de euros.
A energia eólica 'offshore': fundamental para o crescimento da Iberdrola
Assim como o grupo Iberdrola foi pioneiro no desenvolvimento da energia eólica onshore há mais de duas décadas, a empresa está agora liderando o desenvolvimento da energia eólica offshore, um dos pilares para o crescimento da empresa, na qual começou seu compromisso há 15 anos.
Dos 7.000 MW de energia eólica atualmente em construção ou garantidos com contratos de longo prazo (PPA), mais de 5.500 MW (78,5%) são projetos offshore. Essa tecnologia já contribuiu com 30% da nova capacidade instalada do grupo no final do primeiro semestre do ano.
Focada em países com metas renováveis ambiciosas, a companhia tem uma carteira de projetos significativa na Alemanha, Japão, Suécia, Irlanda, Polônia, Taiwan e Filipinas, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Nos próximos anos, a Iberdrola investirá cerca de 30 bilhões de euros no mundo inteiro com o objetivo de atingir 12.000 MW de energia eólica offshore em operação em 2030.