Notícia

2023-11-16 15:42:00.0

Iberdrola reúne quase 100 executivos de empresas internacionais e premia o valor agregado na transição energética

  • A companhia energética comemora seus Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano 2023 para reconhecer o papel fundamental de cada um deles. 
  • A Iberdrola destina 17 bilhões de euros em suas compras relacionadas a equipamentos, materiais, obras e serviços.
  • Ignacio Galán destacou o valor de todos os fornecedores, aliados na industrialização verde. 

A Iberdrola reuniu hoje em Madri cerca de 100 executivos de empresas internacionais para a entrega dos seus Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano 2023, um reconhecimento que destaca seu papel fundamental na geração de emprego, riqueza e transição energética.

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, afirmou que "esses prêmios não se referem apenas à eficiência econômica ou à agilidade nas operações, mas também à contribuição para um modelo econômico mais verde, mais justo e mais sustentável que gere oportunidades para todos. Somos uma empresa com valores que quer ao seu lado as empresas que compartilham nossa visão".

O presidente executivo incentivou todos os presentes no evento, que ele descreveu como "aliados da industrialização verde", a continuar crescendo ao lado da empresa, gerando valor tangível em todo o mundo. "Estamos apenas no início de uma verdadeira revolução que deve garantir a autonomia energética e a descarbonização", assegurou.

Nesta edição, os prêmios foram concedidos a seis empresas que se destacam por seu compromisso com a inovação, igualdade, qualidade, sustentabilidade e criação de empregos, entre outros, que contribuem para uma economia descarbonizada, com base em seus investimentos em energias renováveis e redes de distribuição cada vez mais inteligentes, projetos de armazenamento em grande escala e seu compromisso com soluções inovadoras para seus clientes.

A Iberdrola segue uma estratégia de desenvolvimento de fornecedores locais para suas compras estratégicas, criando empregos diretos e indiretos e mantendo um tecido industrial forte nos países em que atua. No total, os empregos indiretos gerados por seu volume de compras em 2022 foram de aproximadamente 400.000 postos de trabalho

Em 2022, a Iberdrola realizou compras relacionadas com equipamentos, materiais, obras e serviços por mais de 17 bilhões de euros de mais de 20.000 fornecedores. Mais de 87% destas compras foram feitas de fornecedores locais. Esse número mostra que a empresa é uma força motriz nas economias em que opera. 

Em 2023, nos primeiros 10 meses, esse volume faturado para fornecedores na Espanha já soma mais de 10 milhões de euros. De acordo com as perspectivas para 2023-2025, os investimentos do grupo ultrapassarão os 47 bilhões de euros em três anos. Até 2030, as atividades da Iberdrola apoiarão mais de 500.000 postos de trabalho em todo o mundo ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Desse número, mais de 85.000 empregos serão na Espanha. 

A Iberdrola estabelece alianças estáveis com seus fornecedores, com vocação para o futuro. Como prova desse compromisso, a cada dois anos, a empresa energética realiza uma pesquisa de Satisfação Global de Fornecedores. Na última edição, realizada em 2022, obteve 8,36 pontos em um total de 10. 

O Prêmio Fornecedor do Ano foi concedido à empresa brasileira ITB Equipamentos Elétricos. A companhia, que já recebeu o Prêmio Diversidade e Igualdade na edição de 2018, fabrica transformadores de distribuição para a Neoenergia e a Avangrid, e se destacou por resolver os problemas de falta de capacidade local. Nos últimos quatro anos (2020-2023), a Iberdrola realizou compras com a ITB por mais de 90 milhões de euros.

O prêmio na categoria Recuperação Econômica e Criação de Emprego foi concedido à aliança Navantia - Windar em reconhecimento à conversão do estaleiro FENE graças ao acordo de colaboração com a Iberdrola e pela geração de aproximadamente 400 novos empregos. Nos últimos anos, a joint venture faturou para a Iberdrola mais de 400 milhões de euros, com pedidos de cerca de 160 monoestacas para os diferentes parques eólicos offshore que a empresa energética está desenvolvendo em diferentes partes do mundo. Um de seus últimos feitos foi a entrega da última jaqueta (jacket) para o parque eólico de Saint Brieuc. Ambas as empresas foram avaliadas pela Iberdrola em edições anteriores. No caso da Navantia, recebeu o prêmio de Melhor Fornecedor de Equipamentos a nível global em 2016; enquanto a Windar foi reconhecida na categoria Geração de Emprego nos Prêmios aos Fornecedores Espanha 2019. 

Na categoria Transição Energética, a vencedora foi a escocesa I&H Brown, uma empresa familiar de engenharia civil que passou do trabalho com carvão para projetos eólicos, baterias e redes. Nos últimos quatro anos, recebeu 39 milhões de euros em pedidos da Iberdrola. 

Na categoria Sustentabilidade, a Iberdrola reconheceu o trabalho da portuguesa Conduril Engenharia, depois de construir com sucesso a barragem do Alto Támega e obter uma boa pontuação ESG, especialmente na área ambiental, no modelo de avaliação da Iberdrola, projetado para avaliar o posicionamento e o desempenho dos fornecedores em torno dos três eixos fundamentais da sustentabilidade: ambiental, social e governança. Nos últimos quatro anos (2020-2023), faturou 120 milhões da Iberdrola. 

O prêmio de Diversidade e Igualdade foi concedido à norte-americana WECS Renewables por ser uma Woman-owned company, nomenclatura governamental que reconhece que pelo menos 51% da empresa é gerenciada, controlada e dirigida por mulheres, e por contribuir para o objetivo da subsidiária da Iberdrola no país, o Supply Chain Diversity, um programa que aumenta as compras de fornecedores formados por grupos diversos. A WECS é fornecedora de peças de reposição e manutenção para o negócio eólico da Avangrid e faturou 11 milhões para a Iberdrola nos últimos quatro anos. 

Na seção Empreendedorismo, a vencedora foi a brasileira Voltbras, uma start-up que se destaca por sua solução digital para a interoperabilidade de pontos de recarga de veículos elétricos. Para a Iberdrola Brasil, colaborou no desenvolvimento da plataforma de recarga NEO para clientes e no projeto pioneiro Corredor Verde (Natal a Salvador). O Perseo, o programa de start-ups da Iberdrola, conta com uma participação minoritária na empresa.

Estratégia sustentável

A Iberdrola foi a primeira empresa do mundo a obter a certificação ISO 20400 de Compras Sustentáveis da AENOR, um modelo de compras alinhado com a transição energética e comprometido com a criação de valor. 

91,5% das compras realizadas em 2022 foram feitas de fornecedores sujeitos a políticas e normas de desenvolvimento sustentável. Todos os fornecedores da Iberdrola aderem a um Código de Ética que inclui princípios de conduta e cláusulas de respeito aos direitos humanos, diversidade e igualdade, saúde e segurança no trabalho, medidas antifraude e corrupção e respeito ao meio ambiente, entre outros.

Compromisso com a inovação

A empresa pratica um modelo de gestão de P&D+I no qual se destaca a participação de fornecedores de tecnologia, universidades e instituições, o que a levou a se tornar líder mundial e referência na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I). 

Seu Programa de Inovação com Fornecedores se concentra em facilitar o acesso a mecanismos de financiamento, promover a criação conjunta de empresas e incentivar compras inovadoras de pequenas e médicas empresas (PME).

Durante 2022, a Iberdrola destinou 363 milhões de euros para atividades de P&D+I, 7% a mais do que em 2021.