Notícia
2025-12-16 11:48:00.0 - 2025-12-16 11:48:00.0 UTC +01:00Iberdrola e Microsoft reforçam sua parceria com dois PPAs de longo prazo de 150 MW e o uso de novas soluções globais de IA
- A Iberdrola continuará utilizando a nuvem Azure e os produtos de dados e inteligência artificial da Microsoft para acelerar a implantação da IA em todo o Grupo.
- Esses PPAs, os primeiros firmados pelas duas companhias na Europa, abrangem os parques eólicos Iglesias (Burgos) e El Escudo (Cantábria), na Espanha, e se somam aos três PPAs já em vigor nos Estados Unidos (Califórnia, Ohio e Washington), totalizando aproximadamente 500 MW.
A Microsoft e a Iberdrola anunciaram hoje uma nova parceria para aprofundar sua colaboração em projetos de energia e inteligência artificial. O acordo surge após o sucesso de iniciativas anteriores e inclui a assinatura de dois contratos de compra e venda de energia de longo prazo na Espanha (PPA, na sigla em inglês), os primeiros celebrados pelas duas empresas na Europa.
O acordo prevê a ampliação do uso da plataforma de computação em nuvem Azure, da Microsoft, bem como a implantação do Microsoft Copilot e de soluções de segurança e conformidade regulatória, com o objetivo de fortalecer as capacidades digitais da Iberdrola e ampliar o uso da inteligência artificial em todo o Grupo.
A Iberdrola já migrou sistemas críticos de diferentes áreas de negócio para a nuvem Azure, demonstrando um sólido compromisso com a inovação e a eficiência operacional de seus processos.
Os dois novos PPAs na Espanha, que somam 150 MW de potência contratada, incluem a compra de energia elétrica do parque eólico Iglesias (Burgos) e do parque El Escudo (Cantábria). Esses contratos permitem à Microsoft avançar em seu objetivo de operar com energia 100% renovável na Europa, em linha com seus compromissos globais.
Além disso, os novos acordos se somam aos três PPAs já existentes firmados entre a Microsoft e a Avangrid, subsidiária norte-americana da Iberdrola, entre 2021 e 2025, que incluem os projetos Powell Creek Solar (Ohio), Camino Solar (Califórnia) e o parque eólico Juniper Canyon (Washington). No total, as empresas contam com contratos de PPA que representam cerca de 500 MW de capacidade instalada nos Estados Unidos e na Europa.
A aliança também avaliará oportunidades de colaboração no fornecimento de energia renovável, no aproveitamento de calor residual na Espanha — como o uso do calor dos data centers em Zaragoza —, em terrenos eletrificados, créditos de carbono e inovações tecnológicas como hidrogênio, armazenamento por baterias e outras soluções, em conjunto com a Iberdrola e suas subsidiárias na Europa, nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália.
“Esta parceria com a Iberdrola é um compromisso firme para acelerar a transição energética e a transformação digital na indústria. Ao combinar a liderança da Iberdrola em energias renováveis com as tecnologias avançadas de nuvem e inteligência artificial da Microsoft, não apenas avançamos em nossos objetivos de sustentabilidade, como também impulsionamos a inovação e a resiliência para nossos clientes e comunidades. Juntos, estamos estabelecendo um novo padrão de como tecnologia e energia podem gerar mudanças positivas em grande escala”, afirma Samer Abu-Ltaif, presidente da Microsoft para a Europa, Oriente Médio e África.
“Esta colaboração acelerará o uso de IA em todo o Grupo Iberdrola para reforçar nossas capacidades digitais de referência e ampliará nosso portfólio de PPAs renováveis com a Microsoft, em consonância com o firme compromisso de ambas as empresas de conciliar o forte crescimento do consumo de eletricidade com a plena descarbonização. Temos o prazer de anunciar hoje a assinatura de nossos dois primeiros PPAs na Europa, expandindo nossa aliança global”, destaca Aitor Moso, diretor do negócio global de Clientes da Iberdrola.