Notícia

2021-10-13 00:00:00.0

Promove soluções que incentivam a convivência das energias renováveis e dos ecossistemas, baseando-se em pesquisas norueguesas e experiências em aeroportos franceses

Iberdrola pinta as pás em parques eólicos e reveste as bases com vinil em forma de olhos para proteger as aves

  • A empresa pinta de preto uma das três pás de vários aerogeradores dos projetos Cavar (Navarra) e Zorreras (Zahara de los Atunes, Cádiz) e coloca padrões visuais em forma de olhos em mais de 60 torres de sete parques eólicos da região de Burgos
  • De acordo com as pesquisas científicas e experiências internacionais, tal iniciativa reduz em 70% o avistamento de aves na zona

 

A Iberdrola continua implantando soluções para promover a convivência entre as instalações de energias renováveis, uma das bases da transição energética, e os ecossistemas onde estão presentes. A Companhia implementou duas iniciativas em vários parques eólicos para melhorar a visibilidade de seus aerogeradores e afugentar a presença de determinadas espécies de aves na área de influência dos projetos. As soluções baseiam-se em estudos realizados pelos centros de pesquisas noruegueses e experiências em aeroportos franceses.    

Uma das iniciativas consistiu em pintar de preto uma das três pás de vários geradores nos parques eólicos de Cavar (111 MW) em Navarra e Zorreras (20 MW) e em Zahara de los Atunes (Cádiz, Andaluzia). O projeto, que será implantado em outras instalações eólicas da Companhia, baseia-se em um estudo publicado pelo Instituto Norueguês de Pesquisas sobre a Natureza, que calcula uma redução de 70% no avistamento de aves após a execução dessa medida. A solução proporciona um maior contraste entre as pás, pois as torna mais visíveis para as aves.

Esses trabalhos de adaptação dos aerogeradores foram realizados a 100 metros de altura, com os aerogeradores já montados e incluem o lixamento das pás, sua limpeza e pintura. Essa atividade é realizada em condições meteorológicas de pouco vento e na ausência de precipitações para garantir a segurança dos profissionais especializados na manutenção e operação dos aerogeradores. Por exemplo, cada pá dos aerogeradores de Cavar tem um comprimento de 65 metros e 14 metros de largura, portanto, pintá-las pode demorar até uma semana.


Mais de 60 torres revestidas com vinil em 7 parques eólicos para impedir que as aves de rapina se aproximem

A segunda das iniciativas é marcar as torres dos moinhos eólicos com dois vinis em forma de olhos que simulam um olhar fixo. Esses círculos concêntricos medem um metro de diâmetro e foram colocados a uma altura entre 3,5 e 4 metros na base dos aerogeradores. Comprovou-se que a disposição dessas figuras pretas na base branca das torres do aerogerador evita a aproximação das aves de rapina.  

Essa solução foi implementada em sete parques eólicos da região de Burgos, sendo colocado vinil em mais de 60 de aerogeradores distribuídos entre os parques de Ballestas-Casetona, Cotera, Páramo Vega, Urbel del Castillo, Valdeporres, Viñas e Fuente Blanca. O projeto não representa nenhuma modificação na estrutura dos aerogeradores, nos sistemas de funcionamento ou na produção elétrica dos parques.

A previsão é instalar essas figuras de vinil em outros seis parques eólicos na província de Burgos, estando em análise a instalação em outros locais.
Esse método foi testado no aeroporto Lourdes-Tarbes-Pyrénnés, sudoeste da França, e demonstrou ser o mais eficiente para afugentar pássaros, pois reduziu em 65% o número de aves de rapina observadas nas áreas do aeroporto onde foram colocados os desenhos de vinil.


Energia competitiva e equilíbrio ambiental

A Iberdrola integrou plenamente a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas em sua estratégia, demonstrando que é possível combinar de forma eficaz o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio do meio ambiente.

A Companhia prevê alcançar ‘a perda líquida nula’ de biodiversidade em 2030, apostando no impacto líquido positivo nos novos desenvolvimentos de infraestruturas. Nesse sentido, a Iberdrola realizou mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade nos últimos três anos, combinando a instalação de projetos de energia renovável com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidando da flora, da fauna e do patrimônio natural.

Entre outras iniciativas para atingir metas sustentáveis está o reflorestamento promovido pelo Programa Árvores, que prevê que a Iberdrola plante 20 milhões de árvores até o final da década, o que permitirá capturar aproximadamente seis milhões de toneladas de CO2.

Acesso a informação legal